DVI Radiologia

Como a odontologia digital melhora a rotina da clínica

A tecnologia é uma grande aliada na prática odontológica. Ela permite mais conforto para os pacientes, rapidez nas entregas e precisão dos resultados. Se hoje temos muito menos erros na rotina dos consultórios, grande parte desse mérito é da odontologia digital.

Você ainda não está convencido sobre os méritos das novas tecnologias na rotina da sua clínica? Neste post, você vai conhecer alguns benefícios da odontologia digital para os consultórios odontológicos. Confira:

Vantagens da odontologia digital no cotidiano da clínica

Veja como a tecnologia pode facilitar o dia a dia nos consultórios odontológicos:

Menos exposição à radiação

Na radiologia convencional, o aparelho de raios-X tem um chassi que protege o filme radiográfico. O raio-X incide sobre o paciente e registra as imagens no filme, que são “reveladas” quando o material entra em contato com líquidos processadores.

O contato com a radiação é prejudicial à saúde e pode causar problemas tanto para o paciente, quanto para o radiologista. Além disso, qualquer erro na intensidade do raio-X pode causar efeitos negativos na qualidade da imagem, exigindo que outro exame seja feito.

Com a radiografia digital, isso não acontece. Os receptores são muito mais sensíveis e demandam menos intensidade da radiação. Dessa forma, conseguem imagens muito mais detalhadas do que o exame radiológico tradicional.

Fácil acesso ao histórico odontológico

Para que um tratamento em longo prazo tenha eficácia, é necessário digitalizar o prontuário do paciente. Ter em mãos todo o seu histórico facilita a observação de próteses, blocos, canais e outros procedimentos que costumam sofrer alterações conforme a movimentação da arcada.

Essa digitalização do histórico também auxilia no planejamento de futuros tratamentos. Você pode, por exemplo, explicar com mais detalhes qual a patologia do paciente e o que será feito para resolvê-la. É até possível fazer uma “linha do tempo”, mostrando a ele como tal procedimento se comportou durante determinado período.

Por fim, ter os arquivos de seus pacientes no computador é mais seguro, ocupa menos espaço do consultório e facilita a troca de informações entre os profissionais envolvidos no tratamento.

Conforto para o paciente

A menor exposição aos raios-X já traz muito mais segurança para o paciente, mas o conforto que a odontologia digital proporciona vai muito além.

O CAD/CAM, sistema que faz um escaneamento e registra imagens intra e extraorais do paciente, elimina a necessidade de moldagens. No geral, os procedimentos com tecnologia de ponta são muito menos invasivos e reduzem o tempo de tratamento. Para quem tem medo de ir ao consultório odontológico, essa tecnologia é uma possibilidade de fidelização.

Mais qualidade nas imagens

As imagens da radiologia digital (tanto 2D, quanto 3D) são tão detalhadas que permitem a visualização de patologias que não seriam observadas nas imagens convencionais, principalmente as causadas nas gengivas.

Além disso, os registros precisos do CAD/CAM proporcionam próteses mais adequadas, já que são feitas com base em imagens detalhadas, que podem ser ampliadas em até 60 vezes.

Possibilidade de edição

Além da qualidade, a odontologia digital possibilita a edição de imagens. Mas, calma: isso não significa modificá-las a ponto de perder sua precisão, e sim melhorar detalhes como nitidez, contraste e brilho. Outra vantagem é que o radiologista pode aumentar, recortar e até mesmo inserir anotações, caso tenha observado algum elemento irregular na imagem.

Essa comunicação entre profissionais otimiza os tratamentos odontológicos, já que permite a troca de informações com muito mais facilidade.

duas cadeiras de dentista em um consultório branco

Maior índice de acertos

O sistema digital  faz um mapeamento da arcada dentária do paciente e, com base nas informações digitalizadas, desenha uma prótese que esteja de acordo com o formato e a movimentação da boca.

O setup virtual também permite que o profissional anteveja cada movimentação da arcada, antes mesmo da colocação de um aparelho dentário. Essa alta previsibilidade permite um elevado número de acertos tanto no diagnóstico, quanto no decorrer do tratamento.

A radiologia odontológica digital 3D, também conhecida como tomografia computadorizada, permite a visualização de toda a arcada dentária e da face, sem sobreposições. Assim, o odontologista consegue observar melhor todas as estruturas e quaisquer fissuras ou problemas que possam apresentar.

Justamente por sua precisão, o procedimento é extremamente recomendado para a colocação de implantes dentários.

Agilidade

Com equipamentos de odontologia digital é possível eliminar várias etapas do tratamento, como a modelagem convencional.

Já na radiologia digital, o aparelho de raios-X envia imediatamente as imagens para o computador, sem a necessidade de revelar o filme, descobrir se a imagem foi corretamente registrada ou refazer o exame devido à baixa qualidade dos registros. O radiologista envia os resultados ao odontologista com muito mais rapidez.

Essa otimização agiliza os processos no dia a dia da clínica e diminui a quantidade de consultas por tratamento.

Ajuste estético

Outa vantagem da odontologia digital é a possibilidade de fazer trabalhar aliando o senso estético do paciente com as recomendações do odontologista e de sua equipe.

O DSD (Digital Smile Design) é o software usado para desenhar a prótese com base nas imagens registradas pela CAD/CAM. Essa criação leva em conta a opinião do paciente, a movimentação da boca, o formato dos outros dentes, seu posicionamento na gengiva e outros fatores que possam interferir no tratamento, com o passar do tempo.

Dessa forma, o paciente fica satisfeito e há menos chances de reajustes.

Esse trabalho em conjunto com o paciente também traz mais confiança e credibilidade ao odontologista. Portanto, implementar a odontologia digital no seu consultório só trará vantagens, em curto, médio e longo prazos.

A tecnologia tem colaborado cada vez mais para a melhoria do atendimento odontológico. Diante desse cenário, sem dúvida, a odontologia digital constitui um grande diferencial para a clínica.

Agora que você já sabe como a odontologia digital pode otimizar a rotina da clínica, descubra tudo sobre radiografia odontológica!

Sair da versão mobile