Gengivite é principal causa de perda dos dentes em idosos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa dental e Craniofacial dos Estados Unidos (NIDCR), aponta que a cárie é a doença crônica mais comum entre pessoas acima dos 60 anos.

Já sabemos que a gengivite é a doença que mais causa a perda dos dentes, porém alguns estudos revelaram que o resultado dessa doença, está diretamente ligado a falta de cuidados com a higiene bucal, como escovações e uso de fio dental diário.

Muitos idosos ainda recorrem ao uso das dentaduras, o que pode causar uma série de limitações, desde feição até a própria mastigação.

A gengivite é uma doença periodontal que causa irritação, vermelhidão e inchaço da gengiva. Nos casos mais graves, a sustentação dos dentes fica comprometida e pode haver perdas.

Uma pessoa de 60 anos tem metade da quantidade de saliva de um jovem. Com a boca seca e desconfortável, a deglutição se torna mais difícil e a resistência bucal diminui, aumentando a dificuldade de mastigação.

Apesar de ter havido um aumento significativo nos cuidados de saúde bucal do brasileiro nos últimos dez anos, os idosos ainda sofrem por problemas que podem ser evitados.

A APCD também tem se empenhado, realizando com sucesso a Campanha de Prevenção e Tratamento do Câncer de Boca. Mesmo assim, são necessárias mais campanhas e ações que possibilitem aos idosos um tratamento bucal adequado.
Fonte: SEGS

Conheça os 7 passos para a Odontologia Digital

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

Fechar Menu

DENTISTA SUAS REQUISIÇÕES ACABARAM?

Preencha o formulário abaixo:

Dentista solicite uma visita

Um representante entrará em contato para agendar uma visita.