Como fazer uma gestão eficiente da sua clínica odontológica

O mercado de odontologia é um dos mais crescem no segmento de saúde. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, o faturamento chegou a R$ 38 bilhões.

Grande parte desse crescimento vem do aumento da demanda de pacientes, que segundo o Ministério da Saúde, aumentou 30% em relação a 2018.

Mas, nem tudo são flores. Uma das grandes dificuldades dos dentistas é a administração da sua clínica odontológica.

Assim como uma empresa comum, uma clínica deve ter boa gestão para conseguir resultados positivos e se destacar perante a concorrência.

E neste conteúdo você vai saber como fazer uma gestão eficiente da sua clínica odontológica.

Gestão de consultório

Por que adotar uma gestão da clínica?

Uma gestão bem implementada e planejada desde o início agrega uma série de benefícios para a clínica dentária.

Isso porque ela interfere na fiscalização de todos os processos, desde o atendimento ao paciente, até o levantamento mensal financeiro do seu consultório.

Com o controle do fluxo de caixa, o dono da clínica pode ter uma visão da rentabilidade do negócio, podendo traçar metas para ter um crescimento rápido e sólido.

Outra coisa que parece óbvia, mas relevante é o conhecimento técnico de odontologia e contratar profissionais qualificados para a função.

Portanto, para a clínica ter resultados positivos com gestão o dentista precisa de:

1 – Capacitar a sua equipe

Contratar profissionais qualificados é importante no melhor desempenho do consultório odontológico, mas a presença do dono é essencial.

Isso porque, além de contratar profissionais qualificados, é necessário saber liderar a sua equipe e influenciá-los para atingir os seus objetivos.

Capacite os seus funcionários de ponta a ponta, desde o agendamento das consultas, até o atendimento aos pacientes na sala de espera.

Assim, a equipe estará preparada para realizar tarefas que o dentista não precisa realizar, disponibilizando mais tempo para se dedicar aos serviços, como aplicação do aparelho odontológico.

2 – Criar uma cultura empresarial

A cultura empresarial é um conjunto de normas, hábitos, valores e responsabilidades que são compartilhados entre os membros da sua equipe.

Esses fatores são fundamentais na tomada de decisão da clínica, pois isso facilita no alinhamento dos objetivos pessoais e coletivos.

Portanto, a cultura empresarial é importante para a clínica ter uma melhor comunicação da liderança com os funcionários, os métodos para alcançar os objetivos e o acompanhamento de cada tarefa.

Dessa forma, todos os colaboradores estarão disciplinados e engajados para desempenhar o seu melhor e auxiliar no crescimento da clínica.

3 – Administre o marketing do seu consultório

Com a chegada do marketing digital, a divulgação de produtos e serviços tornou-se mais acessível para empresas de todos os portes.

É possível investir em campanhas para divulgar o seu consultório gastando pouco, comparado com propaganda em mídias tradicionais, como rádio, TV e Jornal.

Assim como a administração da equipe e das agendas, a gestão de marketing deve ter muita atenção, principalmente no público-alvo.

Considerado o cliente alvo da sua clínica, o público-alvo deve ser identificado de acordo com características em comum, desde ocupação, classe social, até o local onde vivem.

Uma forma de divulgação de serviços na internet é por meio da produção de conteúdo nas redes sociais. Conhecido como marketing de conteúdo, essa estratégia consiste em atrair pessoas por meio de materiais informativos e educativos para sua audiência.

Ao utilizar o marketing de conteúdo, você será uma autoridade para seus seguidores. Quanto mais conhecimento disponibilizar ao público, melhores serão os resultados obtidos.

Outra forma para atrair pacientes para sua clínica é o atendimento. Para quem está começando, atender bem os clientes e reduzir o tempo de espera ajuda na boa avaliação da clínica.

Com a clínica bem avaliada, são grandes as chances dos pacientes recomendarem para outras pessoas, criando o “marketing boca a boca” que fortalece a marca e atrair mais pacientes.

4 – Facilite o seu trabalho com a tecnologia

Para agilizar e tornar mais fácil os processos administrativos, um sistema para clínica odontológica são fundamentais.

Isso porque, esses softwares ajudam no fácil acesso ao agendamento de consultas, diferenciação do tipo de paciente, tipo de tratamento dentário, além de visualizar consultas e controle das faltas dos pacientes.

Assim, ficará mais organizada a agenda do dentista, mostrando os dados dos pacientes, tipo de plano de saúde odontológico, consultas e financeiros que podem ser acessadas rapidamente.

Outra vantagem dos programas de gestão é o acesso em qualquer lugar, basta ter um smartphone, ou outros dispositivos móveis conectados à internet. 

Com essas informações é possível que o dentista conheça detalhadamente os seus pacientes até mesmo fora da clínica.

 

Invista em gestão para sua clínica decolar!

A gestão da sua clínica odontológica é fundamental para se destacar em um mercado lucrativo e concorrido.

Fazendo a administração do consultório o dentista terá o controle financeiro da clínica, podendo saber como está o desempenho e estipular as metas futuras.

Outra vantagem da gestão é a capacidade de acompanhar o desempenho da equipe a desempenhar as tarefas de forma correta, eficiente e condizente com os objetivos do negócio.

Assim, a clínica fica preparada para atender os seus pacientes de qualidade e fazer com que eles recomendem o seu produto para mais pessoas, ajudando a sua clínica a vencer a concorrência.

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