Blog

HomeSaúdeA Osteoporose e a saúde bucal

A Osteoporose e a saúde bucal

Existem medicamentos que causam problemas de cicatrização após a cirurgia de implante dentário, além de aftas e desgaste do esmalte.

A Osteoporose é uma doença mais comum em mulheres acima dos 45 anos. Ela se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, que acontece por questões hormonais.

É melhor que seja diagnosticada o quanto antes, dependendo do grau da doença, essa redução da densidade óssea, pode afetar diversas partes do corpo, inclusive os ossos maxilares. O problema, é que alguns remédios utilizados para combater a osteoporose podem causar problemas à saúde bucal.

É preciso ter muito cuidado ao associar a osteoporose à saúde bucal, a doença sozinha não é capaz de causar grandes problemas na boca, mesmo porque, até que a boca seja atingida, outras partes do corpo já estarão numa situação bem ruim.

Como se alertar?

O Alendronato de Sódio, ou qualquer outro medicamento que seja da família dos bifosfonatos, que é bastante recomendado para mulheres que estão na menopausa e sofrendo com essa doença, podem causar esses danos à saúde bucal.

A medicação deixa os tecidos fibrosos do interior dos ossos com pouca ou nenhuma irrigação sanguínea. A irrigação sanguínea é fundamental para que as células possam chegar à superfície do osso, ligando-o ao material do implante.

Os bifosfonatos também podem ser tóxicos para os tecidos moles, causando feridas ou aftas na cavidade oral e no esôfago, além disso, também podem causar irritação e ardência do estômago.

É importante comunicar o uso desse medicamento sempre que for necessário qualquer procedimento cirúrgico que inclua intervenções ósseas.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe um comentário

×