DVI Radiologia

Vale a pena cursar uma pós-graduação em odontologia?

A Odontologia é uma área que exige constante atualização. Cursos, seminários, workshops e artigos científicos auxiliam o profissional a entender o que há de mais moderno em sua área. No entanto, atuar em um segmento específico faz com que o profissional se destaque e possa ter um retorno financeiro maior. Mas a dúvida é grande: será que vale a pena investir em uma pós-graduação em Odontologia?

O investimento em uma especialização é alto, mas o retorno pode ser compensador. Para o profissional, é necessário pesar prós e contras. Será que vale a pena custar uma pós-graduação em Odontologia? Quais são os cursos mais procurados? É o que vamos descobrir neste post:

Pós-graduação em Odontologia: vale a pena?

A pós-graduação em Odontologia pode ser lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). Os cursos de especialização são mais rápidos e voltados para o mercado, enquanto mestrado e doutorado são mais voltados à pesquisa e vida acadêmica.

Conheça as vantagens e desvantagens em cursar uma pós-graduação em Odontologia:

Prós

A pós-graduação em Odontologia proporciona diversos benefícios aos profissionais. Veja alguns:

Conhecimento

Como dito, Odontologia exige atualização porque a tecnologia (principalmente na área da Saúde) traz novidades constantemente. Além de tudo, estudo sempre agrega ao profissional.

O conhecimento que uma pós-graduação em Odontologia pode proporcionar nunca será perda de tempo. É importante, no entanto, escolher uma instituição com credibilidade e com corpo docente capacitado.

Habilidades

O mercado de trabalho é difícil, principalmente para novos profissionais. Quanto mais capacitado for o profissional, mais chances de conseguir um emprego (e um bom salário) ele tem.

Retorno financeiro

Uma pós-graduação torna o odontologista um especialista em determinada área. Portanto, o ganho financeiro tende a ser maior.

pós-graduação em odontologia

Gestão

Além de cursos voltados a segmentos de atuação, há também os voltados à gestão de clínicas e consultórios. Se você deseja ter um empreendimento, uma pós-graduação voltada à administração em saúde pode ser a melhor escolha.

Networking

Para um profissional de qualquer área, ter uma boa rede de contatos ajuda a avançar na carreira e trabalhar em locais até então inimagináveis. Em uma pós-graduação, você encontra odontologistas com vivências únicas, o que torna a troca de experiências uma experiência por si só. Além disso, pode inspirar você a seguir por um caminho profissional totalmente diferente.

Pacientes

Ao ter mais um campo de atuação, você tem a oportunidade de conquistar mais pacientes e, ao mesmo tempo, oferecer serviços diferenciados aos mais antigos. Dependendo da especificidade do segmento, é possível atingir um nicho muito específico, com poucos profissionais disponíveis.

Contras

São poucas as desvantagens em cursar uma pós-graduação. Além disso, elas podem ser contornadas. Veja:

Custo

Uma pós-graduação na área da Saúde costuma exigir alto investimento. Portanto, é preciso estar preparado para não comprometer suas finanças.

Porém, mestrado e doutorado em universidades públicas costumam ser gratuitos e oferecem bolsas.

Tempo

Tanto o mestrado quanto o doutorado exigem dedicação integral. A bolsa de estudos é justamente para suprir as necessidades do aluno, já que o curso dificilmente permitirá que ele trabalhe.

Para quem deseja algo mais rápido, a especialização e o MBA costumam ter aulas poucos dias da semana e não interferem tanto na rotina de trabalho.

Independentemente do formato de pós-graduação em Odontologia que você escolher, será necessário separar um tempo todos os dias para estudos.

Quais os cursos de pós-graduação mais procurados em Odontologia?

Se você deseja fazer uma pós-graduação em Odontologia, é importante conhecer as especialidades. Veja algumas:

Radiologia Odontológica

A Radiologia Odontológica evolui constantemente, principalmente nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento da radiologia digital. Hoje, esse segmento permite um avanço muito maior na qualidade dos procedimentos, graças a sua rapidez na entrega de imagens, precisão e otimização dos processos.

A pós-graduação em Radiologia Odontológica é voltada para cirurgiões-dentistas, porque ajuda a entender a anatomia (estruturas, órgãos e sistemas) do paciente e a identificar patologias da região maxilo-mandibular.

Dentística

Também conhecida como Odontologia Estética, a Dentística é o ramo que visa aliar a saúde bucal com a beleza do sorriso. Para isso, trabalha tanto com tratamentos preventivos quanto com restauradores. Resinas, restaurações, clareamentos, diagnóstico e tratamento de cáries são algumas das responsabilidades desse profissional.

Nos últimos anos, o uso de lentes de contato nos dentes vem ganhando força — outro procedimento também feito por esse odontologista.

Implantodontia

É a especialidade que trabalha com próteses dentárias ou implantes para a reconstrução da arcada dentária.

Além da saúde, o paciente está interessado na estética. Se o indivíduo não se sente confortável com seus dentes, dificilmente sorrirá em fotos.

Uma arcada dentária bonita pode dar a impressão de que a pessoa é saudável, asseada e sociável. Esta última característica, a propósito, pode até ser verdadeira: quanto mais incômodo ele se sente com o sorriso, mais inseguro e recluso acaba se tornando.

O profissional de Implantodontia lida com todas as etapas da criação, implementação e colocação da prótese.

Endodontia

É a especialidade que lida com prevenção e tratamento de patologias que atingem a polpa e a raiz do dente. É ele o responsável pelo “canal”, que retira a polpa dentária (que, nessa altura, já está danificada, infeccionada morta), preenche e sela o objeto dentário.

Ortodontia

O ortodontista é o responsável por trata o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária. É uma carreira com diversas oportunidades, já que é muito versátil.

Esse profissional planeja o tratamento ortodôntico, coloca e faz a manutenção de aparelhos ortodônticos, faz o diagnóstico de maloclusões, previne deformações e supervisiona o desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório.

Alguns dos problemas tratados pelo ortodontista são:

Como visto, uma pós-graduação em Odontologia acrescenta muito na vida do profissional. Embora também tenha suas desvantagens, elas são pequenas em relação ao número de benefícios. Cabe ao odontologista, no entanto, entender sobre o que trata cada especialidade e escolher qual (ou quais) mais se adapta ao seu perfil.

Então, você acha que vale a pena cursar uma pós-graduação em Odontologia? Qual a sua opinião sobre esse tipo de curso? Deixe seu comentário no post!

Sair da versão mobile