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Fotografia na Odontologia: mais do que um luxo, uma ferramenta de diagnóstico, comunicação e documentação

“Uma imagem vale mais que mil palavras”

O antigo provérbio chinês existe muito antes de qualquer tentativa de se produzir uma fotografia. Refletindo sobre a quantidade de informações contidas em uma imagem, é impossível comunicar, através das palavras, tudo o que se pode ver. E é isto que um Cirurgião Dentista faz quando não utiliza um equipamento fotográfico como ferramenta de trabalho. Uma gengiva sangrante ou uma cavidade preta e suja no segundo molar superior, não passam de meros nomes como “gengivite” e “cárie”, os quais os pacientes não sabem o que significam.

A rotina de uma clínica odontológica depende muito da comunicação. É fundamental que o cirurgião dentista visualize tudo com riqueza nos detalhes para que ele tenha um bom diagnóstico. É importantíssimo documentar a condição inicial que o paciente se encontrava ao procurar tratamento e poder passar todos os dados para a equipe, como protético, auxiliar e colegas. É indispensável que o paciente veja os problemas que ele tem com clareza para que ele acredite na palavra do Dentista e confie em seu tratamento.

É interessantíssimo mostrar para o paciente os resultados obtidos com o tratamento dele. Estamos na era da comunicação. Não existe mais aquele paciente desinformado, porém sua informação é leiga e proveniente de buscas na internet, muitas vezes não confiável. O dentista é o responsável por prover informação correta a cada paciente. A imagem abaixo representa uma trinca no dente 16 e uma cárie no 15, ambos diagnosticados após o início do tratamento. Como comunicar mudanças no orçamento sem causar desconfiança?

Fotografia odontológica

Foto: Reprodução

Se o objetivo como cirurgiões dentistas é ter sucesso e uma vida digna, é preciso pensar em vender mais e vender bem. O paciente procura um dentista a partir de uma necessidade que ele acredita ter. Ou ele está com dor, ou ele tem uma sensibilidade a alguns estímulos, um odor desagradável, a estética insatisfatória, entre outros. O motivo dele ter escolhido o seu consultório pode ser pela localização, por uma indicação de amigo ou o resultado de uma divulgação da sua marca.

Ao entrar na sua clínica, o paciente está medindo tudo o que acontece ao redor dele e avaliando cada segundo do primeiro atendimento que você está fazendo. Ele já tomou a decisão de estar lá, mas agora ele está te dando a oportunidade de falar. Este momento é fundamental no processo decisivo de compra. Um dos pontos mais importantes antes da decisão é o valor percebido pelo consumidor. O seu preço está acima ou abaixo do preço que o paciente espera pagar pelo tratamento? Se está acima, ele não vai fazer, se estiver muito abaixo, ele pode ficar desconfiado. O ideal é que esteja próximo. Mas se você quer ganhar mais, como fazer com que o paciente perceba mais valor em você?

A primeira consulta é a melhor oportunidade de aumentar o valor percebido. Simpatia, atenção, simplicidade e conhecimento são características capazes de aumentar seu valor como profissional. Este é o primeiro momento em que a fotografia vai te ajudar. Ao demonstrar para o paciente os problemas que ele tem, facilmente ele irá entender e ter a sensação de que você sabe o que está falando. Sem contar que ele geralmente procura por uma necessidade só, porém, você acaba detectando e mostrando para ele outros problemas que irão apresentar sintomas em breve. Você acabou de criar mais necessidade do paciente tratar os dentes.

No final da primeira consulta, existe a oportunidade de mostrar resultados antes e depois, que apesar da sua divulgação ser proibida pelo Conselho Federal de Odontologia, nada impede que você o faça dentro do seu consultório, pessoalmente com o paciente. Imagens antes e depois como abaixo causam muito impacto e ajudam a aumentar o valor
percebido.

Foto: Reprodução

Deixando de lado o marketing, o Cirurgião Dentista, como profissional liberal também deve ficar atento a questão jurídica. Todo profissional, principalmente os que realizam procedimentos de risco em outras pessoas, precisam ter contrato assinado com o paciente, demonstrando o seu consentimento com o tratamento. Ademais, é imprescindível executar procedimentos “lex artis” e documentá-los através de um diário de atendimento escrito e assinado para garantir proteção. Entretanto, nada registra mais detalhes do que uma fotografia digital. As imagens digitais são levadas em consideração no Tribunal e se você, como profissional, for interrogado, as fotografias que você tirou dos procedimentos conterão informações indispensáveis e te ajudarão a contar a verdade.

É possível que você já esteja convencido de que a câmara digital é uma ferramenta de trabalho e não um luxo. Então surge a dúvida mais frequente: posso utilizar a minha máquina digital de viagem para fotografar meus casos?

Foto: Reprodução

Infelizmente não, por três motivos. A câmara digital amadora distorce as imagens, não focaliza todos os dentes e não tem iluminação adequada para fazer foto de boca. Felizmente, o equipamento fotográfico básico (imagem acima) faz toda a documentação necessária para o dia-a-dia de consultório. Muitos ficarão barrados no custo de um equipamento deste, porém, se levarmos em consideração que ele dura aproximadamente dez anos em uso odontológico, o custo não passa de 50 reais por mês.

A câmera fotográfica digital é um instrumento que já conquistou todos os cirurgiões dentistas formadores de opinião. A fotografia fala a verdade e a verdade conquista, garantindo ótimos resultados clínicos. A Odontologia é uma arte, rica em detalhes, cheia de harmonia entre formas, cores e características únicas. Detalhes não se explicam com números, não se descrevem com palavras. Uma imagem vale mais que mil palavras.

Por Heitor Cosenza.

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