Como estabelecer metas para o consultório odontológico em 2020?

Quando o odontologista consegue trabalhar de forma independente, ele sente que realizou um sonho. No entanto, é preciso não parar por aí: é preciso ter metas para o consultório. O que ele pretende com esse investimento? Quantas consultas deseja por mês? Qual a porcentagem de lucro que ele precisa para ter retorno sobre o investimento?

Um profissional da saúde deve visar ética, saúde, bem-estar e humanização do atendimento. Porém, entender de gestão e finanças é fundamental para a manutenção do empreendimento em longo prazo. Além disso, nem toda meta vai visar apenas ao aumento de lucro, mas sim na visão do público sobre seu consultório. 

Neste post, você vai entender por que estabelecer metas para o consultório:

Qual a importância de criar metas para o consultório?

Um consultório odontológico não compreende apenas atendimentos clínicos. Há um grande trabalho administrativo para seu funcionamento. Além disso, recursos humanos, marketing e comunicação são fundamentais para o relacionamento entre a gestão, os clientes e os colaboradores. 

No entanto, todos devem ter objetivos claros e traçados. Senão, o consultório perde sua razão de existir. Aonde você deseja ir com seu consultório? Para saber e lembrar sempre, é preciso ter metas. 

Conhecimento

Ter metas para o consultório significa entender o funcionamento atual do seu negócio. Isso porque a criação de metas significa, obrigatoriamente, entender:

  • onde seu consultório está (em relação ao público, concorrentes e mercado, por exemplo);
  • onde deseja chegar;
  • o que fazer para alcançar esse objetivo.

Portanto, o ideal é que você estabeleça um plano estratégico para seu consultório. Nele, vão constar os diferentes objetivos do seu consultório: de marketing, financeiro, de RH, administrativo, de posicionamento de mercado e muito mais.

Direcionamento

Quando um consultório tem objetivos (o alvo maior que você deseja alcançar) e metas (os objetivos menores para chegar a esse maior), fica muito mais fácil para todos os trabalhadores saberem como agir e aonde desejam chegar. Senão, cada setor vai trabalhar por um objetivo diferente, e isso vai afetar até a visão do público sobre a clínica.

metas para o consultório

Como aplicar metas para o consultório?

Veja algumas dicas para transformar sua meta em realidade:

Clareza e objetividade

Metas devem ser claras e diretas. Isso evita que você crie objetivos inalcançáveis ou que abra margens para outras interpretações. Existem diversas metas que você pode implementar para seu consultório:

  • virar referência em atendimento odontológico no geral ou em uma área específica (estética, por exemplo);
  • aumentar o número de clientes;
  • fidelizar pacientes mais antigos;
  • implementar novos tratamentos;
  • melhorar a rentabilidade.

Metas SMART

SMART é a sigla de uma ferramenta que ajuda a definir objetivos, inclusive para seu consultório. Cada letra significa o que a sua meta deve ser. Veja:

S (specific ou específica)

Como dito, a especificidade da meta é fundamental para que você estabeleça estratégias de como alcançá-la. Por exemplo: se você deseja virar referência em Ortodontia em 12 meses, vai especificar o número de clientes que deseja aumentar nesse segmento (40%, por exemplo) ou a porcentagem de engajamento nas redes sociais. Afinal, é na rede que você pode virar autoridade entre um público geograficamente muito distante do seu.

Uma meta específica precisa responder às seguintes perguntas:

  • o que você quer alcançar com essa meta?
  • quem vai se responsabilizar por ela?
  • por que ela deve ser seguida?
  • como ela será conquistada?
  • onde ela será realizada?

M (measurable ou mensurável)

Todas as metas para o consultório precisam ser mensuráveis, ou seja, possíveis de medir. Se você deseja aumentar o número de pacientes, como vai fazer isso sem contabilizar o número de clientes com frequência e a taxa de aumento? Portanto, se sua meta não for mensurável, você pode acabar investindo tempo e dinheiro em estratégias não frutíferas.

Mas para saber se é possível mensurar sua meta, você precisa saber qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para alcançá-lo.

>>> Leia também: Dentistas iniciantes: dicas para conquistar clientes em sua clínica.

A (attainable ou atingível)

Você precisa ter noção de que suas metas para o consultório são alcançáveis. Por exemplo: se você estipular que quer dobrar o número de pacientes em 2 meses, provavelmente acabará se frustrando. Portanto, uma meta precisa ter certo grau de dificuldade, mas sem exigir um esforço hercúleo.

Aqui, um trabalho em conjunto com as equipes é fundamental. Tanto os profissionais de Odontologia quanto os de atendimento devem opinar sobre a possibilidade de cumprimento dessa meta. Eles vão dizer com mais facilidade se, com base no histórico, é possível atingi-la.

É também essencial que essa meta seja financeiramente compensatória. Por exemplo: o consultório tem como objetivo aumentar o alcance do atendimento. Para tal, a meta é de 30% a mais de clientes em 6 meses. Então, uma das estratégias é de abaixar o valor de alguns procedimentos em 20%. Será que isso não vai afetar a qualidade do atendimento e o caixa do seu consultório? Portanto, analise tudo antes de pôr em prática.

R (relevant ou relevante)

Qual a importância de cada uma das metas para o consultório? Cada um dos envolvidos deve ser capaz de enxergar os benefícios que elas podem trazer para o trabalho. Isso porque quanto mais relevantes forem, mais motivados você e os colaboradores estarão para alcançá-las. Além do mais, apenas o que é essencial será levado como prioridade no trabalho.

Por exemplo: você deseja melhorar a imagem do seu consultório com o público. Para tal, precisa melhorar a avaliação dos pacientes sobre o atendimento. Essa meta envolve todos os trabalhadores e é importante para cada um deles, já que impacta no número de pacientes e na recomendação a amigos e parentes.

>>> Leia também: 8 dicas para reter pacientes e melhorar a reputação do seu consultório.

T (time based ou temporal)

É o fator que torna obrigatoriamente sua meta em uma prioridade alcançável. Portanto, para toda meta, é preciso estabelecer um prazo em que seja possível cumpri-la com esforço e que faça sentido para os envolvidos. Se você deseja aumentar em 40% o número de seguidores, é necessário calcular em qual tempo pode conseguir esse feito.

Resultados

Seu consultório é uma empresa, portanto trabalha com diferentes setores. É importante que pelo menos mensalmente todos façam uma reunião. Ela será essencial para que todos mostrem os resultados no alcance das metas.

Imagine que, graças aos esforços de todos, o consultório conseguiu ultrapassar a meta inicial e conseguiu aumentar o número de clientes em 40%. Então, é hora de comemorar! Todos devem saber que os resultados foram alcançados e precisam perceber que haverá melhorias para todos no consultório, já que, assim, verão que seus esforços não foram em vão.

Entendeu a importância de estabelecer metas para o consultório? Uma delas pode ser, sim, a expansão da sua clínica. Mas para tornar esse objetivo tangível, confira qual o investimento para abrir uma franquia odontológica de verdade! 

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