Ícone do site DVI Radiologia

Relação entre o siso e a dor de dente

Localizados lá no fundinho da boca, eles não passam despercebidos, os dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, e talvez por isso não sobre muito espaço dentro da boca, fazendo com que ele precise ser extraído.

Como é feita a extração?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jrr-1naseC4&w=854&h=510]

É uma rotina nos consultórios odontológicos, seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias.

Você conhece as causas da dor?

É possível que os dentes do siso nem cheguem a nascer, ficando assim inclusos ou semi-inclusos e, também podendo ficar impactados nos dentes vizinhos. Por ser um dente de difícil higienização, poderá ser acometido por cárie e gerar problemas gengivais, dor e inchaço, devido a facilidade de reter os alimentos.

O dente do siso, poderá inflamar o tecido que poderá cobrir parcialmente o dente, quando estiver nascendo, essa inflamação se chama pericoronarite. Dói bastante e exige atendimento profissional imediato.

Quando devemos remover?

O ideal para remoção do dente do siso é quando, 1/3 das raízes, estão formadas, independente da idade. Mas é importante que seja antes dos 30 anos, depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. O diagnóstico preciso é imprescindível.

 

Sair da versão mobile