DVI Radiologia

Implantes e próteses dentárias: o que o futuro reserva

Implantes e próteses dentárias são parte significativa do trabalho de um dentista e grande motivação para a procura de um tratamento odontológico. Antes, o resultado ficava um pouco artificial — é só pensarmos na prótese parcial removível de estrutura metálica. Com o avanço da tecnologia, os procedimentos começaram a ser mais precisos, acessíveis e esteticamente naturais.

Mas não foram apenas os materiais que melhoraram. Tudo o que envolve a criação de implantes e próteses dentárias avançou consideravelmente, desde a captação de imagens que servirão de base para o modelo até o tipo de equipamento que vai construí-la no bloco de material rígido. A evolução chegou ao ponto de resumir meses de trabalho e adaptação em apenas um dia.

Neste post, vamos conhecer 5 inovações tecnológicas que revolucionaram a criação de implantes e próteses dentárias. Confira!

Quais as técnicas atuais mais inovadoras em próteses dentárias?

Impressão 3D

A impressão 3D é um trabalho em conjunto com as imagens retiradas do scanner intraoral e editadas em um software como o DSD. Ao escanear a arcada dentária do paciente, o aparelho manda as imagens para o computador, que serão editadas em um software. A partir delas, o profissional consegue informações importantes para confecção do implante, como densidade da gengiva e distância entre os dentes no espaço onde o trabalho será feito.

Com tudo pronto, as informações são mandadas para a fresadora, que fará a confecção do protótipo em um bloco de material rígido. Como tudo foi feito com base na arcada dentária e nas medidas do paciente, o grau de precisão é altíssimo e não há necessidade de reparo após a colocação.

Digital Smile Design (DSD)

O Digital Smile Design, conhecido na Odontologia como DSD, é um software importantíssimo na confecção de próteses dentárias. É nele que o profissional responsável vai desenhar a prótese de cada paciente. Mas para que tudo ocorra como desejado, o desenho é feito em cima das imagens captadas pelo scanner intraoral, além de tomografias computadorizadas (TC) e vídeos do paciente.

O mais interessante aqui é que é possível ir tanto de acordo com as medidas técnicas quanto com o desejo do paciente. Portanto, além do alto grau de precisão e previsibilidade (é possível saber o resultado antes mesmo da confecção), você satisfaz o desejo estético do paciente. Afinal, a colocação de implantes e próteses dentárias, além de auxiliar na saúde bucal do paciente, proporciona um sorriso desejado e aumenta a autoestima do indivíduo.

O DSD também é importante na criação da lente de contato dental.

Mini-implante dentário

O mini-implante dentário mostra como a Odontologia brasileira é uma das melhores do mundo. Criada nos laboratórios da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, a tecnologia veio para substituir as dentaduras ou cirurgias invasivas para colocação de próteses dentárias. Além disso, tem custo muito menor tanto para profissionais quanto para pacientes.

Os implantes convencionais para a colocação de próteses dentárias costuma ter de 3,4 a 5 milímetros de diâmetro  — o mini-implante tem, no máximo, 2 milímetros. No mercado, já alguns mini-implantes comercializados, mas são maiores que essa nova versão (2 a 3 milímetros).

A vantagem aqui é que o paciente não perde em nada na segurança das próteses dentárias na gengiva. Os formatos chanfrados e autoperfurantes e os modelos com broca helicoidal garantem a firmeza do procedimento.

Além disso, os mini-implantes dispensam enxertos ósseos e não causam tantos riscos cirúrgicos. Isso permite que um novo leque de pacientes possa passar pelo procedimento tanto para próteses dentárias maiores quanto para unitárias.

A técnica também exige menos recursos para o procedimento (o que o deixa mais barato que o convencional),  menos tempo de cirurgia e, consequentemente, menos tempo de recuperação do paciente.

Por fim, é um método sustentável: como demanda uma quantidade menor de metais e polímeros, o a quantidade de resíduos descartados (que levariam décadas para serem degradados) também diminui.

Técnica ALL-ON-4

Mais uma técnica para a colocação de próteses dentárias, a ALL-ON-4 veio para eliminar o uso de dentaduras, próteses móveis e enxertos ósses para desdentados totais. Além disso, assim como a técnica de mini-implantes, ela também custa menos, é mais rápida, simples e com um pós-operatório mais tranquilo.

Embora semelhante a uma dentadura, ela é muito mais segura, já que não desgasta ou “machuca” a gengiva, ficando “solta” na arcada dentária com o passar dos anos. A ALL-ON-4 é a colocação de quatro implantes que vão prender uma prótese unitária. Os implantes são colocados onde a quantidade de osso é maior, por isso não há necessidade de enxertos.

Assim como ocorre com outras próteses dentárias, o planejamento da ALL-ON-4 é feito com base em TCs, onde o profissional pode analisar o local, a inclinação e o diâmetro do implante.

O tratamento é ideal para desdentados totais que sofrem com atrofia maxilar severa, ou seja, casos considerados impossíveis para a Odontologia tradicional.

Dispositivo protético dental de polímero de alto desempenho

Polímeros de alto desempenho são mais leves, apresentam qualidades mecânicas, térmicas e químicas diferenciadas, flexíveis e fáceis de fabricar. Estão presentes em diversos produtos voltados para a implementação de próteses dentárias.

Hoje, eles permitem a fabricação de próteses dentárias parciais removíveis (RPD) sem o uso de estruturas de metais, biocompatíveis, mais confortáveis, leves e com aparência natural.

Os polímeros de alto desempenho também estão presentes na fabricação de próteses dentárias mais duradoras que as feitas com o acrílico.

Como você viu, a Odontologia brasileira já adotou diversas técnicas para oferecer próteses dentárias com mais qualidade. No entanto, é essencial contar com o planejamento feito com imagens 2D e 3D digitais, que trazem mais precisão e previsibilidade nos procedimentos.

Quando você cria implantes e próteses dentárias, quais tecnologias desta lista são utilizadas no processo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Sair da versão mobile