Blog

HomeInstitucionalCoaching: uma arma quase mortal para o dentista

Coaching: uma arma quase mortal para o dentista

Tenho realizado Coaching com colegas de todo o Brasil por meio de vídeos conferências (Internet). Com esses processos tenho conseguido ajudar colegas a alavancar seus resultados tanto pessoais como os seus consultórios.

Mas afinal o que é isso?

Recebo e-mails quase que diariamente com essa dúvida e é muito interessante como ainda há tamanha confusão com o que é realmente coaching e como ele pode ajudar profissionais de odontologia a melhorar seus resultados.

Então para você começar a entender, posso lhe dizer que Coaching é um processo que visa produzir mudanças positivas e duradouras e foca nos resultados, nos objetivos do cliente, sendo o cliente um elemento chave e que participa ativamente deste processo.

O termo “Coaching” é traduzido hoje em dia como treinamento. O processo possui sempre foco no futuro; não é terapia, nem auto-ajuda. Parte sempre da premissa que você sabe mais do que acha que sabe e possuí recursos subaproveitados que podem, com treinamento, aumentar seus resultados.

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um treinador (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida, tanto pessoal como profissional.

O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches, ou seja , o Coach é um condutor.

Então podemos dizer que basicamente o trabalho do Coach é conduzir o cliente a um lugar que ele quer chegar. Veja um exemplo prático: você não entra em um taxi e fala para o taxista: “Ei senhor bom dia, me leve onde você acha que é melhor para mim”. Você tem que dar uma direção para ele e ai sim ele irá te conduzir até lá. Fazendo uma analogia, essa é a principal função de um Coach: Conduzir você a seus objetivos.

O trabalho de coaching vai se iniciar na criação de uma meta desejada pelo cliente e em conjunto com ele, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido. A função de um processo de coaching é ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho em um espaço de tempo muito mais curto.

No Programa de Coaching para dentistas tenho contribuído com colegas de todo o Brasil a criar objetivos viáveis e realizáveis, usando metas claras para criar objetivos mensuráveis. Durante o processo diversas questões são levantadas e o que temos observado e uma elevação na performance do Cirurgião Dentista em diversas áreas, tanto no campo pessoal como profissional. E aqui não estamos falando de competências técnicas que com certeza são inerentes a todos os profissionais de odontologia, tais como fazer restaurações estéticas, tratamentos ortodônticos, cirurgias etc (cada um em sua especialidade logicamente!), estamos falando de competências que não são ensinadas em nossas faculdades, como liderança, comunicação, proatividade, etc

Mas por que Coaching?

O processo de coaching cria um poderosíssimo ajuste de habilidades que nos permite entrar em ação para realizar nossos sonhos. É importante compreender que um coach contribui para que seu cliente assuma responsabilidade pelos resultados, foca no desenvolvimento dos estados emocionais, desenvolve a autoconfiança, desperta o poder interior, amplia as opções de decisão, elimina bloqueios e proporciona autoreabilitação e felicidade.

Pesquisas indicam que 80% das pessoas que investiram em coaching tiveram uma mudança positiva em suas vidas, como aumento da autoestima, melhoras nos relacionamentos e nas habilidades pessoais. 82,7% se disseram muito satisfeitos com a experiência e 96,2% disseram que repetiriam a experiência.

E quem é o Coach?

Ele é o profissional que, num processo de coaching, conduz o cliente também chamado de Coachee a obtenção de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, nas mais variadas categorias destas dimensões, com métodos e técnicas específicas para cada situação e que foram comprovados cientificamente por centenas de pesquisas de Universidades como Harvard.

Como Funciona?

O processo de Coaching pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado do seu comportamento frente a variados aspectos da sua vida. Ele envolve o diálogo entre o coach e seu cliente, que tem como objetivo levá-lo a encontrar mais satisfação em sua vida.

O Coaching é ideal, quando você estiver interessado e disposto a olhar para si mesmo, para a sua realidade atual e focar seu desempenho, porque possibilita que você descubra seu potencial e direcione seus recursos para o que realmente importa para você, mas todo o processo depende de você primordialmente.

Como é feito o Coaching?

