10 equipamentos essenciais para o consultório odontológico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quem deseja montar um consultório odontológico sabe que é necessário separar uma boa parte de seu orçamento para o projeto. O trabalho de Odontologia exige equipamentos e recursos muito específicos, que não podem ser substituídos por itens genéricos. Portanto, ter uma lista de objetos essenciais para o funcionamento da sua clínica é fundamental antes de começar a comprá-los.

Para facilitar esse processo, neste post você encontra 10 equipamentos essenciais para o funcionamento de um consultório odontológico. Aqui, vamos ver apenas o que é importante para uma sala, sem contar sala de espera ou demais consultórios que sua clínica possa ter. Tome nota!

10 equipamentos essenciais no seu consultório odontológico

Confira o que não deve faltar na sua clínica. Assim você consegue montar um consultório completo.

1. Cadeira odontológica

Item primordial para um consultório odontológico, a cadeira deve ser, essencialmente, ergonômica e confortável, já que muitos pacientes ficarão na mesma posição por um tempo considerável. Outro fator importante é procurar por marcas confiáveis, para ter maior garantia de durabilidade.

Alguns modelos mais modernos já permitem que você acesse os dados do paciente sem ter que sair de perto dele.

Outros fatores importantes: observe se a cadeira não tem costuras (facilita a limpeza) e se conta com braços anatômicos e sistema antiesmagamento.

2. Pedal de comando

O pedal aciona funções da cadeira odontológica e controla a rotação dos instrumentos. Ele tem duas variações: a multifuncional e a multifuncional joystick, que lembra um controle de videogame.

3. Autoclave

A autoclave é essencial para a esterilização de quaisquer materiais e equipamentos no consultório odontológico, já que a Anvisa contraindica o uso de estufa. Além disso, o vapor sob pressão torna o processo de limpeza muito mais rápido e seguro.

É importante avaliar quantas pessoas dividirão a autoclave no consultório odontológico, a especialidade de cada profissional, a média de tamanho dos equipamentos que serão esterilizados e, é claro, a quantidade de pacotes usados por dia. Muitos equipamentos acabam sofrendo com a sobrecarga de material.

4. Fotopolimerizador

Equipamento essencial para restaurações, o fotopolimerizador transforma a resina líquida em massa. A luz azul do aparelho é responsável por endurecer os compostos da substância, que se fixam no dente. Ele será determinante na qualidade e na durabilidade de uma restauração e de uma faceta de porcelana.

Se você atender mais de uma especialidade no consultório odontológico, veja se o fotopolimerizador é versátil. O conforto também é um fator importante nesse tipo de equipamento.

cadeira de consultório odontológico

5. Compressor odontológico

Dentro do consultório, todos os equipamentos precisam de ar comprimido para funcionar. Sabendo disso, saiba qual o consumo de ar necessário para um bom atendimento. O ideal é que o compressor seja silencioso; dependendo de onde for instalado, o ruído pode ser muito alto.

Veja também a capacidade do compressor e quantas salas ele vai atender.

6. Jato de bicarbonato/ultrassom

É o aparelho responsável por expelir o jato de água, ar e bicarbonato de sódio, que fará a profilaxia do dente. O ideal é que o mesmo aparelho também seja de uso para ultrassom, que vai fazer a remoção de tártaro, limpeza do canal radicular, condensação de amálgama e abertura de canais calcificados.

O jato de bicarbonato/ultrassom consegue atender a pelo menos 3 especialidades: Periodontia, Endodontia e Estética.

7. Negatoscópio

É um recurso importante para visualização de radiografias no formato convencional, ou seja, que não são digitais. Ele tem um sistema de iluminação que permite a visualização de contrastes não tão nítidos. No entanto, se você adotar a Radiologia Digital, esse tipo de equipamento não será necessário.

8. Kit de alta e baixa rotação

O kit de alta e baixa rotação costuma ser adquirido ainda na época da graduação em Odontologia. Ele conta com todos os equipamentos essenciais para o trabalho de um dentista: micromotor, contra-ângulo, peça reta, motor de alta rotação ou extratorque.

Na hora da compra, é essencial observar o design dos motores (canetas). Observe também a irrigação em spray, que evita que a água espirre no rosto do profissional durante um procedimento.

Outro fator essencial é o custo-benefício. Embora preço não seja sinônimo de qualidade, é importante observar se o kit é composto por materiais de longa duração, pois o investimento é alto. Se você puder investir um pouco mais para ter equipamentos de mais qualidade, não hesite.

9. Ar-condicionado

Embora não seja específico para um consultório odontológico, o ar-condicionado é de extrema importância em ambientes da área da saúde (embora não seja obrigatório). A Anvisa não obriga a instalação de ar-condicionado, mas estabelece regras para que a climatização do ambiente não se torne uma fonte de problemas ou contaminação. Assim, é possível manter uma boa Qualidade do Ar Interior (QAI).

Segundo a Anvisa, além de manter o ar-condicionado limpo, é necessário fazer a troca de filtros a cada 6 meses.

10. Aparelho de raio-X

O melhor equipamento de raio-X atualmente é o de radiologia odontológica digital direta, como o uso de um scanner intraoral. As imagens da arcada dentária do paciente vão diretamente para o computador, sem necessidade de filmes e revelações. Além disso, a exposição à radiação (tanto do paciente quanto do radiologista) é consideravelmente menor.

Embora radiografias e tomografias sejam essenciais para o atendimento odontológico, os equipamentos são caros e necessitam de uma sala específica. Além do mais, demandam a contratação de um profissional especializado. Para otimizar o funcionamento da clínica, poupar espaço e recursos, o melhor é terceirizar o serviço de radiologia odontológica.

Agora que você já sabe o que é essencial para seu consultório odontológico, precisa conhecer os serviços de radiologia odontológica que possam oferecer imagens de qualidade e o melhor atendimento para seus pacientes. Entre em contato com a DVI Radiologia Odontológica e converse com um especialista.

Conheça os 7 passos para a Odontologia Digital

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu

DENTISTA SUAS REQUISIÇÕES ACABARAM?

Preencha o formulário abaixo:

Dentista solicite uma visita

Um representante entrará em contato para agendar uma visita.