DVI Radiologia

Saiba mais sobre a cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira também é conhecida por cárie de acometimento precoce! Isso mesmo! Quem prestou atenção no nome difícil percebeu que essa doença acomete bebês e crianças muito jovens, desde o nascimento dos primeiros dentinhos!

É uma pena que exista, pois esse tipo de cárie é muito grave e comum! Evolui rapidamente e promove a destruição de muitos dentes!

Está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados fermentáveis durante a noite, como o leite com ou sem misturas (incluindo o leite materno), fórmulas com farinhas, suco de frutas, água de coco, achocolatados, sucos de soja e qualquer outro líquido adoçado ou não, exceto água.

Chupetas adoçadas com mel ou açúcar também podem causar esse tipo de cárie em bebês.

Seis dicas para evitar a cárie de mamadeira!

– Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.

– Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo na fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.

– Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.

– Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.

– Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.

– Pergunte ao seu dentista se sua criança está recebendo a quantidade correta de e flúor por dia.

A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você!

Dra. Letícia Andreotti Bignardi – Odontopediatria

Sair da versão mobile