Site icon DVI Radiolgia

Diferença entre clínica odontológica e clínica de radiologia odontológica

Prezar pela saúde bucal é imprescindível. Esse cuidado tão necessário engloba a realização de exames detalhados e radiografias complementares. Isso é essencial para um diagnóstico preciso. Nesse sentido, o trabalho da clínica de radiologia odontológica é de suma importância, mas sempre atuando em conjunto com a clínica odontológica, pois, afinal, é ela quem solicita os exames.

Nesse post, mostraremos qual é a diferença entre clínica odontológica e clínica de radiologia odontológica. Acompanhe!

Diferenças entre clínica de radiologia odontológica e clínica odontológica

Apesar de estarem intimamente relacionadas, já que uma se interliga e depende da outra, existem várias diferenças entre clínica de radiologia odontológica e clínica odontológica.

Em uma clínica odontológica são feitos os procedimentos bucais propriamente ditos, como obturações, limpeza, canais, colocação de aparelhos ortodônticos e assim por diante.

Já na clínica radiológica são realizados serviços de diagnóstico por imagem bucomaxilofacial, ou seja, boca, maxilar e face. Assim, ela lida com exames como radiografias (de diversos tipos) tomografias, além das documentações odontológicas.

Outra diferença está relacionada aos profissionais que atuam na clínica. Na clínica de radiologia odontológica, é preciso um técnico ou tecnólogo com formação e capacitação específica para operar os equipamentos de obtenção de exames imagem.

Após a obtenção das imagens, o profissional formado em Odontologia com habilitação específica em radiologia odontológica as analisa, faz o laudo e assina. O próximo passo é enviar os exames ao dentista que os solicitou.

O ramo da odontologia no Brasil favorece o nicho “radiologia odontológica”

Segundo informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a quantidade de profissionais especialistas no ramo de radiologia odontológica é pequena, cerca de 4,4% se comparado a outros nichos. Isso pode ser uma excelente oportunidade para abrir uma clínica ou uma franquia nessa modalidade.

Assim, as clínicas de radiologia odontológica são um diferencial para quem pretende se destacar no mercado.

No que consiste uma clínica de radiologia odontológica?

Se esse nicho tem muito a crescer, nada mais natural do que desejar conhecer um pouco mais sobre ele.

Abrir uma clínica de radiologia odontológica é apostar em um negócio altamente promissor. Essa é uma área que está crescendo intensamente por todo o Brasil.

A clínica de radiologia odontológica se vale de técnicas da radiologia tradicional, porém aplicando-se na obtenção de imagens, análises e diagnósticos de eventuais problemas dentais e faciais.

Como mencionamos brevemente no item anterior, a radiologia odontológica é um elemento fundamental em diversas áreas da odontologia como:

Há diversos tipos exames de radiologia odontológica, compreendendo:

Prós e os contras da clínica odontológica

Os prós e os contras da clínica odontológica são:

Vantagens da clínica odontológica

Desvantagens da clínica odontológica

Prós e contras de montar uma clínica de radiologia odontológica?

Há muitos benefícios, e algumas desvantagens, em abrir uma clínica da radiologia odontológica. São eles:

Vantagens da clínica de radiologia odontológica

Desvantagens da clínica de radiologia odontológica

Franquia de radiologia odontológica como opção na área

Uma alternativa bastante viável e muito atraente para quem quer abrir uma clínica de radiologia odontológica é optar por uma franquia. Investir em uma franquia de radiologia odontológica possui uma série de vantagens — entre elas o fornecimento de todo o suporte necessário para a criação da clínica por parte da franqueadora.

Além disso, as facilidades de uma franquia são incontáveis. Por se tratar de um negócio já estabelecido e conhecido no mercado, isso proporciona maior tranquilidade e segurança em termos de sucesso do estabelecimento.

Gostou de conhecer a diferença entre clínica odontológica e clínica de radiologia odontológica? Entre em contato conosco para obter mais informações sobre essa área em franca expansão!

Sair da versão mobile