DVI Radiologia

Como identificar um sistema de implante através de radiografias?

Muitas vezes encontramos pacientes que receberam reabilitações com implantes a alguns anos atrás ou que vieram de outros países e por algum motivo não possuem documentação e seu histórico clínico. Quando é necessária a manutenção destas próteses, fica difícil comprar componentes substitutos sem saber qual o sistema utilizado.

Mas existe uma solução muito prática para nos ajudar quando esses problemas surgem.

O site What implant is that? (visite o site) possui o catálogo de dezenas de implantes de muitos dos sistemas disponíveis comercialmente em todo o mundo. Ainda é oferecido o serviço no qual uma radiografia periapical pode ser enviada para o site e a equipe do mesmo tenta ajudar a identificar qual o sistema utilizado e como contactar o fabricante.

implant2

Ao meu ver é uma idéia muito boa, que com certeza irá ajudar muitos colegas. Com certeza todo mundo já teve um caso onde é necessário trocar algum componente e não se sabe qual o sistema de implante utilizado.

Veja abaixo uma das buscas que realizei como teste, para identificar possíveis implantes.

Veja que o site é bastante completo, apresentando além das imagens radiográficas as imagems reais de cada implante de cada sistema. A lista de fabricantes é muito completa, no entanto uma pena que ela apenas apresente fabricantes internationais, não fazem parte da lista os fabricantes nacinoais. Pelo menos os fabricantes nacionais são fáceis de obter contato.

Por Dr. Danilo Maeda Reino

Sair da versão mobile