7 dicas para você crescer na carreira na odontologia

O objetivo de qualquer odontólogo é construir uma sólida carreira na odontologia, conquistando renome e se tornando uma referência, além obviamente de obter um bom retorno financeiro. Todavia, além da realização profissional, todos querem ter qualidade de vida e tempo para apreciá-la. No entanto, como alinhar o sucesso da clínica com os demais âmbitos da vida?

Em outras palavras, como seria possível lidar com a enorme carga de trabalho? É possível ficar livre do estresse gerado pela clínica odontológica? Como empreender em odontologia de forma segura e eficaz, assegurando a longevidade do negócio? De que modo obter retorno financeiro rápido e robusto, porém, sem se sacrificar em demasia?

Continue lendo e encontre as melhores respostas para você decolar na sua carreira na odontologia.

5 passos para alavancar sua carreira na odontologia

Um dos princípios mais importantes de querem ter sucesso é planejar de forma cuidadosa e detalhada a sua carreira na odontologia. Contudo, não existe uma fórmula mágica, que promove milagres imensuráveis e instantâneos.

Para que seu crescimento na carreira em odontologia se tornem uma realidade viável, é fundamental ficar por dentro de algumas dicas que tem o potencial de te auxiliar em todo esse processo.

Listamos abaixo 5 dicas imperdíveis para planejar e crescer na sua carreira na odontologia:

1. Analise a qualidade do trabalho realizado

Faça uma varredura profunda e sincera do nível de qualidade do seu trabalho. A razão para tal ação é verificar se a sua atuação tem sido de fato boa, se há ou não falhas, o que pode ser melhorado e assim por diante.

Pratique a humildade e faça uma autoanálise completa e honesta. Procure conhecer os seus pontos fortes e fracos e analisando o que você tem de melhor para poder focar nisso. Mas precisamos ter cuidado. Isso porque, é comum pensarmos que o que fazemos é muito bom, que não há nada errado e que, muitas vezes, somos melhores que o nosso concorrente. Se você se enxergou nessa situação, saiba que é normal ter esse sentimento exacerbado de confiança.

O problema é que essa atitude nos deixa estagnados. É nesse momento que entra a próxima dica!

2. Avalie seu grau de especialização e aprimoramento

Conforme citado anteriormente, é essencial manter-se atualizado. Assim,  é imprescindível participar de congressos, palestras, workshops, simpósios, além também de realizar cursos de especialização, aperfeiçoamento e até mesmo um mestrado ou doutorado, por exemplo.

Manter essa postura é importante em qualquer área, mas no ramo da saúde, as mudanças são muito constantes. Por isso, os profissionais que não se aprimoram terão dificuldades para vencer a concorrência, sempre acirrada. Aliás, uma boa forma de estar à frente, é investir em especializações na área de radiologia odontológica. Mas isso é tema da dica a seguir.

3. Nutra relacionamentos excelentes com os clientes

É um fato consumado: um atendimento diferenciado, onde realmente se escuta as queixas do paciente, além de nutrir empatia e respeito, faz muita diferença. Quando o atendimento é bom, constrói-se uma imagem positiva junto ao cliente, cativando e, principalmente, fidelizando esse cliente.  Tudo isso junto permite que você conquiste novos clientes e também os fidelize.

4. Aposte em tecnologia

Com o avanço da ciência e da tecnologia, novas técnicas, métodos e equipamentos vão sendo desenvolvidos. Com produtos e serviços avançados e modernos, os resultados serão muito superiores, o que te deixará mais realizado e os clientes mais satisfeitos  e fidelizados.

5. Faça marketing de si e do seu negócio

Trabalhando em um consultório próprio ou com uma equipe de dentistas em uma clínica, querendo ou não, o que você faz não deixa de ser empreender em odontologia. Dessa forma, como ocorre com todo negócio, ser bom não é o suficiente: é preciso saber divulgar a si mesmo e a sua clínica ou franquia de odontologia.

Para tanto, nesse contexto contemporâneo, é vital investir em marketing, tanto no tradicional, quanto em ter um site na internet e também estar presente nas redes sociais. Essas duas últimas opções são cruciais nos dias de hoje!

6. Aposte em abrir seu próprio negócio

Na dica acima, mencionamos consultório próprio e clínica de odontologia. Então, se você já atua em um consultório próprio, abrir sua própria clínica pode ser mais fácil do que você imagina. Mas se você atua em uma clínica de outro profissional, montar sua própria clínica também pode ser bastante atrativo.

Em outro post, mencionamos as vantagens de ter a sua própria empresa:  Franquia odontológica ou negócio próprio: o que escolher? E como boa opção de clínica na atualidade, está a clínica de radiologia odontológica, uma opção bastante atrativa de negócio.

Aliás, é possível descobrir a diferença entre clínica odontológica e clínica de radiologia odontológica e, assim, optar pela melhor opção para seu momento atual sempre visando crescer na sua carreira na odontologia.

7. Deixe o ambiente da sala de espera confortável

Você reparou que, muitas vezes, os pacientes passam grande parte do tempo na sala de espera do consultório? Pensar nisso torna fácil entender por que investir nesse ambiente é importantíssimo para quem quer ser bem-sucedido na carreira na odontologia, não é mesmo?

Isso porque, muitas pessoas ainda têm “medo de ir ao dentista” e, deixar o ambiente acolhedor é uma excelente maneira de manter os clientes fiéis. Deixar água fresca e gelada, além de café à disposição dos pacientes, além de oferecer o conforto do ar-condicionado e de poltronas confortáveis fará muita diferença. No banheiro, não deixe faltar papel higiênico macio e a limpeza precisa ser impecável e constante!

A decoração em tons suaves também permitem que a pessoa se sinta relaxada e que a espera pelo atendimento não pareça ser longa. Aliás, uma televisão ligada também ajuda a distrair e a fazer o tempo passar mais depressa.

E então, o que achou das nossas dicas para crescer na carreira na odontologia? Tem mais alguma dica? Se sim, adoraríamos saber o que pensa a respeito! Deixe seu comentário abaixo!

Gostou dessa matéria? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário