Transtornos alimentares podem causar problemas bucais

A Bulimia, e a anorexia são transtornos alimentares graves, e podem indicar sérios psicológicos e físicos, eles surgem geralmente em pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Normalmente essas situações acontecem nos momentos de transição; Adolescência, casamento, a chegada do primeiro filho.

Quais são os sintomas:

Cárie, doença periodontal na gengiva, xerostomia, boca seca, halitose, fratura dentária, bruxismo, hipersensibilidade e úlceras. Esses sintomas ocorrem porque a pessoa que sofre de transtorno alimentar, como compulsão por exemplo, pode passar por períodos de alta ingestão de carboidratos, que aumentam a acidez bucal. A cárie se aproveita desses momentos para se instalar, e com a diminuição do pH salivar, devido ao vômito causado pela bulimia, é possível que ocorra uma erosão dental. Além de outros problemas que são causados pelo descuido, do doente. Os antidepressivos podem contribuir para o aumento de doenças bucais, pois, provocam xerostomia.

Que tipo de complicação pode ocorrer?

Segundo a ABO, casos extremos de transtornos alimentares podem levar a exposição da polpa do dente, que é o conjunto de nervos e vasos internos, resultando em infecção e na necessidade de tratamento de canal ou extração.

A falta de algumas vitaminas pode causar a chamada anemia ferropriva, essa por sua vez traz sintomas bem desgastantes para o corpo: palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia. Nos estágios mais avançados da doença, ocorrem alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços. A deficiência da vitamina C pode causar sangramento na gengiva e na pele, provocando minúsculas manchas, em casos mais avançados pode causar dificuldade de cicatrização, anemia e má formação óssea.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário