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WhatsApp na Odontologia: como usá-lo no atendimento de pacientes

Muito utilizados para diversão, os aplicativos podem e devem facilitar a vida do profissional. Na área da saúde, eles já se tornaram essenciais: servem para agendar consultas, organizar a rotina de um consultório e até mesmo manter contato com o paciente. E é aí que entra o WhatsApp na Odontologia.

Embora muitas empresas considerem um problema, o uso do aplicativo pode trazer diversos benefícios para o atendimento diário. Otimizar atendimentos, remarcar consultas e tirar dúvidas com outros profissionais fica muito mais fácil.

Veja como utilizar corretamente o WhatsApp na Odontologia.

whatsapp para dentistas

Por que utilizar o WhatsApp na Odontologia?

Veja quais vantagens o uso do WhatsApp na Odontologia proporciona:

É gratuito

Mesmo a versão corporativa do WhatsApp é gratuita. No entanto, a empresa pretende cobrar futuramente pelos serviços adicionais, mas a versão convencional continuará sem custos. Por isso, aproveite.

Você reduz custos

Além de obter respostas mais rápidas (afinal, nem todos podem ou vão retornar  sua ligação), o uso do WhatsApp na Odontologia reduz o valor da conta de telefone. Uso de SMS, por exemplo, pode ficar no passado.

A maior parte dos seus pacientes faz uso do app

Quando você deseja falar com uma pessoa, qual é o método mais fácil: um telefonema ou uma mensagem no WhatsApp? Sim, a maior parte dos brasileiros faz uso do aplicativo. Para você ter uma ideia, em 2017 o WhatsApp atingiu 120 milhões de usuários mensais, e esse número só aumenta. É, portanto, o mensageiro mais utilizado no Brasil.

A versão Business é voltada para pequenas empresas

O WhatsApp Business nasceu para ser um canal de comunicação de pequenas e médias empresas com seus clientes. Ele é uma mistura do WhatsApp comum com o Slack, mensageiro voltado para empresas que trabalham com colaboradores remotos.

Se você é dono de um consultório pequeno, essa é a ferramenta ideal. Além das facilidades que a versão comum oferece, você conta com dados simplificados que vão auxiliar você a trabalhar com marketing digital. Com isso, nem você, nem a recepcionista terá problemas em responder ou programar mensagens.

É um canal oficial da empresa

Qualquer negócio deve ter vários canais de comunicação com o cliente. Com uma clínica odontológica, isso não deve ser diferente. Quanto mais formas de contato você oferecer ao paciente, mais fácil será para ele perguntar sobre seus serviços ou marcar uma consulta.

É possível configurar um perfil

A opção “Ver contato” do WhatsApp é, resumidamente, o perfil do usuário. Na versão Business, você pode configurá-lo de maneira mais completa, acrescentando informações como resumo do seu negócio (no caso, o consultório odontológico) ou endereço, site, e-mail e horário de atendimento.

Além disso, você pode usar a logo do seu consultório como imagem de perfil.

Como fazer bom uso do WhatsApp na Odontologia?

Use o WhatsApp Business

Para o WhatsApp na Odontologia ser ainda mais profissional, você pode usar a versão Business. Com isso, você mantém um perfil formal no mensageiro com informações objetivas sobre seu consultório, coloca outros dados de contato (site e e-mail, por exemplo), especifica horários de atendimento e configura mensagens automáticas.

Atualize os atendimentos via aplicativo

Um consultório com muitos pacientes costuma ter uma agenda diária bem cheia. No entanto, todo o atendimento pode ser otimizado se você puder confirmar os atendimentos pelo WhatsApp.

No dia anterior à consulta, a recepção pode mandar uma mensagem pedindo a confirmação do atendimento e o horário marcado. Dessa forma, o paciente não se esquece da consulta nem falta sem avisar. Além disso, se houver um imprevisto ele pode avisar pouco antes do horário.

Com esses horários vagos, a recepcionista pode perguntar se o paciente de um horário vespertino pode chegar um pouco mais cedo ou abrir uma exceção para um atendimento de emergência.

Conte com as mensagens automatizadas

A versão Business também conta com mensagens automatizadas, que são enviadas quando o usuário manda uma mensagem fora do horário de atendimento, por exemplo. É também possível configurar atalhos para respostas automáticas.

Separe o número pessoal do profissional

A versão convencional do aplicativo pode não apresentar a seriedade que o seu consultório demanda.  Além disso, você pode receber mensagens fora do horário de atendimento. Se estiver com o status online e o paciente perceber que não está sendo respondido, pode insistir ou criar uma situação desconfortável.

Portanto, se você quer usar o WhatsApp na Odontologia, adote a versão Business com um aparelho separado, que deve ficar com a recpecionista. Quando o paciente enviar uma mensagem fora do expediente, o aplicativo enviará automaticamente uma resposta informando sobre os horários de atendimento.

Cuidado com os arquivos de pacientes

Uma grande vantagem do WhatsApp na Odontologia é a facilidade de contato com outros profissionais no segmento ou relacionados. Você pode tirar dúvidas sobre uma radiografia, um histórico dentário problemático ou sobre um caso raro. Porém, assim como qualquer informação compartilhada na internet, o envio de arquivos sobre um paciente corre riscos.

O Código de Ética especifica que uma das ações consideradas infrações éticas é publicar, sem autorização por escrito, informações que identifiquem o paciente. Portanto, muito cuidado no envio de dados. Além disso, é obrigação do profissional resguardar o sigilo profissional e a privacidade do paciente.

Não faça diagnósticos pelo WhatsApp

É terminantemente proibido prestar consultas, dar diagnósticos ou prescrever remédios por meio de comunicação, pois também constitui infração ética. O WhatsApp Business veio para facilitar a remarcação de consultas e o contato com outros profissionais, mas não deve ser usado muito além disso.

Não envie fotos de “antes e depois”

Em outros tipos de empresa, é bem comum observarmos promoções e propagandas com imagens “antes e depois”, que demonstram as supostas maravilhas que determinado produto ou serviço oferece. Já na Odontologia, isso também é terminantemente proibido pelo Código de Ética.

Alguns profissionais da Odontologia podem se aproveitar que nem todos os pacientes sabem dessa informação. No entanto, você não deve cometer esse mesmo erro. Além de antiético, é, de certa forma, subestimar a inteligência do seu público. Por fim, as imagens ficam gravadas não só no seu WhatsApp, como também nos arquivos recebidos pelo outro usuário. Ele pode utilizá-la para denúncias no Conselho.

Entendeu como funciona o WhatsApp na Odontologia? Como visto, o uso de tecnologias mobile pode tornar a rotina de trabalho  muito mais otimizada. Para entender mais sobre o assunto, confira 10 apps para dentistas que vão revolucionar seu consultório!

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