DVI Radiologia

Análise SWOT para franquias: o que é e como aplicá-la?

Você conhece a análise SWOT para franquias? Tem conhecimento sobre tudo que ela pode fazer para o planejamento de sua empresa? O fato é que muitos já ouviram falar nessa ferramenta poderosa. No entanto, poucos sabem o seu verdadeiro potencial e como empregá-la nos negócios.

Na verdade, esse método possibilita analisar os aspectos relacionados ao macro e microambiente de sua empresa. Ajuda a definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios. E isso possibilita elaborar diagnósticos estratégicos para a sua franquia.

Neste post, você saberá o que é análise SWOT, como ela funciona e como empregá-la na sua empresa de forma prática. Continue a leitura e confira! 

O que é análise SWOT para franquias?

Vamos começar falando sobre o que significa o acrônimo SWOT que une as palavras Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças). Essa ferramenta ficou conhecida no Brasil como matriz FOFA, devido à sua tradução para o português.

F – Forças 

O – Oportunidades 

F – Fraquezas 

A – Ameaças

A ferramenta é utilizada para fazer análise ambiental, tendo como base o planejamento estratégico de uma empresa ou instituição. Devido à simplicidade de seus métodos, ela pode ser empregada em vários tipos de análises de cenário, que vão desde a manutenção de um site até a gestão de uma grande empresa.

Daí ser considerado um sistema simples que objetiva situar ou analisar a posição estratégica do negócio, seja ele qual for e de que porte for. 

Com os dados captados em mãos, é possível chegar aos objetivos mais rapidamente e de forma eficiente, possibilitando a valoração dos pontos fortes e a melhoria das dificuldades. É visível a importância dessa análise. No entanto, ao primeiro contato pode haver dificuldades em se achar respostas.

Quem criou a técnica de análise SWOT?

O norte-americano Albert Humphrey foi o criador do método entre as décadas de 1960 e 1970 durante um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. Os dados utilizados para desenvolver o método foram da Revista Fortune 500 — considerada na época uma das maiores empresas americanas.

Confira as categorias da matriz SWOT para análise do cenário da empresa:

Como utilizar a Análise SWOT para franquias?

Como já foi explicado, por meio desse recurso o gestor identifica as FORÇAS e FRAQUEZAS da empresa, assim como avalia as OPORTUNIDADES e as AMEAÇAS que podem surgir. Mas o que você deve estar querendo saber é como a análise SOWT é utilizada. Acompanhe o passo a passo!

1. Faça uma análise dos fatores internos

O método faz uma análise do ambiente interno, determinando suas forças e fraquezas e as conhecendo é possível se colocar em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência.

Os fatores internos são aqueles que a empresa controla, diferentemente dos fatores externos. É por isso que depende da empresa fazer sua autoanálise e melhorar tudo que puder.

Confira o que você pode analisar na sua franquia para conhecer suas forças e fraquezas:

Dentre os pontos fracos que forem identificados na análise swot para franquias, os que podem prejudicar o bom funcionamento dela estão:

2. Analise os fatores externos

A análise do ambiente externo é a que viabiliza a definição das oportunidades e ameaças. Ou seja, tudo aquilo que está no ambiente externo e sobre o qual não temos nenhum controle. Nenhuma ação da empresa pode influenciá-los ou mudá-los.

No entanto, por meio da análise SWOT, é possível identificar esses fatores e analisar se são pertinentes e se podem impactar nos negócios da empresa. Vale lembrar que empresas mais conectadas aos movimentos da economia, da política e do mercado estão mais preparadas para os desafios que possam se apresentar no futuro.

3. Analise os ambientes externos que abrangem: o micro e o macroambiente

São dois os ambientes que a análise SWOT para franquias engloba: o micro e o macroambiente. Quando falamos em microambiente, referimo-nos ao setor que atuamos. Os seguintes fatores devem ser avaliados:

O macroambiente se encontra em um patamar ainda mais intocável, tem a ver com economia, comportamento, entre outras questões que podem afetar o andamentos dos negócios. Confira!

4. Desenhe a matriz SWOT

Em um papel em branco e na posição paisagem faça uma cruz bem no centro. Serão quatro retângulos. A seguir, escreva as quatro palavras: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — conforme quadro abaixo.

análise SWOT para franquias

Figura: Sebrae

5. Analise os pontos destacando os fatores positivos e os negativos

A análise SWOT pode ser feita tanto pela rede franqueadora quanto pelo franqueado. No entanto, alguns pontos devem ser observados:

Exemplo de uma análise SWOT para franquias

Confira um exemplo de uma análise em uma unidade de franquia de curso de informática:

Forças:

Fraquezas:

Oportunidades:

Ameaças:

Possível plano de ação:

Aproveitar a OPORTUNIDADE da abertura de vários concursos públicos para formar turmas direcionadas para esse interesse, bem como oferecer cursos que tenham a ver com a demanda do mercado de trabalho.

Aproveitar as FORÇAS da variedade de cursos que o franqueado oferece para atrair mais alunos para evitar que o período de férias seja uma AMEAÇA para atrair novos alunos.

Promover cursos de capacitação dos funcionários para diminuir a FRAQUEZA do atendimento ao público e aumentar o número de professores para formar mais turmas.

Como você conferiu neste post, utilizar a análise SWOT para franquias não é “um bicho de sete cabeças”. Na verdade, basta que você se habitue a utilizar essa ferramenta para sentir de perto suas vantagens.

Gostou do nosso conteúdo sobre Análise SWOT para franquias? Deixe, então, um comentário neste texto e compartilhe sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Sair da versão mobile