7 dicas para atrair pacientes para seu consultório odontológico

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Quando você abre uma clínica, sabe como é complicado chamar e, principalmente, fidelizar o público. Afinal, é um novo nome em um mercado que já tem odontologistas estabelecidos. Para o novo profissional, é muito importante estar sempre informado sobre como atrair pacientes para seu consultório odontológico.

Conhecer novas técnicas de atrair pacientes para seu consultório odontológico é uma forma de se destacar diante da concorrência. E ainda, de reter o público já cansado de tratamentos doloridos e invasivos, além de atendimentos desumanizados.

Você tem uma clínica e não sabe como trazer e fidelizar clientes? Conheça 7 maneiras de atrair pacientes para seu consultório odontológico:

Como atrair pacientes para seu consultório odontológico?

Para chamar e fidelizar seu público, é importante contar com tecnologias que proporcionem resultados mais precisos, sejam mais confortáveis para o cliente e, consequentemente, aumentam sua confiança pela clínica. Veja nossas 7 dicas.

1. Canais de comunicação

Quem deseja atrair pacientes para seu consultório odontológico deve facilitar as formas de comunicação com eles. Além do tradicional telefone, existem outras formas que a internet nos proporciona atualmente.

WhatsApp

O WhatsApp é um dos maiores facilitadores na comunicação entre clínica e paciente. Com o mensageiro, seu cliente pode marcar consultas, tirar dúvidas sobre um exame e até mesmo ser lembrado sobre uma visita marcada anteriormente. Com a versão Business, fica muito mais fácil manter uma relação profissional e responder as mensagens apenas nos horários de funcionamento do seu consultório.

Facebook

Ter uma página na rede social mais usada no mundo é essencial para atrair pacientes para seu consultório odontológico. Ela é uma forma de de divulgar serviços da clínica, seu diferencial no atendimento, seus profissionais capacitados e as tecnologias utilizadas nos exames e tratamentos.

Além disso, os comentários são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, contornar críticas e ter ideias para novas pautas. Também pode usar o chat para a marcação de consultas.

Para que sua página ganhe mais seguidores, é essencial que ela seja atualizada constantemente. Divulgue eventos, palestras e trabalhos sociais em que você ou representantes da clínica vão participar. Se for como palestrante, a divulgação terá resultados ainda melhores, já que é uma chance de se mostrar autoridade em um determinado assunto.

Aplicativo

Se você pode investir em um aplicativo para marcação de consultas, é ainda melhor. Nele, seu paciente consegue observar um calendário com horários, receber novidades da clínica, descobrir se haverá funcionamento em determinado dia e até mesmo saber de promoções.

E-mail

O tradicional e-mail também uma forma de atrair pacientes para seu consultório odontológico. Isso porque, além de manter uma comunicação já feita, ele “continua a conversa” e fideliza um novo público.

Você pode enviar novidades sobre a clínica e os tratamentos, novos eventos, criar uma newsletter, mandar felicitações em datas sazonais (aniversários, Natal, Ano Novo) e muito mais.

2. Radiologia 3D

Além da comunicação, oferecer o que há de mais atual na tecnologia é uma forma de se destacar da concorrência e atrair pacientes para seu consultório odontológico. Hoje, uma das mais utilizadas na odontologia digital é a radiologia 3D.

Também chamada de tomografia computadorizada, a radiologia 3D revolucionou o atendimento odontológico. Ela permite uma visualização mais realista do posicionamento e do comportamento das estruturas na arcada dentária. Em vez de imagens, o profissional visualiza molares, por exemplo, em terceira dimensão, como um objeto a sua frente.

A tomografia é ótima para que o odontologista observe detalhadamente áreas que possam estar fraturadas, lesionadas ou sofrendo com hemorragias, alterações ósseas e até mesmo tumores. Além disso, facilita a análise da densidade dos tecidos.

3. Scanner intraoral

O CAD (computer-aided design)/ CAM (computer-aided manufacturing) é uma forma simples, segura e precisa de obter imagens e confeccionar próteses que estejam de acordo com a arcada dentária do paciente.

Funciona assim: o scanner, adaptado anatomicamente e com uma câmera de altíssima precisão, alcança locais que nem mesmo a moldeira conseguiria. Depois, envia essas imagens para um computador. Nele, por meio de um software, as características da arcada dentária escaneada são analisadas com altíssima precisão, como espaçamento entre os dentes, profundidade e largura.

Depois, começa o processo chamado de fresagem computadorizada, em que uma fresadora conectada ao computador começa a moldar a prótese em um bloco. Tudo é feito com muito mais rapidez e conforto para o paciente.

 consultório odontológico com cadeira e luz direcionada a ela

4. Blog

O blog é uma forma de atrair pacientes para seu consultório. Nele você pode mostrar seu conhecimento sobre a área e se firmar como autoridade entre público e profissionais.

Da mesma forma que as redes sociais, o blog deve ser atualizado constantemente, nem que seja uma vez por semana. O importante é que o usuário saiba que, de tempos em tempos, vai encontrar conteúdos novos e relevante. E isso faz com que o site de sua clínica figure na primeira página dos principais sites de busca, como o Google, por exemplo.

Fale sobre técnicas, tratamentos, tecnologias, atendimento e tudo o que envolve a rotina odontológica. Depois de um tempo, mostre por que a sua clínica é a solução que o leitor precisa.

5. Site

Por mais que um site já não seja tão utilizado para comunicação, ele pode ser um centralizador de suas redes sociais, blog, endereço e demais formas de contato com a clínica. Além disso, um site:

  • dá um ar profissional ao seu consultório;
  • especifica todos os seus serviços;
  • mostra o diferencial do seu trabalho;
  • apresenta a experiência dos especialistas que trabalham em sua equipe.

Não se esqueça de contratar uma agência que saiba como desenvolver o site e seu design. É importante que haja uma identidade visual que esteja de acordo com sua clínica. Ela será usada também no WhatsApp, nas redes sociais, aplicativo e demais canais visuais do consultório.

6. Atendimento

O atendimento é o primeiro contato direto que o paciente tem com a sua empresa. Portanto, ele deve ser trabalhado tanto nas redes sociais quanto nos canais de comunicação. No entanto, não deve ficar apenas nisso: o relacionamento pessoal entre clínica e público também deve ser de alto nível.

Oriente todos os colaboradores, da secretaria à equipe multidisciplinar, a oferecer um atendimento humanizado ao paciente. Sentindo-se respeitado e acolhido, ele não terá motivos para procurar outra clínica odontológica.

7. Causas sociais

Participe de ONGs, eventos beneficentes, trabalhos sociais: além de mostrar seu trabalho, você estará fazendo o bem para outras pessoas. Nesses momentos, não é hora de divulgar sua marca ― sua dedicação já será um excelente cartão de visitas.

Além de atrair novos pacientes ― afinal, você vai mostrar que se preocupa com algo além do comercial ―, trabalhar por uma causa é uma forma de tornar sua clínica muito mais humanizada.

Pronto para atrair pacientes para seu consultório odontológico? Como você viu, a comunicação e o bom atendimento devem ser aliados do que há de melhor em tecnologia. Conheça os serviços que a DVI Radiologia vai proporcionar à sua clínica!

Conheça os 7 passos para a Odontologia Digital

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