COMO CUIDAR DE SUA ESCOVA DE DENTES APÓS O USO

Uma pergunta simples: onde você guarda sua escova de dentes? No armário, em um copo sobre a pia do banheiro, dentro de um estojo que protege as cerdas ou jogada no fundo da bolsa? Acredita que nenhum desses lugares é adequado!?

Deixar a escova de dentes descoberta em recipientes sobre a pia do banheiro deixa a mesma exposta a contaminantes e esta pode ser infectada por coliformes fecais. Já os estojos para proteger as cerdas, encontrados no comércio especializado, favorecem o desenvolvimento microbiano por apresentarem umidade, calor e resíduos e não devem ser utilizados no dia-a-dia. Apenas são úteis quando guardamos as escovas na bolsa ou na mala, por exemplo, evitando seu contato com objetos, dinheiro, etc.

Interessantemente, armazenar escovas nos armários do banheiro ou em gavetas também não é uma boa prática, tendo em vista que ambientes úmidos e abafados favorecem o desenvolvimento microbiano.
A opção mais racional é promover a desinfecção das escovas após seu uso e, após esse procedimento armazená-las no armário do banheiro.

Diariamente, após cada escovação, lavar a escova, remover o excesso de água (por meio de batidas da escova na borda da pia do banheiro, sem usar toalhas de banho ou rosto) e borrifar um anti-séptico bucal acondicionado em frasco spray em todas direções da cabeça da escova, particularmente nas cerdas. Em seguida a escova pode ser guardada no armário. Antes da próxima escovação, a escova deve ser lavada em água corrente.

escova de dentes dvi

escova de dentes dvi radiologia

Por Dra. Letícia Andreotti Bignardi. Graduada pela USP Ribeirão Preto. Realizou seu mestrado em Odontopediatria e capacitação no atendimento a pacientes com necessidades especiais pela USP Ribeirão Preto. Especialização em odontopediatria pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário