DVI Radiologia

Como a odontologia digital pode melhorar o planejamento estético facial?

Os recursos tecnológicos disponíveis na odontologia digital facilitam o planejamento estético facial e aumentam as chances de satisfação do paciente. Isso porque, eles permitem a visualização de toda a arcada dentária e a simulação de como a prótese vai se comportar com as movimentações do rosto, por exemplo.

A Odontologia Digital visa, principalmente, à autoestima do paciente , além de facilitar a forma de visualizar e executar os procedimentos odontológicos. Neste post, você vai descobrir alguns recursos tecnológicos desenvolvidos para o planejamento estético facial. Confira:

Como a odontologia digital beneficia o planejamento estético?

Os principais recursos para um planejamento mais acurado para o resultado estético nos tratamentos odontológicos são:

CAD/CAM

Como dissemos, antes de planejar, é necessário ter a visualização completa da arcada dentária do paciente. Isso é possível graças ao sistema Computer-aided Design/Computer-aided Manufacturing (CAD/CAM).

O CAD/CAM é composto por um scanner, um software de desenho e uma fresadora. Após a leitura de toda a arcada dentária, o sistema usa esses dados para criar o projeto dentário ideal para cada paciente. O software cria o desenho da prótese, coroa ou faceta com base nas informações coletadas e, depois, envia um comando para a fresadora iniciar a confecção, como em uma impressora 3D.

O CAD/CAM transformou a odontologia estética porque proporcionou uma revolução nas restaurações dentárias indiretas. Além disso, permitiu um planejamento mais rápido e uma entrega melhor de resultados em curto prazo, já que trabalha com um sistema totalmente automatizado, sem a necessidade de trabalhos manuais.

Por fim, todo o trabalho é feito com base na arcada dentária do paciente, o que permite entregas muito mais precisas.

Digital Smile Design

O planejamento estético é tão importante para a Odontologia que existe um software criado especialmente para isso: o Digital Smile Design (DSD). Ele foi criado para que cirurgiões-dentistas pudessem demonstrar aos pacientes possíveis resultados estéticos de intervenções odontológicas. Portanto, o DSD é essencial, principalmente, para grandes reabilitações estéticas.

Na consulta inicial, o odontologista tira fotos intra e extraorais do paciente. Por cima dessas imagens, o profissional cria simulações gráficas sobre o resultado de um determinado procedimento, que deve estar de acordo tanto com a arcada dentária, quanto com o resultado desejado pelo cliente.

Como o profissional mostra ao paciente os possíveis resultados e, principalmente, permite que ele opine sobre aquela projeção, os dois acabam estabelecendo uma relação de confiança, o que é essencial para um resultado de sucesso.

Além disso, o DSD permite a visualização em cores da arcada dentária, o que facilita ainda mais o planejamento. Ele funciona tanto para cirurgias quanto para criação de próteses.

Sorriso dividido ao meio com a metade esquerda sem tratamento e a metade direita já tratada

Alinhadores estéticos

Outra revolução na odontologia estética foi a criação de alinhadores estéticos para substituir os tradicionais aparelhos ortodônticos. Eles são aparelhos transparentes e removíveis, que podem ser usados até por quem ainda tem dentição mista. O molde é criado com base na arcada dentária do paciente.

Embora seja um pouco mais caro para o paciente, o alinhador é esteticamente mais agradável, não permite acúmulo de alimentos (o paciente o retira na hora das refeições), não interfere na fala, dispensa o uso de metais e braquetes, e não provoca riscos de ulcerações. Além disso, esse item pode diminuir consideravelmente o tempo de tratamento — que pode durar até quatro anos, embora a média seja 18 meses.

Guia cirúrgico

O guia cirúrgico permite que o planejamento estético seja colocado em prática com mais precisão. Também é criado com base na arcada dentária do paciente, portanto ele proporciona a visualização prévia da posição da prótese.

O molde pode ser desenvolvido para o pré, trans e/ou pós-operatório, e permite à equipe odontológica visualizar as características de cada caso. Com ele, o cirurgião pode planejar o correto posicionamento das próteses nas áreas desejadas. No entanto, é essencial que o profissional protesista assegure-se de que a posição do guia não vai atrapalhar o procedimento.

O guia é fundamental durante todo o tratamento, permitindo maior previsibilidade dos resultados (e, com isso, minimizando erros) e trazendo mais longevidade às próteses para garantir a qualidade do tratamento.

Setup virtual

É um método eficiente em que o odontologista, a partir de modelos digitais, observa se determinado tratamento é viável ao paciente e simula alternativas.

O setup virtual é mais rápido e fácil de confeccionar do que o tradicional. Além disso, é possível observar estruturas que o tradicional modelo de gesso não permite visualizar, como as raízes e os tecidos subjacentes.

Radiologia digital 2D e 3D

A radiologia digital modificou totalmente o planejamento na Odontologia. Isso porque, ela permite a visualização de estruturas de uma forma nunca vista antes. O sistema computacional dispensa o uso do filme radiográfico e dos sais de prata. Ele também permite a edição e a inclusão de comentários após a obtenção das imagens.

Além da obtenção imediata da imagem, da melhor resolução e da necessidade de menos exposição à radiação, tanto do profissional quanto do cliente, a radiologia digital permite que os arquivos sejam facilmente armazenados nos arquivos do odontologista. Isso permite não só o planejamento de futuros procedimentos, mas também a observação da evolução durante todo o tratamento do paciente.

É inegável que a tecnologia tem colaborado cada vez mais para a melhoria do atendimento odontológico. E o planejamento estético tem acompanhado essa tendência, com resultados vistos mais rapidamente, já que são notados logo nos primeiros dias no consultório.

Agora que você já sabe como a odontologia digital pode melhorar o planejamento estético facial, entenda mais sobre o uso de novas tecnologias na Odontologia Estética.

Sair da versão mobile