Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia odontológica

Você sabia que abrir uma franquia odontológica pode ser uma ótima opção? Além de ser uma área de alto crescimento, você sempre tem garantia de ter apoio e suporte do franqueador! Se formos pensar em números, por exemplo, em 2018 o segmento de franquias teve um crescimento surpreendente de 5,1%.

Este número deixa claro que não é necessário se intimidar com a situação econômica do país. Uma das explicações pode ser: quando uma marca de franquia é forte, a lucratividade é praticamente garantida.  

A área da odontologia é uma das que mais cresce no Brasil. Por ser uma área da saúde, o investimento nos dentes sempre é uma prioridade. Além disso, abrir uma franquia odontológica com uma marca estabelecida garantia de sucesso é ainda maior.

Quer saber como abrir uma franquia odontológica e quais as melhores opções disponíveis no mercado? Então não deixe de acompanhar as dicas a seguir.

Abrir uma franquia odontológica: vantagens e desvantagens

Abrir uma franquia odontológica é uma das possibilidades com mais garantia de lucros. Por isso, listamos os cinco motivos pelos quais você deveria começar a investir neste segmento. Mas como nem tudo são flores, citamos alguns pontos negativos desta modalidade para que você faça sua escolha com muita segurança.

É a melhor opção para dentistas

O primeiro segredo para ter uma franquia de sucesso é o amor pelo que faz. Sendo assim, dentistas são os profissionais mais indicados para abrir uma franquia odontológica de sucesso.

Sim, se você é um profissional formado e pensa em abrir uma clínica particular, vale a pena pensar em ser um franqueado devido ao já mencionado amplo crescimento no Brasil. Quando se tratam de redes odontológicas, a concorrência é menor e você pode ter um suporte especializado.

A área de odontologia oferece um retorno financeiro relativamente rápido do valor investido. Isso ocorre por que a demanda pelos serviços deste segmento é alta.

Marca com nome forte no mercado

Você pode estar se perguntando: qual a vantagem de abrir uma franquia odontológica ao invés de investir em uma clínica? Bom, esta resposta é muito simples: a MARCA!

Assim, se planeja abrir uma empresa do zero, é preciso entender que levará um tempo até que você se estabeleça no mercado. Pode ser que demore até que o nome do seu negócio fique forte e você tenha sua rede de pacientes.

Neste sentido, a franquia pode ser uma opção mais interessante, por possuírem um nome forte no mercado. Além disso, por contar com um marketing já estabelecido nos negócios, fica muito mais fácil conquistar o seu espaço no mercado.

Com isso, você poderá ter a oportunidade de ter um negócio sólido. Essa é a sua garantia de que você fugirá  das inseguranças que todos os novos empreendedores enfrentam.

Captação mais rápida de clientes

Ao abrir uma franquia odontológica, você terá muito mais facilidade de fazer a sua captação de clientes, visto que o marketing empresarial já está estabelecido.

O marketing é a área responsável por atrair clientes para um negócio. Sendo assim, as franquias já possuem toda uma estrutura pronta, o que facilita muito a vida dos franqueados.

Com uma rede de atendimento consolidada, o franqueado conta com um suporte online e presencial completamente estruturado. Sem contar que todas as propagandas feitas pela franquia irão influenciar diretamente na captação de clientes dos franqueados.

Desta forma fica muito mais fácil aumentar o número de pacientes.  

Redução de riscos

O sonho de muitos dentistas é ter sua clínica própria e com isso, mais liberdade pessoal. Porém, o que poucos sabem é que existem riscos na hora de empreender. O começo é incerto e pode ser que os lucros demorem em aparecer.

Por outro lado, ao iniciar um empreendimento como franqueado, os riscos diminuem muito. Conforme já descrito acima, ter uma marca já consolidada no mercado ajuda muito.

É possível ter uma previsão de seus ganhos. Você pode entrar em contato com outros franqueados do mesmo segmento e ter uma ideia de como o mercado de comporta.  

Suporte na administração do negócio

Uma das maiores dificuldades de novos empreendedores é a gestão de seus negócios. A maioria das universidades não prepara seus alunos para se tornarem gestores. No caso dos dentistas, não é diferente.

Com isso, nem sempre há uma confiança pessoal para iniciar um empreendimento. Neste caso, ser um franqueado na área de odontologia pode ser uma saída. Isso por que as franquias oferecem um suporte especializado na área de gestão e administração.

Os franqueados recebem treinamento e todas as modalidades de suporte para o polo da franquia. Isso ajuda muito a ter controle sobre as finanças, controlar o fluxo do caixa e fazer com que a empresa atinja níveis de elevados de sucesso.

Treinamentos constantes e capacitação

Outra importante vantagem em abrir uma franquia odontológica é a possibilidade de estar sempre se capacitando e fazendo treinamentos.

Dessa forma, quem investe em uma franquia, além de ter um suporte especializado, tem a oportunidade de estar sempre por dentro das novidades. As franquias investem muito em seus franqueados, visto que buscam a melhoria e inovação sempre.

A seguir, as desvantagens em ter uma franquia.

Padronização de negócio

Ao abrir uma franquia, é preciso entender que você terá de seguir uma padronização. Seu negócio será inspirado em uma empresa matriz, portanto, é necessário seguir regras.

Flexibilidade

Conforme dito anteriormente, nem sempre a franquia pode oferecer toda a liberdade a seu franqueado. Isso acontece porque todas as franquias se baseiam em um modelo único, a matriz. Sendo assim, o franqueado nem sempre poderá inovar e mudar o modelo de negócio de acordo com suas próprias vontades.

Neste caso, a flexibilidade e possibilidade de inovação são bem menores se comparadas a um empreendimento próprio.

Localização

Se você está pensando em abrir uma franquia, saiba que a localização deverá ser estabelecida de acordo com as regras da franquia escolhida.

Por isso, o local não poderá ser escolhido apenas por você. Será necessário entrar em um acordo.

Conheça mais sobre a DVI Radiologia

A DVI é uma das franquias mais prestigiadas da atualidade. Isso acontece porque é a maior empresa de radiologia odontológica, o que dá uma enorme credibilidade à empresa.

Atualmente, 100% dos franqueados atingiram sucesso com a DVI, o que possibilita a tranquilidade no momento de investir. Sendo assim, não há o risco de investir em algo incerto.  

Sendo uma franquia que cresce cada vez mais, a empresa oferece o suporte aos franqueados, com treinamentos e ajuda na administração e gestão. A preocupação com o crescimento e excelência da franquia é um dos maiores objetivos da DVI.

Além disso, a empresa conta com uma assessoria de imprensa própria, o que proporciona um trabalho de marketing direcionado e competente. Isso sem contar que os franqueados da DVI contam também com um acompanhamento de novas obras de instalação para novos franqueados.

Gostou de conhecer as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia odontológica? Agora, aproveite para conhecer mais sobre a DVI franquia odontológica.

Gostou dessa matéria? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu

Dentista solicite uma visita

Um representante entrará em contato para agendar uma visita.

DENTISTA SUAS REQUISIÇÕES ACABARAM?

Preencha o formulário abaixo: