7 dicas para escolher o local da sua franquia odontológica

Pensando em abrir uma franquia no ramo da odontologia? Ótimo! Essa é uma excelente oportunidade de negócio. Enquanto você reflete sobre essa ideia, muitas dúvidas surgirão, entre elas qual será o local da sua franquia odontológica. E para ajudá-lo nessa decisão, separamos 7 algumas dicas imprescindíveis para todo empreendedor na área. Confira!

Local da sua franquia odontológica: 7 dicas para escolher o lugar ideal

1. Viabilidade legal

A primeira medida a ser tomada por quem vai escolher o local da sua franquia odontológica é verificar se não existe algum impedimento legal para abrir um negócio do local pretendido.

Também cabe lembrar que, mesmo que a franqueadora preste assessoria ao empreendedor, a responsabilidade de obter a autorização de funcionamento e de providenciar as licenças para a instalação cabem ao franqueado. 

2. Acessibilidade

Tente imaginar como os seus pacientes se locomoverão para chegar até a sua franquia odontológica. Seus pacientes que vierem de carro gostarão de poder contar com algumas vagas para estacionar.

Então avalie a opção de um local com estacionamento ou que tenham a possibilidade de estacionar na rua sem pagar muito por isso. Outra dica interessante é ter a presença de estacionamentos por perto, com os quais você ainda pode firmar convênios.

Os pontos próximos ao metrô são uma excelente opção, embora possam ser mais caros, mas é um investimento que traz retorno certo, por isso compensa. Há quem more perto de metrô e quem deixe o carro próximo a ele para ir até você, o que se converterá em mais potenciais. Sem contar que estações de metrô possuem grande fluxo o dia inteiro.

3. Grande tráfego local

Essa dica está muito ligada à outra, pois refere-se à locomoção do paciente. Abrir sua franquia de odontologia em um local com alto tráfego de pessoas (que estão a pé ou de carro) é uma boa maneira de tornar seu negócio mais visível e atrair mais clientes.

No entanto, muitos profissionais podem desejar justamente o contrário, já que estes locais costumam ser mais poluídos e com muito barulho da rua. Optar por um ou outro vai depender da visão e do objetivo de cada profissional. Um dentista que já conta com uma boa clientela pode preferir um local com menor tráfego.

O mesmo raciocínio vale para a escolha de locais com outros tipos de comércio e serviços como bancos, correios, casas lotéricas e drogarias, locais com grande fluxo de pessoas.

4. Concorrente ao lado

Sabia que ter um vizinho como concorrente nem sempre é um mau negócio? Da mesma forma que há ruas com várias lojas que vendem os mesmos produtos — tornando-se referência para certas mercadorias — um endereço com vários consultórios particulares pode ser um bom local de captação de novos pacientes. E para franquias que oferecem serviços complementares a consultórios isso pode ser muito vantajoso.

Isso é particularmente interessante para franquias, já que, em geral, abrangem várias especialidades e um cliente de um consultório comum pode se interessar pelo serviço de radiologia de uma franquia que oferece esse atendimento.

5. Seja paciente

É difícil encontrar o local da sua franquia odontológica ideal, com o melhor preço e na hora em que se quer comprar. Existem casos de varejistas que levaram anos negociando.

Além disso, há situações em que o ponto comercial é feito por mais de uma casa ou vários andares de um prédio, por exemplo. Neste cenário, ter calma é fundamental para acertar. Não dá para investir em qualquer lugar e depois ficar no prejuízo.

6. Visite o local em diversos horários

Tenha um comportamento semelhante ao que é comum ao comprar um imóvel residencial: visitar o provável futuro local da sua franquia odontológica em vários horários do dia, manhã, tarde e noite; tanto em dias de semana quanto no final de semana.

Essa atitude é válida para compreender como é o fluxo de pessoas em vários horários. Outra dica é fazer o trajeto de várias formas e vias de acesso e, se possível, usando os meios de transporte disponíveis. 

7. Valor da localidade

Do ponto de vista financeiro, é fundamental analisar se o valor do aluguel é condizente com o plano de negócio da franquia. Também é preciso analisar o tempo de vigência e também as condições que o contrato seja renovado.

Isso porque o empreendedor investirá seu dinheiro e doará seu tempo na reforma do local da sua franquia odontológica para realizar as adequações ao projeto arquitetônico da rede de franquias. Mas não é apenas isso: não é interessante que o franqueado mude constantemente de lugar.

Vale lembrar que o melhor ponto não é o mais caro ou mais barato, nem tampouco o maior o menor, mas sim o que possui adequação ao público da franquia, os aspectos físicos, as condições legais e comerciais que garantam a melhor relação custo-benefício.

A DVI Radiologia auxilia o empreendedor ao fazer um estudo de geo marketing com a finalidade de selecionar e recomendar as melhores “praças” para o franqueado atuar. Esta pesquisa visa determinar em qual região está a melhor oportunidade de mercado, dando a certeza de que instalar uma unidade nesse local será um bom negócio. O grande apoio dado pela DVI desde o início das unidades franqueadas fez com que nenhuma delas nunca tenha fechado.

E então, gostou de conhecer as dicas para escolher o local da sua franquia odontológica? Se estiver em busca de ainda mais informações sobre o assunto, confira o artigo: Tudo o que você precisa saber sobre Franquia Odontológica

Gostou dessa matéria? Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário