Você conhece a análise SWOT para franquias? Tem conhecimento sobre tudo que ela pode fazer para o planejamento de sua empresa? O fato é que muitos já ouviram falar nessa ferramenta poderosa. No entanto, poucos sabem o seu verdadeiro potencial e como empregá-la nos negócios.
Na verdade, esse método possibilita analisar os aspectos relacionados ao macro e microambiente de sua empresa. Ajuda a definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios. E isso possibilita elaborar diagnósticos estratégicos para a sua franquia.
Neste post, você saberá o que é análise SWOT, como ela funciona e como empregá-la na sua empresa de forma prática. Continue a leitura e confira!
O que é análise SWOT para franquias?
Vamos começar falando sobre o que significa o acrônimo SWOT que une as palavras Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças). Essa ferramenta ficou conhecida no Brasil como matriz FOFA, devido à sua tradução para o português.
F – Forças
O – Oportunidades
F – Fraquezas
A – Ameaças
A ferramenta é utilizada para fazer análise ambiental, tendo como base o planejamento estratégico de uma empresa ou instituição. Devido à simplicidade de seus métodos, ela pode ser empregada em vários tipos de análises de cenário, que vão desde a manutenção de um site até a gestão de uma grande empresa.
Daí ser considerado um sistema simples que objetiva situar ou analisar a posição estratégica do negócio, seja ele qual for e de que porte for.
Com os dados captados em mãos, é possível chegar aos objetivos mais rapidamente e de forma eficiente, possibilitando a valoração dos pontos fortes e a melhoria das dificuldades. É visível a importância dessa análise. No entanto, ao primeiro contato pode haver dificuldades em se achar respostas.
Quem criou a técnica de análise SWOT?
O norte-americano Albert Humphrey foi o criador do método entre as décadas de 1960 e 1970 durante um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. Os dados utilizados para desenvolver o método foram da Revista Fortune 500 — considerada na época uma das maiores empresas americanas.
Confira as categorias da matriz SWOT para análise do cenário da empresa:
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Strengths (forças): os pontos fortes internos das empresas. Ex.: bom serviço prestado ao cliente, qualidade do produto oferecido etc.
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Weaknesses (fraquezas): desvantagens ou pontos fracos internos da empresa quando comparados à concorrência. Ex.: custos muito altos na produção, imagem negativa, instalações inadequadas, marca fraca no mercado etc.
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Opportunities (oportunidades): pontos externos positivos que aumentam a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nas preferências dos clientes, má fase ou falência de empresa concorrente etc.
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Threats (ameaças): questões externas negativas que colocam em risco a superioridade competitiva da empresa. Ex.: novos comerciantes no mercado, perda de colaboradores de destaque, etc.
Como utilizar a Análise SWOT para franquias?
Como já foi explicado, por meio desse recurso o gestor identifica as FORÇAS e FRAQUEZAS da empresa, assim como avalia as OPORTUNIDADES e as AMEAÇAS que podem surgir. Mas o que você deve estar querendo saber é como a análise SOWT é utilizada. Acompanhe o passo a passo!
1. Faça uma análise dos fatores internos
O método faz uma análise do ambiente interno, determinando suas forças e fraquezas e as conhecendo é possível se colocar em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência.
Os fatores internos são aqueles que a empresa controla, diferentemente dos fatores externos. É por isso que depende da empresa fazer sua autoanálise e melhorar tudo que puder.
Confira o que você pode analisar na sua franquia para conhecer suas forças e fraquezas:
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tempo de mercado;
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localização;
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gestão;
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reputação;
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recursos humanos;
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marketing;
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capacidade de operação;
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acesso à matéria-prima;
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materiais e equipamentos;
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entre outros.
Dentre os pontos fracos que forem identificados na análise swot para franquias, os que podem prejudicar o bom funcionamento dela estão:
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não seguir a padronização dos processos essenciais;
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falta de treinamento da equipe de colaboradores;
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não seguir as propostas da marca;
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suporte insuficiente do franqueador;
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gestão financeira de má qualidade.
2. Analise os fatores externos
A análise do ambiente externo é a que viabiliza a definição das oportunidades e ameaças. Ou seja, tudo aquilo que está no ambiente externo e sobre o qual não temos nenhum controle. Nenhuma ação da empresa pode influenciá-los ou mudá-los.
No entanto, por meio da análise SWOT, é possível identificar esses fatores e analisar se são pertinentes e se podem impactar nos negócios da empresa. Vale lembrar que empresas mais conectadas aos movimentos da economia, da política e do mercado estão mais preparadas para os desafios que possam se apresentar no futuro.
3. Analise os ambientes externos que abrangem: o micro e o macroambiente
São dois os ambientes que a análise SWOT para franquias engloba: o micro e o macroambiente. Quando falamos em microambiente, referimo-nos ao setor que atuamos. Os seguintes fatores devem ser avaliados:
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clientes;
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concorrentes;
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franqueador;
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substitutos;
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novos entrantes;
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intermediários;
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entidades de classe.
O macroambiente se encontra em um patamar ainda mais intocável, tem a ver com economia, comportamento, entre outras questões que podem afetar o andamentos dos negócios. Confira!
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político-legal (envolve projetos de lei, novos governantes etc.);
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econômico (tem a ver com inflação, renda da população etc.);
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demográfico (dados sobre crescimento populacional, taxa de natalidade, escolaridade da população etc.);
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tecnológico (novidades tecnológicas, automação etc.);
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sociocultural (costumes, hábitos de consumo etc.).
4. Desenhe a matriz SWOT
Em um papel em branco e na posição paisagem faça uma cruz bem no centro. Serão quatro retângulos. A seguir, escreva as quatro palavras: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — conforme quadro abaixo.
Figura: Sebrae
5. Analise os pontos destacando os fatores positivos e os negativos
A análise SWOT pode ser feita tanto pela rede franqueadora quanto pelo franqueado. No entanto, alguns pontos devem ser observados:
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a SWOT deve distinguir o momento atual dos objetivos a longo prazo;
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a análise SWOT para franquias tem que se basear nas áreas de atuação da empresa;
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a concorrência deve ser observada: realizar comparações é essencial para a superação;
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faça uma análise SWOT para franquias com simplicidade: evite ações complexas e desnecessárias;
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não se esqueça de que a avaliação é bastante subjetiva.
Exemplo de uma análise SWOT para franquias
Confira um exemplo de uma análise em uma unidade de franquia de curso de informática:
Forças:
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Localização.
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Variedade de cursos.
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Valores acessíveis.
Fraquezas:
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Atendimento ruim.
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Poucos professores.
Oportunidades:
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Concursos públicos.
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Mercado necessita de profissionais especializados.
Ameaças:
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Período de férias.
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Precariedade do transporte público.
Possível plano de ação:
Aproveitar a OPORTUNIDADE da abertura de vários concursos públicos para formar turmas direcionadas para esse interesse, bem como oferecer cursos que tenham a ver com a demanda do mercado de trabalho.
Aproveitar as FORÇAS da variedade de cursos que o franqueado oferece para atrair mais alunos para evitar que o período de férias seja uma AMEAÇA para atrair novos alunos.
Promover cursos de capacitação dos funcionários para diminuir a FRAQUEZA do atendimento ao público e aumentar o número de professores para formar mais turmas.
Como você conferiu neste post, utilizar a análise SWOT para franquias não é “um bicho de sete cabeças”. Na verdade, basta que você se habitue a utilizar essa ferramenta para sentir de perto suas vantagens.
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