Ícone do site DVI Radiologia

Tartaruga marinha recebe prótese de mandíbula impressa em 3D

Uma tartaruga-cabeçuda, espécie ameaçada de extinção, foi atingida por um barco na Turquia, e recebeu uma inédita prótese de mandíbula impressa em 3D, essa prótese foi desenvolvida por um grupo de médicos e pesquisadores.

O acidente destruiu a mandíbula do animal, isso fez com que o animal deixasse de se alimentar sozinho.

Um grupo de pesquisadores da universidade Pamukkale, que fica no oeste da Turquia, se comoveram com a situação e resolveram ajudar. Como a tartaruga não conseguia se alimentar, ela não tinha condições de voltar ao seu habitat natural, portanto foi necessário um tratamento para torná-lo independente novamente. Juntos decidiram que a prótese impressa em 3D seria a melhor opção.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=NKgFSNXb0lQ]

A equipe de professores e pesquisadores se juntou a BTech, uma empresa de biotecnologia turca especializada em próteses impressas em 3D. Após dois meses de pesquisa e desenvolvimento, uma mandíbula de titânio foi criada especialmente para o animal.

Veterinários e cirurgiões implantaram a mandíbula durante uma operação de duas horas e meia, considerada a primeira desse tipo no mundo todo. Ainda deve demorar um pouco até que a tartaruga volte à natureza, mas os médicos afirmam que o animal não rejeitou o implante, pois já se passaram duas semanas.
Fonte: INFO

Sair da versão mobile