O processo todo funciona como uma parceria bem estabelecida onde Coach e o cliente (Coachee) participam de um processo estimulante e criativo que tende a inspirar e maximizar o potencial pessoal e profissional do cliente. É um processo sistematizado onde o profissional acompanhará e estimulará seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas. Acontece em reuniões presenciais ou por vídeo conferência para reflexão, decisão, planejamento, ação e acompanhamento. Por ser um processo rápido, já na primeira reunião inicia-se a implementação de novas atitudes. Nosso processo se baseia na premissa do Foco, Ação, Resultado e Melhoria continua (FARM).

Quem participa do Coaching?

Nos processos de Personal Coach, ele ocorre com uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) e busca a evolução, mudança de comportamento, prosperidade, controle financeiro, desenvolvimento de competências, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo, ou seja, nesta modalidade de Coaching o foco é o indivíduo e o tudo o que ele precisa para ter uma existência mais plena e gratificante.

Em processos de Executive Coaching ou Coaching de Negócios os clientes são as empresas, por isso essa modalidade de coaching poderá ser praticada tanto individualmente em lideres, altas gerências, executivos e também em equipes buscando aumentar os resultados para a organização, ou seja, nesta modalidade de Coaching o foco é a Organização e a elevação da performance e mudanças comportamentais no contexto organizacional.
Como funciona?

Os procedimentos são (sempre) identificar seu cenário atual e o seu cenário desejado. Lembrando, novamente, que por ser este um cenário pessoal, as necessidades podem variar de indivíduo para indivíduo.

Sequencia de um processo de Coaching

• Análise da situação atual
• Desenvolvimento de estratégias para obtenção de resultados
• Acompanhamento

Mas esse negócio funciona?

Sim e bastante! Pesquisas feitas com quem já passou pelo processo mostram que 96,2% dos entrevistados repetiriam a experiência! Em grandes universidades como Harvard, Stanford e Columbia, os programas de Coaching cresceram 37%. No mundo, 55% das empresas já utilizam o processo. No Brasil, é um mercado que expandiu mais de 300%, nos últimos e continua crescendo de forma vertiginosa.

Como fazer Coaching?

Atualmente você poderá encontrar Coaches especializados em determinadas áreas como carreira, liderança, negócios e também nas áreas pessoais. O mais importante é conhecer a formação deste profissional, ver seu histórico de clientes e se o seu foco está voltado para a sua necessidade. Procure informações na internet e principalmente descubra se o profissional tem um portfolio de atendimentos que sejam condizentes com sua necessidade.

Você pode optar por um processo presencial ou online, porém o mais importante é você se sentir a vontade e confiar plenamente no profissional que irá lhe atender, por isso insisto, busque referências. Infelizmente o mercado vem crescendo e muitos profissionais com pouca habilitação tem se auto intitulado Coach, e trazendo mais problemas do que soluções para seus clientes.

Quando procurar um Coach?

Se você sente necessidade de crescer, acha que sua carreira ou vida pessoal está estagnada, não esta conseguindo criar objetivos e principalmente fazer com que eles se realizem, um processo de Coaching pode lhe ajudar enormemente.
Utilizando as ferramentas corretas um bom Coach pode elevar tremendamente a vida pessoal e profissional de seu coachee, levando ele a um patamar de sucesso em um espaço de tempo muito menor. Logo, podemos dizer que um bom processo de Coaching é uma arma quase mortal para alavancar você, pense nisso!

Sobre o Autor

Marcos Rocha Coaching
Marcos Rocha é Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia (FOUSP) , Pós graduado em Administração de Empresas (FAAP), Professor Universitário, Consultor em Gestão e Marketing e Coach com diversas certificações Nacionais e Internacionais pela Sociedade Brasileira de Coaching, pelo BCI – Behavioral Coaching Institute e ICC – International Coaching Council.
Autor do Blog Marketing em Odontologia (www.marketingemodontologia.com.br)
Co-Autor do Livro “Segredos do Sucesso Pessoal” – Editora Ser Mais.
Criador do 1º Programa de Coaching para Dentistas do Brasil.
Coordenador do Curso de Coaching para Dentistas do INEPO – SP
Contato: marcosrochacoach@gmail.com

Curso Presencial de Coaching Para Dentistas

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe um comentário

×