DVI Radiologia

Franquia odontológica ou negócio próprio: o que escolher?

Com a popularização das franquias odontológicas, muitos profissionais do ramo começaram a se perguntar sobre o que traz mais vantagens: investir na abertura de uma franquia odontológica ou em um consultório particular?

Essa pergunta pode ter uma resposta bem mais fácil do que parece. Quando se compara a diferença de ambos os negócios muitos profissionais percebem que há muitas vantagens em se tornar parceiro de uma empresa de sucesso. Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber para decidir como será seu empreendimento. Acompanhe!

Qual a diferença entre ter uma franquia e um negócio próprio?

A diferença entre abrir uma franquia odontológica e um consultório próprio é simples, mas consistente. Ao montar um consultório ou uma clínica particular, tudo depende de você. Desde a escolha do ponto, passando pelas estratégias de marketing, inovação, escolha da marca e construção do nome, experiência até a pesquisa de mercado, entre outros aspectos.

Mas tudo muda — e para melhor — quando sua decisão é em montar um negócio que conta com a solidez de uma marca já estabelecida, ou seja, quando você abre uma franquia se tornando parceiro de uma grande empresa. A seguir, todas vantagens da franquia odontológica!

Quais são as vantagens de abrir uma franquia odontológica?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos últimos anos, o segmento de franquia odontologia é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Essa já representa uma grande vantagem em abrir uma franquia odontológica. Confira outras!

Reconhecimento no mercado

A principal vantagem em montar uma franquia odontológica é obter o respaldo de uma empresa que já se estabeleceu no mercado. Ao contar com isso, você já começa o seu negócio à frente de outros profissionais que ainda terão que fazer seu nome ou o da sua clínica, uma vantagem e tanto diante à alta concorrência enfrentada por odontólogos.

Crescimento em menor tempo

Esta é uma consequência natural ao fato de a franquia ser um negócio já bem estabelecido no mercado. Isso porque, você já começará a sua empresa com maior capacidade de conquistar pacientes do que se abrir um consultório próprio. Vários fatores propiciam a velocidade de expansão, como a força do marketing da empresa e a confiança adquirida no mercado.

O empreendedor contará com um sistema de atendimento em diversos canais, fator que facilita a chegada do ao franqueado.

Suporte na gestão

Adquirir conhecimentos em gestão quase sempre é um grande desafio para empreendedores. E isso é ainda mais comum quando o iniciante no mundo dos negócios é um profissional da saúde (como um dentista). Ou seja, quando a formação não prepara o profissional para cuidar da parte gerencial da empresa.

A franquia oferece todo o suporte necessário ao aprendizado e auxílio intermitente no gerenciamento da sua franquia odontológica. Com isso, fica mais simples:

Franqueados obtém o acompanhamento constante de toda a sua jornada como empreendedor de uma franquia odontológica.

Apoio do franqueador

A possibilidade de um franqueado ser bem sucedido em seu negócio são maiores do que a de alguém que monta uma empresa de forma independente. Isso acontece porque o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

Informatização completa

A informatização permite que o franqueado tenha mais controle sobre todos os processos da sua franquia odontológica, inclusive estabelecendo a sinalização de áreas que necessitam de melhorias e de indicadores de negócio. Além disso, o sistema informatizado é capaz de unir virtualmente o franqueado à franquia, facilitando toda a comunicação entre ambas.

Menos riscos

Os riscos de empreender por conta própria em um cenário saturado são grandes. Ao confiar seu investimento em um negócio sólido como uma franquia odontológica os riscos são muito menores. Aliás, o segmento da odontologia desponta como muito promissor no ramo de franchising.

Cabe ressaltar que a franqueadora tem o total interesse em ver o empreendedor obter sucesso em sua operação. Essa oportunidade de empreender sem se se arriscar não pode passar despercebida.

Inovação constante

Inovar é uma das melhores maneiras de ver uma empresa crescer. As franquias têm em comum essa possibilidade constante. A franquia em radiologia odontológica, por exemplo, é uma inovação na área que representa uma ótima oportunidade de negócio promissor e rentável.

Capacitação e Treinamento

O sucesso de um empreendedor está diretamente ligado à sua capacitação e à de seus funcionários. Já o treinamento faz com que o atendimento oferecido pela empresa seja aprimorado constantemente, bem como o crescimento na capacidade de gerenciamento do empresário e de sanar dúvidas com relação às rotinas diárias.

Vantagens específicas de ser um franqueado da DVI Radiologia?

Por tudo o que vimos, a franquia odontológica é uma excelente opção para quem está em início de carreira. Isso porque o profissional já começará com um negócio pronto, portanto, não precisará enfrentar os desafios de ser novo no mercado.

Já para os profissionais experientes os benefícios são mais qualidade de vida, segurança e tempo para seus outros afazeres, particulares ou para estudar, se qualificando e reciclando seu conhecimento.

Agora que você já conhece a diferença entre as duas formas de empreender em odontologia e já sabe quais são as vantagens da franquia odontológica e se sente preparado para escolher o melhor caminho para se tornar um empreendedor de sucesso, conheça a Franquia da DVI Radiologia.

Sair da versão mobile