Por que pessoas com diabetes estão mais propensas a problemas bucais?

Pesquisas ao redor do mundo mostraram que doenças gengivais estão mais propensas a ocorrerem entre diabéticos.
Você sabia que o Brasil é o país com um dos maiores números de diabéticos no mundo?
No ano passado, o percentual de pessoas com diabetes cresceu desde 2006, passando de 5,5% para 6,9% e com um maior número de casos entre mulheres. O mais assustador é que, se entre 18 e 24 anos, a probabilidade de uma pessoa ter diabetes é de 0,8%, aos 65 anos, isso aumenta para 22,1%. O excesso de peso e obesidade são os principais culpados.
Pesquisas feitas ao redor do mundo mostraram que doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite, estão mais propensas a ocorrerem entre diabéticos. Isso acontece porque estas pessoas estão mais suscetíveis a infecções bacterianas e uma diminuição na capacidade de combater estas bactérias.
Pela possibilidade de doenças gengivais aumentarem o nível glicêmico, tornando assim o controle da diabetes algo bem mais complicado, a pessoa pode, dependendo do avanço da doença, chegar a perder os dentes. Mas pode respirar tranquilamente, pois não há motivo para desespero.
Um controle do nível de açúcar no sangue é essencial para os diabéticos e um cuidado adequado com os dentes já são suficientes para evitar possíveis doenças gengivais. O ideal é se submeter a exames a cada seis meses. Não se esqueça que é de extrema importância que o seu dentista saiba do seu diabetes para tomar as devidas precauções quanto aos seus tratamentos.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário