Higiene bucal mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes

Pior do que pensar que as mamães não precisam cuidar da higiene bucal dos bebês mesmo antes do nascimento dos dentes, é pensar que os dentes de leite não precisam de cuidados.

Os dentes de leite são muito importantes. São eles que ajudam o nascimento dos dentes permanentes, são eles que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.

A saúde dos primeiros dentinhos do bebê contribui para a saúde dos dentes permanentes.

Os primeiros cuidados são chamados de a fase da pré-escova. Cada idade tem uma maneira correta de fazer a limpeza. Logo que os dentes nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Depois da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.

O creme dental só deve ser iniciado com a indicação do pediatra ou do odontopediatra, eles saberão dizer qual é o creme adequada para cada idade. O que diferencia um do outro é a quantidade de flúor.

A cárie da mamadeira  é um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada: a cárie de mamadeira, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono sem a devida higienização.

Leve a criança ao dentista a partir dos 6 meses e faça a prevenção da cárie.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário