Por que você deve ter cuidado com a ingestão de doces?

Cuidar da saúde bucal é algo que aprendemos desde cedo, escovar os dentes, passar fio dental, usar enxaguante bucal, mas será que apenas esses bons hábitos são o suficiente par manter sua boca e dentes saudáveis? A Dra. Vivian Fartel responde a dúvidas frequentes a respeito de como manter a saúde bucal.
O primeiro ato a favor da sua saúde bucal é utilizar a escova de dente, segundo a Dra. Vivian a escova merece atenção, a escova tem prazo de uso, recomenda-se trocar de três em três meses. Caso a escova se danifique ou desgaste antes disso é necessário trocar o mais rápido possível, “As cerdas sofrem processo de fadiga e degradação, perdendo com isso sua eficiência.”. Manter a escova em ambiente limpo, fazer a higienização com água corrente e até antisséptico é super recomendado, “Guarde a escova quando estiver seca em um porta-escovas ou estojo, mas nunca a deixe solta na pia, evitando contaminação por bactérias.”
Outro item que não pode passar despercebido é a pasta de dente. A quantidade de pasta com se escova os dentes é algo que se deve ter atenção segundo a Dra. “A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes”. Os enxaguantes bucais são aliados, mas não precisam ser usados todo dia “Não há necessidade de usá-lo a cada escovação. Os bochechos oferecem sensação de frescor, hálito puro, porém não substituem de maneira alguma a escovação mecânica.”
A Dra. Vivian sugeriu uma lista de orientações para o cuidado com os dentes:
1) A escova dental é a “atriz principal” deste filme e deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.
2) A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia, porém diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.
3) O fio dental ao lado da escova também é o “ator principal” indispensável a saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna.
4) Para ajudar a ter dentes saudáveis, a dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açucares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que idealmente deve-se escovar os dentes após cada refeição.
5) Os doces de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.
6) Existem os alimentos protetores e alimentos detergentes que são indicados. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos.
Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pera, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos.
No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.
Fonte: https://www.maisequilibrio.com.br/

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário