Ícone do site DVI Radiologia

8 coisas a considerar para escolher a franquia certa para você

A geração atual é uma das mais empreendedoras de todos os tempos. Porém, poucas pessoas sabem como começar um negócio do zero. Se você se viu em uma ou em ambas as situações e deseja empreender no ramo de odontologia, que tal conferir algumas coisas fundamentais que você deve saber na hora de escolher a franquia certa para você?

Optar por abrir uma franquia é algo muito atraente. Esta modalidade de negócio funciona da seguinte maneira: um mesmo modelo de loja ou prestação de serviço é transferido para várias localidades. Para que isso possa ser feito, é necessária a autorização de quem criou o modelo inicial e que já está rendendo muito lucro para ele.

Sendo assim, a chance da chamada “empresa gêmea” alavancar é muito grande. Por isso, muitas pessoas optam pelas franquias, ao invés de criar um negócio do zero, sem uma marca estruturada no mercado.

Se você deseja saber como escolher a franquia certa, leia nossas dicas de como escolher a franquia certa: em oito passos.

Oito formas de escolher a franquia certa em odontologia

1. Afinidade e conhecimento com a área da franquia pretendida

Para ser mais direto, primeiramente é importante escolher aquilo que você gosta de fazer. Saiba que manter uma empresa nem sempre é fácil. É preciso ter disponibilidade para estudar, inovar e manter contato com os clientes. Desta forma, quando você gosta daquilo que faz, tudo fica muito mais simples!

Dito isso, o ideal é procurar passar por um processo de autoconhecimento, se perguntando: quais áreas tenho interesse? O que gosto de fazer? O que sei fazer com excelência? Dentro da própria de odontologia, por exemplo, existem várias vertentes, incluindo a franquia de radiologia odontológica DVI Radiologia.

Ao responder estas perguntas, será mais fácil de entender qual rumo você deve seguir. Ao unir o seu gosto pessoal a uma franquia renomada no mercado, a chance de sucesso é muito grande.

2. Analise a concorrência da franquia escolhida

Fazer uma pesquisa de mercado é um dos primeiros passos antes de escolher a franquia certa para você.

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a concorrência, ou seja, observar como trabalham as outras lojas do mesmo segmento que você deseja atuar.

Se em sua região existe muita concorrência, analise a demanda pelo serviço, pois, isso fará toda a diferença em sua lucratividade.

A dica neste caso, é: pense em inovação! Quanto mais inédito for o produto ou serviço que você oferece, maior a chance dele alavancar.

3. Escolha uma franquia que caiba em seu orçamento

Atualmente, existem diversos tipos de franquias. Isso inclui todos os segmentos, como o da alimentação, de limpeza, beleza, saúde (aqui inclui o ramo da odontologia) etc. Existe espaço para todas as pessoas, porém, é preciso analisar aquilo que mais cabe em seu bolso.

Cada franquia possui um valor de aquisição, além de um valor para ser mantido mensalmente. Um dos passos mais importantes na aquisição de sua franquia é fazer os cálculos do quanto você pode investir. Parece algo óbvio, mas nem todos lembram de fazer essas contas.

4. Evite as armadilhas das franquias que estão na moda

É de suma importância que você evite os modismos. Mas afinal de contas, o que isso significa?

Bom, a verdade é que de tempos em tempos, alguns empreendimentos viram tendências de empreendedorismo. Porém, nem sempre este modelo de negócio de estabelece de maneira sólida no mercado.

Por isso, é imprescindível entender que seu empreendimento não pode ser como a moda, que muda a cada estação. É necessário pensar em um empreendimento sólido, que faça a diferença na vida dos consumidores, como as franquias na área da saúde.

Assim, no momento de escolher a franquia certa, procure focar em áreas que tenham uma demanda grande e que atendam às necessidades dos seus potenciais clientes.

5. Pesquise, leia e saiba tudo sobre a franquia escolhida

A primeira coisa a ser pesquisada é: terei o suporte necessário para conduzir a minha franquia? Você precisa ter total apoio do franqueador. Na maioria dos casos, para saber essas informações, basta pesquisar tudo sobre a franquia piloto e seu modelo de gestão.

Ao pesquisar sobre a área e sobre a franquia escolhida, você vai descobrir quais inovações pode fazer e como se comportar diante da concorrência. Isso fará total diferença na hora de conseguir sair na frente dos outros empreendedores de sua região. Quanto mais você ler, se manter informado e conhecer sobre a sua área de atuação, mais sucesso você alcançará.

6. Converse com outros franqueados

Para escolher a franquia certa, uma dica fundamental é conversar com outros franqueados de localidades distintas.

Por meio de conversas e contato, você consegue descobrir como o mercado escolhido está se comportando. Assim, é possível ter uma previsão de sua lucratividade. Também é importante descobrir como é o relacionamento dele com o franqueador.

Esse ato ainda o manterá conectado com os outros franqueados,  podendo manter uma rede de suporte para tirar dúvidas e resolver problemas mutuamente!

7. Analise a lucratividade da franquia que você escolheu

Para escolher a franquia certa, você precisa ter em mente a lucratividade que o empreendimento pode oferecer a você. Embora todo novo negócio seja incerto no começo, você pode sim ter uma previsão de lucros e ganhos a médio e longo prazo.

8. Franquias em ascensão: área odontológica

Agora que você sabe como escolher a franquia certa para você, chegou o momento de colocar seu plano em ação. Atualmente, a área odontológica oferece grandes oportunidades.

Estando posicionada dentro da área da saúde, este é um segmento que está dentro da prioridade de consumo das pessoas.

Além de deixar de lado a loucura das clínicas de odontologia, a franquia oferece uma lucratividade muito atrativa. A maior rede de radiologia Odontológica do país, por exemplo, a DVI Radiologia oferece suporte de qualidade a seus franqueados. Os números comprovam a gestão de excelência!

A empresa conta com:

Além disso, a DVI oferece apoio total a seus franqueados, acompanha os resultados, faz visitas técnicas e ainda oferece suporte para novas estratégias. Contando com um histórico de sucesso de 100% dos franqueados, a empresa conta com números impressionantes.

Se você quer ter mais tranquilidade, lucratividade e ainda fazer o que gosta, que tal conhecer a DVI Radiologia?

Sair da versão mobile