Blog

HomeDicasSeis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Todos os dentistas batem na tecla de que uma escovação bem feita é fundamental para uma saúde bucal, porem apenas uma pequena parcela da população realmente faz uma boa escovação de acordo com o recomendado.
Para sinalizar os erros mais recorrentes vamos listar os seis erros que devemos evitar ao escovar os dentes.
1. Escovar os dentes logo após a refeição.
O hábito de escovar os dentes imediatamente após uma refeição seja ela o almoço/jantar ou uma fruta pode não ser indicado, por conta da acidez presente na boca. Nesse caso recomendamos que faça um bochecho com água antes, para diminuir a acidez facilitando a limpeza correta e protegendo o esmalte dos dentes.
Outro ponto a se prestar atenção está na escovação dos pequenos, os cremes dentais para crianças têm componentes que fortalecem e atendem as necessidades dos dentes dos pequenos, os de adultos contém componentes que podem agredir a saúde bucal infantil.
2. A velocidade da escovação.
“A pressa é inimiga da perfeição” esse ditado vale e muito para higiene bucal, aquela escovadinha rápida que foi para dizer que não escovou os dentes não adianta de nada, uma escovação que realmente faça a diferença leva aproximadamente 2 minutos. Outro ponto é lembrar que hábitos como os de higiene bucal e pessoal são exemplos para seus filhos, então se você tem o hábito de escovar rapidinho os dentes vale a pena tirar 2 minutos para fazer uma boa escovação junto com seus filhos e passar o exemplo de boa higiene bucal e adotar o hábito saudável
3. A falta de atenção com todos os dentes
Sabe aquela animação com que você começar a escovar os dentes? Então ela tem que continuar até o fim, o mesmo vale para o fio dental, ele tem que ser usado em todos os dentes. Dividir a escovação é uma boa opção para dar atenção a todos os dentes. Com as crianças o ideal é escovar os dentes duas vezes ao dia e antes de ir para a cama, tente escovar de forma suave e dar atenção aos dentes molares.
4. Força demais na escovação.
Escovar com força não vai tirar as manchas dos dentes, vai apenas desgastar o esmalte dos seus dentes. Para retirar as manchas o ideal é fazer movimentos circulares, o esmalte é quem protege o dente das bactérias, se você tem problemas em controlar a força o mais indicado é adotar escovas elétricas.
5. Não enxaguar a boca
Assim que finalizar a escovação enxaguar a boca é um ponto muito importante, pois limpa completamente a boca, retirando os resíduos que podem ajudar na formação de caries e placas bacterianas. Então lembre se de enxaguar a boca com bastante água limpa e fria.

6. Escova de dente ruim
Fazer uma boa escovação com uma escova ruim, não faz efeito. A conservação da escova faz parte da higiene bucal, manter ela limpa é parte fundamental para manter sua boca saudável. A vida útil da escova também é importante, e em alguns casos vale a pena investir um pouco mais em uma escova que ofereça mais benefícios. Para as crianças as escovas são mais chamativas para criar uma simpatia, para que a criança se sinta convidada a escovar os dentes.
Fonte: Pais e Filhos

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe um comentário

×