A importância do protetor bucal no MMA

O protetor bucal utilizado pelos lutadores de MMA e de outras modalidades esportivas tem como objetivo prevenir lesões na arcada dentária e até na caixa craniana, além de ajudar os lutadores a respirarem melhor e a se manterem concentrados no combate.

O atleta de alto rendimento precisa estar totalmente focado na luta. O protetor quando não é feito pelo dentista tende a soltar, isso deixa o atleta preocupado em prendê-lo na boca, tirando a sua concentração, além de atrapalhar na fala e na respiração. O equipamento feito pelo dentista é sob medida, tornando-se um item primordial.

dvi_Blog_18-09-14_01

Um protetor mal encaixado na arcada dentária pode causar desconfortos ao lutador, como atrapalhar na respiração e na concentração, vale acrescentar que um protetor mal encaixado não previne as lesões tão bem quanto um completamente adaptado.

Quando os lutadores não utilizam protetores bucais adequadamente, impactos dirigidos axialmente contra o queixo podem levar a uma absorção de energia pela cabeça da mandíbula ou pela sínfise mandibular, que podem gerar fraturas ou luxações da mandíbula ou da ATM, sem contar fraturas coronárias ou corono-radiculares. O envolvimento cerebral nesses casos deve sempre ser considerado. Um protetor mal adaptado, que fica caindo na boca, pode ser facilmente engolido, ocasionado sérios problemas ou a interrupção constante da luta, no caso do protetor cair frequentemente no chão.

O uso do protetor personalizado diminui enormemente o impacto no cérebro e lesões na ATM (Articulação Têmporo Mandibular), lesão essa que é responsável pelo atleta “apagar” na luta, portanto, diminui as chances de nocaute.

Via entrevista com Diego D’nino

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário