DVI Radiologia

Técnica alternativa de provisionalização direta em implantodontia

Como periodontista, sempre me incomodou a utilização de resina (acrílica ou composta)  diretamente na área cirúrgica para confecção de provisórios imediatos. Na tentativa de evitar, ou pelo menos diminuir esse problema, tenho utilizado uma técnica indireta para confecção de provisórios imediatos à implantação. Essa técnica, sinceramente, não vi descrita em nenhum artigo ou livro, sendo fruto da minha própria insatisfação com a técnica direta de provisionalização.

Para isso realizo a moldagem prévia, na qual adapto um dente de estoque na posição do dente a ser extraído e confecciono um modelo com gengiva artificial. Envio o modelo ao laboratório para confecção de uma placa guia de acetato que terá a função de guia cirúrgico e de guia de transferência.

Após a instalação do implante faço a transferência da posição do componente protético para o modelo, sobre o qual confecciono o provisório. Dessa maneira faço o provisório no modelo respeitando a anatomia gengival sem utilizar resina diretamente na área cirúrgica.

No caso apresentado as duas últimas fotos são da aparência clínica e radiográfica após 6 meses da provisionalização

10524366_475613142575479_4522710710808398780_n

Por José Henrique Villaça

Sair da versão mobile