O que avaliar antes de adquirir franquia odontológica?

Adquirir uma franquia odontológica é um excelente investimento, mas requer certos cuidados. Isso porque, com a expansão do mercado de franchising nesse segmento no Brasil, é importante avaliar muito bem a empresa franqueadora e as regras do negócio antes de investir o seu dinheiro.

Assim, a decisão de abrir uma franquia odontológica deve ser baseada em alguns aspectos fundamentais para trazer bons resultados. Desde a estrutura da franquia até os detalhes do contrato, entenda exatamente o que você precisa analisar antes de entrar nessa.

homem assinando contrato

Pontos de atenção ao adquirir franquia odontológica

Reputação da marca

Tornar uma marca reconhecida requer um grande esforço, incluindo as ações em publicidade e marketing. E, mesmo assim, existem riscos para o sucesso do negócio, pois a concorrência é acirrada.

Ao adquirir uma unidade franqueada de uma marca que já tem um nome reconhecido pelos bons serviços prestados, fica mais simples captar clientes. Além disso, não será preciso se preocupar em fazer altos investimentos em estratégias de divulgação e promoção.

Experiência do franqueador

A experiência do franqueador pode funcionar como um ‘bálsamo’ na vida de quem quer ver o seu sonho de ter seu negócio próprio em odontologia ser realizado. Graças ao know-how do franqueador, a unidade franqueada reproduz, além do uso do direito da marca, o modelo de sucesso obtido pela franqueadora.

De um modo geral, os franqueadores buscam adquirir franquia odontológica por serem opções seguras e para alcançar o mesmo sucesso obtido pelo franqueador.

Suporte técnico

As franquias que oferecem um bom suporte técnico devem ser consideradas com prioridade. É fundamental poder contar com o franqueador no que diz respeito à inovação tecnológica aplicada ao negócio e todo o suporte operacional que a envolve. Uma dica é verificar o tipo e a qualidade de suporte oferecido às unidades franqueadas já existentes.

Treinamento contínuo

Os treinamentos oferecidos pelas franquias de qualidade são fundamentais, tanto para o bom atendimento, quanto para a padronização da atuação de toda a equipe. Esse é um grande diferencial em relação às clinicas próprias. Além disso, esse apoio representa uma economia significativa, já que investir em treinamentos não é barato.

No caso das franquias, a capacitação está inclusa nas taxas de aquisição da franquia.

Orientação para gestão

A falta de conhecimento em administração é um dos maiores impedimentos para a abertura do negócio próprio em odontologia. O receio de ver o capital investido e suas energias se dissipando pela falta de conhecimento em gestão é muito comum entre os novos empresários, recém-franqueados.

Ao optar por adquirir franquia odontológica, o dentista conta com toda a assistência necessária para aprender a gerir a sua unidade franqueada. Então, escolher uma franquia que ofereça esse apoio desde o início pode ser o fator determinante para que sua empresa seja rentável e que você recupere logo o valor investido.

Estrutura tecnológica

As empresas franqueadoras que se destacam no mercado, costumam dispor dos mais avançados recursos tecnológicos, incluindo equipamentos de ponta e softwares modernos.  Assim, todo esse  aparato odontológico com o qual o franqueado pode contar, constitui um diferencial gigantesco para o negócio.

Padrão de atendimento

A experiência de ser mal atendido em um consultório odontológico é muito frustrante. Isso porque, um atendimento mal organizado e que não seja padronizado em uma clínica de saúde bucal pode trazer prejuízos para a saúde do paciente.

Como já mencionamos anteriormente, a padronização aplicada nas franquias de uma rede traz diversos benefícios, incluindo a qualidade de atendimento oferecida ao paciente e aos seus acompanhantes, que também buscam por conforto durante a espera.

Um aspecto importante sobre o atendimento, é a percepção que os clientes têm dos preços praticados pela clínica. O preço dos tratamentos costuma ser bem mais baixo quando a clínica é uma unidade franqueada. Isso porque, as franquias conseguem descontos com fornecedores devido ao volume adquirido.

Adequação às exigências legais

A adequação às exigências legais no segmento de franquias em odontologia é um fator crucial a ser analisado na hora de adquirir franquia odontológica.

A franqueadora deve garantir aos franqueados a viabilidade do negócio, apresentando dados financeiros que confirmem a capacidade de atender às necessidades de gestão da franquia.

A legislação que rege as franquias estabelece que os balanços dos últimos dois exercícios sejam entregues juntamente com a COF (Circular de Oferta de Franquia). Quem pretende adquirir franquia odontológica também precisa se informar a respeito da regularidade tributária e fiscal da empresa. A melhor maneira de fazer isso é verificar as certidões negativas (Federal, Estadual e Municipal) na região da sede da franqueadora.

Proposta de rentabilidade

Antes de adquirir franquia odontológica, é fundamental conhecer a proposta de lucratividade, rentabilidade e também o tempo de retorno do dinheiro investido no negócio. Além de averiguar a rentabilidade total diretamente com a franqueadora, convém conversar com os atuais franqueados para saber se a proposta realmente foi cumprida dentro do prazo estimado.

Idoneidade da franqueadora

Como em todo negócio, é prudente pesquisar sobre a reputação da empresa franqueadora: se existem processos ou reclamações sobre o negócio em questão. Verifique as informações da empresa na Junta Comercial, na Associação Brasileira de Franchising, no Reclame Aqui, no PROCON etc.

Considerando todos esses aspectos, é possível vislumbrar o imenso potencial de abrir um negócio próprio em odontologia, por meio de uma franqueadora. No entanto, escolher uma franquia no segmento odontológico é um passo que exige muita cautela e uma avaliação bem criteriosa para fazer um bom negócio, já que projeto demandará investimentos de capital e de tempo também.

Agora que você já sabe o que avaliar antes de adquirir franquia odontológica, conheça os 3 cuidados fundamentais ao abrir uma franquia odontológica.

Gostou dessa matéria? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário