Ícone do site DVI Radiologia

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Todos os dentistas batem na tecla de que uma escovação bem feita é fundamental para uma saúde bucal, porem apenas uma pequena parcela da população realmente faz uma boa escovação de acordo com o recomendado.
Para sinalizar os erros mais recorrentes vamos listar os seis erros que devemos evitar ao escovar os dentes.
1. Escovar os dentes logo após a refeição.
O hábito de escovar os dentes imediatamente após uma refeição seja ela o almoço/jantar ou uma fruta pode não ser indicado, por conta da acidez presente na boca. Nesse caso recomendamos que faça um bochecho com água antes, para diminuir a acidez facilitando a limpeza correta e protegendo o esmalte dos dentes.
Outro ponto a se prestar atenção está na escovação dos pequenos, os cremes dentais para crianças têm componentes que fortalecem e atendem as necessidades dos dentes dos pequenos, os de adultos contém componentes que podem agredir a saúde bucal infantil.
2. A velocidade da escovação.
“A pressa é inimiga da perfeição” esse ditado vale e muito para higiene bucal, aquela escovadinha rápida que foi para dizer que não escovou os dentes não adianta de nada, uma escovação que realmente faça a diferença leva aproximadamente 2 minutos. Outro ponto é lembrar que hábitos como os de higiene bucal e pessoal são exemplos para seus filhos, então se você tem o hábito de escovar rapidinho os dentes vale a pena tirar 2 minutos para fazer uma boa escovação junto com seus filhos e passar o exemplo de boa higiene bucal e adotar o hábito saudável
3. A falta de atenção com todos os dentes
Sabe aquela animação com que você começar a escovar os dentes? Então ela tem que continuar até o fim, o mesmo vale para o fio dental, ele tem que ser usado em todos os dentes. Dividir a escovação é uma boa opção para dar atenção a todos os dentes. Com as crianças o ideal é escovar os dentes duas vezes ao dia e antes de ir para a cama, tente escovar de forma suave e dar atenção aos dentes molares.
4. Força demais na escovação.
Escovar com força não vai tirar as manchas dos dentes, vai apenas desgastar o esmalte dos seus dentes. Para retirar as manchas o ideal é fazer movimentos circulares, o esmalte é quem protege o dente das bactérias, se você tem problemas em controlar a força o mais indicado é adotar escovas elétricas.
5. Não enxaguar a boca
Assim que finalizar a escovação enxaguar a boca é um ponto muito importante, pois limpa completamente a boca, retirando os resíduos que podem ajudar na formação de caries e placas bacterianas. Então lembre se de enxaguar a boca com bastante água limpa e fria.

6. Escova de dente ruim
Fazer uma boa escovação com uma escova ruim, não faz efeito. A conservação da escova faz parte da higiene bucal, manter ela limpa é parte fundamental para manter sua boca saudável. A vida útil da escova também é importante, e em alguns casos vale a pena investir um pouco mais em uma escova que ofereça mais benefícios. Para as crianças as escovas são mais chamativas para criar uma simpatia, para que a criança se sinta convidada a escovar os dentes.
Fonte: Pais e Filhos

Sair da versão mobile