Evite alguns hábitos que deixam os dentes mais sensíveis

A dentina é a camada que possui prolongamentos do nervo e provoca dores quando fica desprotegida.

A sensibilidade dos dentes pode ficar ainda mais forte com alguns maus hábitos, que vão além de comer alimentos muito quentes ou frios. Os dentes ficam mais sensíveis quando esmalte do dente está desgastado e deixa a dentina exposta.

Que saber quais são os hábitos ruins que colaboram para o desgaste da dentina?

Escovação exagerada: Além de causar recessão da gengiva, a escovação muito forte provoca desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida. Para evitar o problema, é preciso escovar os dentes com movimentos suaves e curtos.

Recessão gengival: Mastigação errada e escovação com muita força podem contribuir para a retração da gengiva, que deixa a parte do dente que cobre os nervos – a dentina – exposta. Uma vez retraída, a gengiva não volta mais à posição original.

Dentes lascados: Evite abrir garrafas ou embalagens com a boca. O dente não deve ser usado como ferramenta.
Bruxismo: O hábito de apertar e ranger demais os dentes, provoca desgaste e perda do esmalte. Uma das maiores causas do bruxismo é o estresse, mas é possível evitar os danos que ele provoca nos dentes usando um protetor bucal especial, indicado por um dentista.

Enxaguante bucal: os enxaguantes bucais com pH ácido podem contribuir para agravar a sensibilidade dos dentes. Ele deve ser prescrito pelo dentista e usado com cautela. O que realmente limpa os dentes e as mucosas é o atrito das cerdas da escova e o fio dental.

Alimentos ácidos: Refrigerantes, frutas cítricas, vinagre e outros alimentos ácidos podem agravar a sensibilidade. O atrito da escova com a superfície atacada pelo ácido causa ainda mais sensibilidade.
Clareamento dental: Os tratamentos para deixar os dentes mais claros só são perigosos se feitos sem acompanhamento profissional.

Alimentos muito frios ou quentes: O simples ato de morder ou mastigar um alimento muito frio ou quente provoca alterações repentinas na polpa (nervo), o que causa irritação e dor. É preciso tratar a sensibilidade com um odontologista, que indicará o uso de produtos especiais, como flúor em gel e pasta para dentes sensíveis.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário