O Cirurgião Dentista e a Toxina Botulínica – A nova face da Odontologia

A Odontologia moderna a cada dia incrementa seu arsenal terapêutico nos tratamentos Odontológicos. A vedete dos tratamentos orofuncionais atualmente é a toxina botulínica comumente conhecida pelas suas marcas comerciais (Botox, Prosigne, Xeomin, Dysport, entre outras). A função da toxina botulínica quando aplicada no músculo é de paralisar a placa motora, por conseguinte relaxar a musculatura como um todo. Seu mecanismo de ação é a inibição da liberação da acetilcolina que é o neurotransmissor liberado pela ação do impulso nervoso na junção neuromuscular, diminuindo assim a contração da musculatura. Sua ação é transitória e tem sua durabilidade entre 3 a 6 meses. Esse efeito permite o tratamento de inúmeras intercorrências clínicas, como por exemplo: distúrbios da ATM, hipertonias musculares (trismos), desequilíbrio de forças facial, enxaquecas, sorrisos gengivais, correções funcionais de hemiparalisias são, dentre outras, disfunções que podem se beneficiar dos efeitos da toxina botulínica.

toxina-botulinica

A nova face da Odontologia, permite hoje, que o CD quando bem capacitado na utilização dessa tecnologia proporcione um tratamento integrado e mais completo para seus pacientes. O conhecimento anatômico funcional da face credencia o CD a trabalhar com essa tecnologia que está na vanguarda dos tratamentos odontológicos. É importante frisar que a toxina botulínica é muito utilizada em tratamentos puramente estéticos em algumas especialidades médicas, e que, a visão da Odontologia é estritamente funcional, no qual o CD diagnostica e atua no equilíbrio de forças faciais harmonizando a face e consequentemente tratando o problema. Angelo Ruffini, histologista, em meados de 1925 perpertuou o conceito de anatomia funcional descrevendo que a “A forma é a imagem plástica da função”, assim com a melhora funcional invariavelmente conseguimos uma melhora estética.

Hermes Pretel é Mestre e Doutor em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, e Professor do Grupo REO – Reabilitação Orofuncional ( Toxina Botulínica, Preenchimento facial e Fototerapia). hpretel@uol.com.br

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário