Como conquistar a confiança dos seus pacientes

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É de conhecimento popular o temor que muitas pessoas sentem pelo consultório de um dentista. Para que esse fator não prejudique a saúde do indivíduo, é essencial que o profissional seja capaz de atrair a confiança de pacientes odontológicos. Esse vínculo vai ser determinante durante todo o tratamento — aliás, ele será o ponto-chave para que o tratamento tenha eficácia.

O profissional e a sua equipe devem se preocupar em atrair a confiança de pacientes odontológicos logo na primeira consulta. Mais do que uma questão de Marketing, é a humanização do tratamento — algo em falta, mas de extrema importância no âmbito da saúde.

Mas como estabelecer essa relação de confiança entre pacientes e o profissional de Odontologia? Neste post, vamos dar algumas orientações para estabelecer esse vínculo. Confira!

Como atrair e cativar a confiança de pacientes odontológicos?

Como dito, o vínculo de confiança é importante não apenas para reter um cliente. Ele impacta na eficácia do tratamento, já que boa parte deste pode vir a ser feita fora do consultório (uso de fio dental, seguir corretamente as recomendações etc.). Confira algumas dicas de como aumentar o vínculo entre profissional e público.

Educação sempre

Um paciente pode chegar nervoso com algum problema relacionado ao tratamento. Mesmo que ele chegue alterado e nervoso, faça o possível para contornar a situação. Nesse caso, é importante não deixá-lo com a recepcionista. Além de constrangê-la por um motivo que não tem a ver com o trabalho dela, a questão não será resolvida.

Chame-o para seu consultório, mantenha o tom de voz calmo e peça a ele para esclarecer o ocorrido.  Garanta que o problema será resolvido — e resolva-o. Se o problema não for causado pelo tratamento, explique ao paciente mas, mesmo assim, faça o possível para resolvê-lo.

Esse tipo de abordagem também deve ser feita pelo telefone. Se a recepcionista receber alguma reclamação do tipo, peça para que ela passe a ligação para você. Caso esteja em atendimento, garanta que você retornará o mais rápido possível.

Peça para o paciente ir ao consultório para que possam resolver a questão pessoalmente. É muito mais fácil conquistar a confiança de pacientes odontológicos se você mesmo resolver o problema. Com isso, ele vai perceber que há valor na relação entre profissional e cliente. Se tentar resolver por WhatsApp, por exemplo, ele provavelmente vai pensar que você pediu a um colaborador para responder.

Crie um ambiente acolhedor

O paciente deve ser atraído assim que coloca os pés no seu consultório. Uma equipe bem treinada e que oferece uma boa recepção vai atrair a confiança do seu futuro paciente. Da recepção ao pós-atendimento — seja ele feito por você ou por outro membro da clínica — ofereça um tratamento humanizado ao paciente.

O ambiente acolhedor também deve ser refletido na infraestrutura. Equipamentos novos e de alta tecnologia, sala de espera confortável e boa limpeza das ferramentas são fundamentais.

Serviços radiológicos, por exemplo, podem (e devem) ser terceirizados para otimizar o atendimento do consultório. No entanto, é importante que a clínica radiológica mantenha esses mesmos valores.

Esclareça todas as suas dúvidas

Quem trabalha na área de saúde sabe da importância do estudo constante. Além de estar informado sobre novas técnicas e tecnologias, você pode tirar as dúvidas do seu público com mais propriedade. Por isso mesmo, um fator importantíssimo para conquistar a confiança de pacientes odontológicos (aliás, de qualquer segmento) é mostrar que você realmente entende do seu trabalho.

Há profissionais, no entanto, que não têm paciência ou que se aborrecem quando alguém faz muitas perguntas. Isso, na verdade, só faz quebrar a confiança de pacientes odontológicos com o profissional, já que eles não vão se sentir à vontade de fazer qualquer questionamento.

Se você indicar um tratamento a um indivíduo e não esclarecer os motivos para fazê-lo, ele provavelmente vai desistir.

Saiba ouvir

Para que o paciente se sinta seguro em falar, o odontologista precisa mostrar interesse genuíno em ouvi-lo. Ouça-o e demonstre atenção enquanto ele fala. Interrupções só devem acontecer quando houver necessidade. Apenas silêncio e olho no olho podem ser fatores que vão mudar a relação de confiança de pacientes odontológicos e você.

Estimule o paciente a falar

Há pacientes tímidos, fechados, de respostas curtas e até mesmo com medo do seu julgamento. Afinal de contas, orientações sobre higiene bucal ainda são privilégios em muitos locais do País. Portanto, estimule seu paciente a falar. Faça perguntas além da anamnese e deixe claro a ele que você não está ali para julgá-lo, e sim para conhecê-lo e, a partir daí, proporcionar o tratamento necessário.

Faça anotações

Enquanto o paciente estiver falando, faça anotações sobre pontos importantes. Volte aos dados que você anotou sempre antes de ele entrar no consultório. Ele vai perceber que você realmente ouve e valoriza aquilo que ele diz, o que vai aumentar a conexão entre profissional e paciente. Além disso, vai ser um ponto de partida para a consulta e vai facilitar a abertura do público às suas questões.

Tenha vários canais de contato

Um paciente sente muito mais confiança quando tem facilidade de encontrar o profissional. Telefone, WhatsApp (profissional, vale lembrar), e-mail e até redes sociais da sua clínica vão estabelecer vínculos, atrair novos pacientes e, é claro, fidelizá-los.

Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais podem ser importantes ferramentas para atrair a confiança de pacientes odontológicos. Pense em quando o usuário faz uma pesquisa sobre alguma dúvida que ele sente sobre cáries, por exemplo. Quando ele faz uma busca no Google, acaba caindo em um post da sua página no Facebook sobre o assunto.

Quando o post é bem escrito, traz clareza nas informações e objetividade no esclarecimento, o usuário vai sentir muito mais confiança na qualidade do seu atendimento. Resumindo, ele vai entender que você realmente entende de Odontologia.

Tenha um portfólio

Quer atrair a confiança antes mesmo da primeira avaliação? Essa dica pode ser seguida tanto em um material físico quanto online (se possível, tenha os dois). O portfólio é um material em que você vai apresentar a sua clínica. Coloque, de forma resumida, a história da clínica, missão, visão e valores, boas fotos da sua infraestrutura, serviços prestados e imagens da equipe.

No material físico, faça um folder dobrável de tamanho A4 ou a A5 para ser entregue a clientes que desejam conhecer sua clínica. Já online, esse portfólio pode ser colocado dentro do seu site, em uma página interativa, bonita e atrativa. Não se esqueça de inserir formas de contato para aproximar seu futuro paciente.

Pronto para colocar essas dicas em prática? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros profissionais a conquistar a confiança de pacientes odontológicos!

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