Ícone do site DVI Radiologia

Piercings na língua e seus riscos à saúde bucal

Piercings na língua são um facilitador para problemas dentários e bucal, não só por dentes fraturados e lascados como danos à gengiva, doença periodontal entre outros problemas que afetam a fala, deglutição e mastigação. Por conta de haver um furo na língua acumula-se o biofilme bucal, que aumentando o risco de infecções.

Após uma pesquisa realizada com 85 pessoas com piercings linguais na Austria, onde os pesquisadores distribuíram aleatoriamente quatro tipos de piercings em diferentes materiais: aço inoxidável, titânio e dois tipos de plástico.

Os pesquisadores avaliaram após duas semanas os participantes, nas avaliações notaram que os canais dos piercings apresentavam baixas contagem de bactérias, porem os piercings de aço promoveram o desenvolvimento de uma fina camada de micro-organismos que se aderiu a superfície do material – um biofilme. Bactérias associadas a infecções por estafilococos foram encontradas nos piercings de aço e titânio, que levam os pesquisadores a concluir que os materiais de metal aumentam o risco de complicações caso o furo seja infectado.
A ADA (Associação Dental Americana) adverte o uso de piercings bucais no geral, pelos danos causados na fala, mastigação e deglutição, além dos riscos de complicações que causam salivação excessiva; infecção; dentes lascados ou fraturados; lesões gengivais; sangramento descontrolado; danos às restaurações; danos nervosos; e hipersensibilidade a metais.

Sair da versão mobile