DVI Radiologia

Como melhorar a satisfação do cliente com diagnósticos odontológicos mais precisos?

Nenhuma empresa consegue prosperar sem trazer o melhor para seus clientes. Quando nos referimos à área da saúde, esse cuidado também é importante. É necessário investir em um tratamento humanizado e também em recursos tecnológicos avançados para obter os melhores resultados e satisfazer o consumidor. A união de um bom atendimento ao uso de equipamentos de ponta proporciona diagnósticos odontológicos mais precisos e, consequentemente, aumenta a confiança entre profissional e paciente.

Quanto mais preciso o diagnóstico, maior a credibilidade do dentista frente ao seu paciente.  Radiologia digital 2D e 3D, CAD/CAM e DSD são alguns dos procedimentos que a revolução tecnológica trouxe para proporcionar exatidão em diagnósticos odontológicos. Confira como eles podem auxiliar na satisfação do seu cliente:

Dentistas e paciente observam exame para diagnóstico odontológico

Qualidade dos diagnósticos odontológicos para fidelizar os clientes

Modernização

Vamos começar falando da satisfação do próprio dentista, fator que determina grande parte do sucesso dos tratamentos. É preciso entender que de nada adianta investir em tecnologia de ponta se o pensamento ainda estiver no analógico. Diagnósticos odontológicos precisos estão aliados à pesquisa e estudo constantes para modernização do trabalho. O odontologista que abre a mente a esse novo mundo está passos à frente no mercado. Além de propiciar tratamentos melhores e menos dolorosos ao público, sua expertise está sempre evoluindo.

Conforto

Além de mais exatidão, os novos recursos tecnológicos são bem menos desconfortáveis para o paciente. O CAD/CAM, por exemplo, é um procedimento que usa câmeras para fazer o escaneamento da arcada dentária do paciente. Com isso, não há necessidade de modelagens.

O resultado é ainda mais preciso que o proporcionado pelos exames clássicos, pois ele faz uma leitura tanto da arcada quanto da face do paciente. Assim, o odontologista pode observar a estrutura óssea e movimentos musculares, adaptando o molde ao rosto.

Esse tipo de exame é ideal para crianças, que costumam ficar com medo ou impacientes, movimentando-se a toda hora durante o procedimento. O escaneamento do rosto do paciente pode ser feito logo na primeira consulta, otimizando os próximos atendimentos.

Apelo lúdico

E por falar em crianças, outro recurso que pode auxiliar muito na obtenção de diagnósticos odontológicos precisos e também da satisfação do cliente é o Teste do Dentinho. Criado pelo dentista Patrick Marlon Palhano e pelo odontopediatra Andrigo Beber, o Teste faz parte do Kindo, o primeiro aplicativo brasileiro de Odontologia (também criado por Palhano).

Usando como base os padrões indicados pela OMS, o game oferece um diagnóstico da saúde bucal do paciente com base em um exame. Ele alia dois conceitos:

Resumindo: somando esses dois conceitos, ele explica, de forma lúdica, qual a situação dos dentes da criança. 

Por meio de testes feitos desde o aparecimento do primeiro dente, o Kindo funciona como um prontuário digital e tem duas versões: uma para o paciente e outra para o profissional. Os responsáveis têm à disposição os dados dos procedimentos feitos ao longo da vida da criança. Entre seus benefícios, o aplicativo avisa quando é hora de retornar ao consultório e até ensina a fazer o autoexame periódico de câncer de boca.

Por meio do Teste, o profissional pode prever futuros problemas na dentição, prevenir cáries e o uso de aparelho. Com isso, o paciente se beneficia com a precisão dos diagnósticos odontológicos.

Exatidão

O uso de scanners diminui drasticamente erros na modelagem. Além da comodidade, o CAD/CAM também permite a ampliação da imagem em até 60 vezes, o que permite a observação precisa dos dentes problemáticos e, claro, da patologia específica.

O software DSD, aliado ao CAD/CAM, auxilia na precisão da confecção das próteses desejadas, já que o desenho criado é feito em consenso entre odontologista, equipe e paciente. Com isso, você consegue melhores diagnósticos odontológicos e um público fiel.

Além disso, a radiologia odontológica 2D e 3D proporciona registros com uma qualidade nunca antes vista. É possível observar desde minúsculas fraturas até a formação de tumores, identificando precocemente problemas muito mais graves.

Confiança

Mesmo que erros humanos sejam compreensíveis, eles podem abalar a confiança entre paciente e profissional. Quando o problema é do equipamento, então, é ainda pior: pode ser o fim da relação. Radiologia de baixa qualidade, que não permite uma análise precisa; modelagens que não trazem o resultado desejado; próteses que não estão adequadas à arcada dentária. Tudo isso pode ser provocado por exames imprecisos e, consequentemente, vão espantar atuais clientes e o público em potencial.

Diagnósticos precisos permitem que o odontologista entregue um resultado além do esperado. 

Rapidez

A demora na entrega de exames é uma experiência bastante desagradável. Além de mais exatos e com alta resolução, os exames feitos com os novos recursos tecnológicos são entregues com muito mais rapidez para os dentistas. Em caso de urgência, é possível tê-los prontos em até duas horas; os exames de radiologia 2D pode ser entregue em até 24 horas; os 3D, em 48h.

Quando o profissional recebe os exames com rapidez, ele pode dar o retorno ao cliente também com mais agilidade. Isso gera satisfação e, consequentemente, fidelidade.

Digitalização

Softwares específicos também permitem a digitalização de todos os exames e diagnósticos odontológicos, o que possibilita o armazenamento do histórico de cada paciente. Isso permite o acompanhamento do comportamento de próteses, do desenvolvimento de alguma patologia não tratada e de procedimentos realizados em seu consultório.

Como visto, a revolução digital na área da saúde proporciona diagnósticos odontológicos bem melhores como consequência da qualidade dos exames. Isso tudo com rapidez na entrega, conforto para o paciente e rapidez nos resultados. Porém, todos esses recursos só trarão resultados para a clínica quando aliados ao atendimento humanizado e a atualização constante do profissional

Gostou de entender como diagnósticos odontológicos mais precisos podem aumentar a satisfação do seu cliente? Então, confira agora como a Odontologia Digital pode transformar o seu consultório!

Sair da versão mobile