O Conceito do Digital Smile Design

O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta multi-uso de tratamento e planejamento conceitual dental que é usado em odontologia estética para fortalecer a visão de diagnóstico, melhorar a comunicação e aumentar a previsibilidade ao longo do tratamento.

Hoje em dia ter uma boca livre de problemas biológicos e funcionais não é suficiente para pacientes odontológicos. Eles desejam possuir belos sorrisos que são integrados com as suas características físicas, mas mais ainda em harmonia com seus aspectos emocionais e, portanto, a odontologia evoluiu ainda mais para atender às demandas e expectativas estéticas do paciente moderno, em virtude do uso do DSD. E para alcançar isso, modernos dentistas precisam ir além dos limites da odontologia tradicional e adquirir um conjunto de habilidades artísticas e visão para se tornar “Designers de Sorrisos” e é aí que DSD desempenha um papel fundamental.

O conceito DSD foi descoberto por um dentista brasileiro e Técnico Dental (ceramista) Dr. Christian Coachman em 2007 e ao longo dos anos tem evoluído significativamente. Desde a descoberta, no mercado global de Odontologia Estética milhares de dentistas e técnicos dentais foram treinados para usá-lo através dos sete mares. A beleza desta técnica é que ela não exige equipamentos especiais, software ou grande investimento financeiro, mas o equipamento digital já presente em um consultório odontológico moderno pode ser utilizado para o processo do Digital Smile Design. Aos poucos, ele também está encontrando seu papel benéfico no planejamento do tratamento esteticamente orientado em várias outras especialidades odontológicas, como Implante, Periodontia, Ortodontia e Cirurgia Ortognática.

O conceito é baseado na análise de proporções faciais e dentais de um paciente usando uma série de vídeos digitais e um conjunto de fotografias digitais de alta qualidade para adquirir o conhecimento de relacionamento dos dentes, gengivas, lábios, sorriso, características faciais em movimento e emoção. Quando todos estes dados são reunidos, eles são transferidos para um computador seguido de calibração da imagem usando uma régua digital para a manipulação de imagens e redesenho do sorriso usando software de apresentação (Apple Keynote para Mac e MS PowerPoint para PC). Uma vez que um projeto final do sorriso digital foi personalizada usando princípios de design de sorriso e satisfação dos desejos do paciente, as imagens digitais em forma de PDF, o Keynote ou arquivos de Power Point podem ser compartilhadas com técnicos de prótese dentária e especialistas utilizando a internet e o plano de tratamento também pode ser apresentado elegantemente para o paciente. Assim que é digitalmente aprovado pelo paciente ele pode ser transferido e testado esteticamente na boca do paciente por meio de um modelo criado por um técnico dental utilizando a mesma análise calculada. Isso permitirá que o paciente tenha uma nova experiência estética, funcional e emocional com um novo sorriso, aumentando assim a sua confiança no processo e aceitação do tratamento proposto.

O conceito DSD visa ajudar um dentista em três seguintes aspectos do processo:

  • Melhorar o planejamento estético e o design do sorriso –  melhorando a visualização de problemas estéticos do paciente e dar insights sobre possíveis soluções.
  • Melhorar a comunicação entre a equipe interdisciplinar dental – facilitando o processo de comunicação de uma forma simples. Já que o tratamento ideal é o resultado de uma abordagem interdisciplinar, que é um desafio próprio, devido à dificuldade de implementar um protocolo para comunicação eficiente entre os integrantes da equipe.
  • Melhorar a comunicação com o paciente – envolvendo-os visualmente no projeto do sorriso e processo de decisão de acordo com suas vontades e desejos. A questão fundamental é: o que o paciente quer expressar com o seu sorriso? Vários projetos de sorriso podem ser criados, cada um com uma personalidade específica. A chave está em descobrir o que o projeto irá harmonizar com os aspectos morfo-psicológicos odontológicos (visagismo) do paciente.

Mas acima de tudo, o DSD procura levantar a cortina de uma nova era da odontologia digital para o público em geral que é mais orientada esteticamente, humanística, emocional e artística, assim, aumentando ainda mais o prestígio da nobre profissão de dentista aos olhos da sociedade, porque não há na vida coisa mais importante do que um saudável, natural, confiante e elegante belo sorriso!

Os cursos de certificação DSD estão em alta demanda, tanto para dentistas como técnicos em prótese dentária. Estes são regularmente conduzidos pelo Dr. Christian Coachman, em parceria com o Sr. Livio Yoshinaga em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas visitando www.digitalsmiledesign.com.

Fonte: https://www.wellclinic.com/br/conceito-do-dsd#sthash.kr0Gtlyk.dpuf

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário