Como se pega uma doença periodontal?

As bactérias que se acumulam na boca e ao redor dos dentes é que dão início a doença periodontal.
Se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode se agravar. O tecido gengival pode se inflamar ainda mais, e ocorrer possíveis sangramentos, além da formação de uma bolsa entre a gengiva e os dentes, propiciando o desenvolvimento da doença periodontal.
O desenvolvimento da bolsa periodontal se dá devido asas bactérias que continuam a se acumular. Quando chega nesse ponto, os recursos domésticos já deixar de ter utilidade na remoção da placa. O dentista deve tratar da placa bacteriana, antes que ela avance abaixo da linha da gengiva, infectando o interior da bolsa periodontal e chegar a infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o paciente precisará de cirurgia.

Como é feita?
O paciente passa por uma terapia inicial em consultório para tratar as bolsas periodontais por meio de raspagem e alisamento radicular. O dentista utiliza um aparelho ultrassônico para remover a placa, o tártaro e resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva e, manualmente, faz a raspagem e alisamento da raiz para eliminar a doença. Após o procedimento o dentista explicará as práticas corretas de higiene bucal para que o paciente possa utilizá-las em casa.

Quais são os tipos de cirurgia?
Retalho Gengival: É necessária quando as bolsas ultrapassam 5 milímetros de profundidade. O periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, faz uma limpeza geral e remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
Gengivectomia: Esse procedimento remove o excesso de tecido gengival e proporciona a limpeza dos dentes. A gengiva é anestesiada.
Gengivoplastia: Esse procedimento é usado para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes, melhorando a sua aparência.

Sempre após uma cirurgia é recomendado que o periodontista explique como limpar os dentes e gengivas usando uma escova e um creme dental antimicrobiano com flúor, enxaguante antibacteriano e fio dental.
Não deixe de consultar seu dentista para obter mais informações sobre como cuidar de sua gengiva e seus dentes após a cirurgia.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário