Blog

HomeDicasComo o cuidado com a saúde bucal é essencial para o crescimento do bebê

Como o cuidado com a saúde bucal é essencial para o crescimento do bebê

É importante que, desde cedo, os pais incentivem seus filhos a irem ao dentista e se preocupem com a higiene bucal das crianças.
Talvez você não saiba, mas o cuidado com a higiene bucal do seu bebê deve começar antes mesmo dos dentinhos dele começarem a nascer. Além, é claro, da importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança – já que é nessa etapa que ele tem o primeiro contato com a mordida e aprende a avançar e retrair a mandíbula com a sucção.
Enquanto ele ainda é um recém-nascido, os pais devem fazer a higiene bucal com gaze umedecida, a fim de que os resíduos lácteos sejam retirados e, com o nascimento dos primeiros dentinhos, ela pode ser substituída por uma dedeira. A partir dos 18 meses, já é hora de introduzir a criança à escova dental, mas sem nenhum creme dental, já que ele só deve ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos.
Outra questão muito recorrente, especialmente se não houverem os cuidados necessários, é com relação à cárie. Ela é transmissível e um simples sopro na comida da criança pode fazer com que a bactéria chegue ao seu filho. A cárie também pode ser transmitida pela mamadeira e dependendo do nível de desenvolvimento, pode determinar perda de peso e problemas com a altura.
É muito importante que os pais se preocupem em levar a criança ao dentista e se certificar de que isso aconteça antes que qualquer problema com a higiene bucal apareça. Isso porque a criança precisa compreender, desde cedo, que não precisa ter qualquer medo ou receio de visitas periódicas ao dentista. A primeira visita deve acontecer por volta dos seis meses de idade do bebê, etapa em que o primeiro dentinho aparece.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe um comentário

×