DVI Radiologia

Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde?

Você já pensou em atender por convênios? Muitos profissionais de Odontologia não cogitam essa possibilidade. Além de um pagamento muito baixo por consulta, as operadoras costumam marcar diversos atendimentos em um mesmo dia, deixando o tempo por paciente extremamente curto e mal aproveitado. Mas é possível sim aumentar a rentabilidade atendendo via planos de saúde.

Aqui, o importante é se tornar conhecido em meio ao público. Sendo um profissional iniciante, por exemplo, as operadoras de planos de saúde permitem o atendimento de clientes de diversas regiões e com problemas variados. Além disso, você terá um grande auxílio com a gestão do seu público e do consultório.

Até mesmo para quem já tem um nome no mercado, trabalhar com um plano de saúde pode aumentar a rentabilidade e renovar a carteira de clientes. Você, no entanto, deve saber como aproveitar esse momento.

Neste post, vamos mostrar a você como é possível aumentar a rentabilidade do consultório atendendo a pacientes de planos de saúde. Confira!

Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde?

1. Aproveite o momento para se tornar conhecido

Quando você está começando a carreira em Odontologia, precisa construir sua reputação entre o público. O atendimento via plano de saúde, embora não traga tanta rentabilidade em um primeiro momento, é mais em conta para o paciente. Portanto, você vai ter a oportunidade de atender e, claro, ficar conhecido entre muitos clientes.

Nesse momento, aproveite para se tornar conhecido. Faça um excelente trabalho, tenha a humanização sempre em primeiro lugar e, ofereça bons materiais e recursos no seu consultório. Assim, quando você perceber que é hora de atender apenas a pacientes particulares, grande parte dos seus pacientes continuarão o tratamento, mesmo sem a cobertura do plano.

Outro ponto é que muitos planos não oferecem uma grande cobertura — a maior parte não cobre aparelhos ortodônticos, por exemplo. Então, na hora em que um paciente precisar utilizá-lo, provavelmente vai continuar com você, mas pagando o tratamento por fora. Isso, é claro, se vocês construírem uma relação de confiança e credibilidade.

2. Criar um processo seguro

Um dos grandes problemas de aderir ao atendimento por planos de saúde é a burocracia. Portanto, saber lidar com ela é essencial para aumentar a rentabilidade no final do mês.

As operadoras vivem caçando falhas para não repassar o valor ao profissional. Portanto, antes de tudo, leia atentamente todas as especificações que possam fazer com que você perca o valor da consulta. Faça um checklist para analisar tudo corretamente e evitar esse tipo de problema.

Como aumentar a rentabilidade atendendo por planos de saúde

3. Faça marketing para atrair e fidelizar pacientes

O marketing é uma excelente estratégia para aumentar e fidelizar pacientes. No entanto, muitos odontologistas não investem em numa boa apresentação, conforto e cartão de visitas, por exemplo. Usando técnicas simples e eficazes, você vai ser lembrado toda vez que seu paciente precisar de um auxílio odontológico — mesmo que o plano não ofereça cobertura.

Veja algumas dicas de marketing para aumentar a rentabilidade, mesmo com planos de saúde:

4. Terceirize alguns serviços

Nem todos os serviços de Odontologia precisam ser feitos pelo seu consultório. Os de Radiologia, por exemplo, exigem espaço, especialização e tecnologia, para que o paciente tenha conforto e você tenha precisão nos diagnósticos. 

Se você estiver começando, obter espaço para equipamentos de Radiologia Odontológica pode ser um pouco complicado. Além disso, a tecnologia analógica perde cada vez mais espaço para a digital, que oferece conforto, precisão e sustentabilidade. 

Terceirizar o serviço de Radiologia Odontológica permite que você ofereça:

Como você viu, é possível sim aumentar a rentabilidade do seu consultório atendendo a planos de saúde. No entanto, é preciso ter estratégia. Confira agora 8 dicas de marketing para Odontologia que farão toda a diferença na sua rotina.

Sair da versão mobile