Dentistas iniciantes: dicas para conquistar clientes em sua clínica

O início de carreira é uma fase complicada para a maioria dos profissionais — e, quando falamos de Odontologia, isso pode ser ainda mais difícil. Afinal, pacientes da saúde procuram por um profissional que tenha credibilidade, algo que dentistas iniciantes ainda não tiveram tempo de construir. Portanto, quanto mais novo se é no mercado, mais difícil é conquistar clientes.

Se você está em início de carreira, deve estar passando por esse problema. No entanto, com as estratégias certas, é possível conquistar clientes e construir seu nome no mercado logo nos primeiros anos de carreira.

Neste post, você vai descobrir dicas infalíveis para que dentistas iniciantes possam conquistar clientes. Confira:

Como dentistas iniciantes podem conquistar clientes?

Você está nesse momento de início do consultório? Então confira algumas dicas para captar e fidelizar pacientes

1. Defina sua persona

Por muitos anos, profissionais investiram tempo, pesquisa e esforço em descobrir qual o seu público-alvo. Embora seja um conceito ainda muito útil, ele já não responde tão bem às necessidades do mercado. Atualmente, a melhor estratégia é criar sua persona, ou seja, a idealização do seu cliente ideal.

Diferentemente do que ocorre com o público-alvo — que, mesmo restrito, ainda é bastante generalista —, a persona trabalha com nichos, o que permite que você tenha até 2 ou 3 diferentes (mas não mais do que isso). Dessa forma, você cria estratégias mais efetivas, já que aumenta a objetividade.

Sua persona deve ter as seguintes características:

  • nome, idade e gênero;
  • profissão e formação acadêmica;
  • tamanho da empresa e segmento em que atua;
  • status civil;
  • região, tipo de moradia e quantidade de pessoas que vivem no local;
  • responsabilidades, desafios e objetivos (pessoais e profissionais);
  • características de personalidade;
  • meios de informação preferidos (televisão, jornal, internet);
  • problema que enfrenta no momento;
  • como você pode ajudar a resolvê-lo.

Digamos que você é um odontologista pediátrico. Então, um sua persona pode ser Luana, profissional de recursos humanos de 32 anos e mãe de Lucas, de 5 anos. Lucas está começando a perder os dentes de leite e Luana quer levá-lo ao dentista para que a criança tenha os primeiros cuidados.

No entanto, ela não encontra nenhum consultório com um atendimento voltado para os pequenos. Além do ambiente “hostil” para uma criança, ela não recebe a tendimento adequado. Como você poderá ajudá-la? Quais diferenciais oferece com relação aos concorrentes?

A partir daí, você cria estratégias e aprimora seu trabalho para oferecer aquilo que ela não encontra com facilidade em outros consultórios, apenas no seu.

2. Invista no atendimento

Não adianta ter um trabalho incrível, um currículo impecável e ser grosseiro ou intolerante aos medos e questionamentos dos pacientes. O atendimento deve ser exemplar antes mesmo do paciente coloca os pés dentro do consultório. Em telefonemas, WhatsApp e redes sociais, por exemplo, sua equipe deve mostrar que a valorização do cliente é um dos pilares do seu consultório.

Mas se você não tem um consultório próprio e trabalha em uma clínica, não se preocupe: é na conversa com o paciente, no “olho no olho” e na atenção ao que ele relata que você tem a oportunidade de mostrar o diferencial do seu atendimento. Cordialidade e empatia serão ferramentas essenciais para que o paciente volte.

Outros detalhes também são cruciais no atendimento: uma boa e confortável sala de espera, equipamentos de ponta, decoração agradável e uma equipe bem treinada. Não se esqueça de que o cumprimento de horários também é determinante para conquistar clientes. Afinal, em meio a tantos profissionais que se atrasam, a pontualidade é vista como um grande diferencial.

3. Continue se especializando

No início de carreira, é normal que queiramos conhecer diferentes áreas para aí sim procurarmos uma especialização. No entanto, você pode continuar se qualificando sem necessariamente entrar em uma pós.

Você provavelmente sabe que quem não é visto, não é lembrado. Portanto, aproveite as oportunidades de conhecimento para criar uma rede de contatos e, consequentemente, conseguir indicações e conquistar clientes. Cursos livres, palestras, workshops e seminários são maneiras simples de aumentar seu networking, agregar conhecimento e estar por dentro de novas técnicas e tecnologias.

4. Trabalhe com marketing digital

O marketing digital é essencial para conquistar clientes além daqueles que passam em frente ao seu consultório. Ele permite não só atrair pessoas próximas, mas também criar uma reputação para seu consultório e elevar você a uma autoridade no seu segmento.

Existem dois tipos de marketing digital para se trabalhar no online:

  • outbound: a propaganda ativa, que aparece na tela do usuário sem sua permissão, mas que alcança um grande número de usuários e traz clientes em curto prazo;
  • inbound: é a estratégia que atrai o usuário para seu material sem o uso de propagandas. Os resultados são em médio e longo prazos, mas costumam fidelizar o paciente e transformam uma empresa em autoridade.

Além disso, você pode investir no marketing digital com diversas ferramentas:

  • anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram ou LinkedIn;
  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • blog;
  • site.

Lembre-se de que seu site e seu blog devem ser responsivos, ou seja, adaptáveis a qualquer tipo de tela. Assim, se o usuário fizer uma pesquisa pelo celular e encontrar sua página, vai conseguir lê-la tranquilamente.

5. Invista em tecnologia

Tecnologia é essencial para proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento. Além disso, mostra que você conhece as inovações em Odontologia e está preocupado em trazer o melhor para o paciente. Quando se está no início de carreira, a inovação é um fator crucial para conquistar clientes.

No entanto, você não precisa oferecer todos os serviços dentro do seu consultório. Terceirizar os serviços de Radiologia permite que você trabalhe com radiografias digitais sem ter que investir em equipamentos caros.

Além disso, o paciente vai desfrutar de uma tecnologia muito mais efetiva e confortável, que traz resultados precisos sem que ele tenha que ficar com moldeiras ou exposto aos raios-X por muito tempo. Por fim, você vai economizar tempo e espaço, já que poderá receber as imagens em arquivos digitais compartilhados em nuvem.

Portanto, terceirize o serviço para uma clínica que trabalhe com radiografia digital. 

Entendeu como é possível conquistar clientes em início de carreira? Para muitos profissionais, trabalhar com operadoras de convênio odontológico pode ser uma saída eficiente. No entanto, é necessário pesar prós e contas antes de tomar sua decisão. Entenda como é trabalhar com convênios odontológicos.

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