DVI Radiologia

Qual a diferença entre lente e faceta de porcelana?

 

Nos últimos anos, a Odontologia Estética ganhou muita força entre o público. As pessoas começaram a entender sobre a importância de um sorriso bonito tanto no lado pessoal quanto no profissional. Dois tratamentos são os mais populares atualmente: a lente de contato dental e a faceta de porcelana. Mas qual a diferença entre lente e faceta?
Neste texto, vamos entender com detalhes como funciona cada um dos tratamentos e qual a diferença entre lente e faceta:

O que é lente de contato dental?

É um laminado extrafino, semelhante à lente de contato ocular, que é colado sobre a superfície dental. Ela costuma ser feita com resina ou com porcelana, mas quando feita com o segundo material, torna-se um pouco mais grossa — ainda assim, não tanto quanto uma faceta.

A lente de contato é considerada um procedimento minimamente invasivo, já que muitas vezes não é necessário desgastar o dente para fixar o laminado.

O que é faceta de porcelana?

Também chamada de faceta de cerâmica, a faceta de porcelana é um tipo de lente de contato, que também pode ser feita tanto com porcelana quanto com resina. 

Atualmente, o material utilizado é o dissilicato de lítio, tipo de cerâmica muito mais resistente que as porcelanas feldspáticas utilizadas anteriormente e que apresenta propriedades ópticas semelhantes à dentição natural. Quando a lâmina de dissilicato é extrafina, é uma lente de contato; quando mais grossa, uma faceta.

Geralmente, a faceta é colocada apenas nos dentes anteriores, mas pode cobrir até os pré-molares para evitar contraste de cor. Portanto, esse detalhe também deve ser observado nos dentes inferiores. Se a diferença de coloração for grande, o ideal é que o procedimento também seja realizado na parte de baixo da arcada dentária. 

Quanto tempo os procedimentos duram?

Em média, de 10 a 15 anos, mas mantendo os cuidados e contando com um profissional capacitado no procedimento, pode chegar a 20 anos. Portanto, além de conhecer o procedimento, é fundamental que o paciente procure por um especialista da área da Dentística e, claro, siga as orientações dadas por ele.

Quando as manutenções devem ser feitas?

Se a lente de contato ou a faceta não lascarem ou sofrerem algum dano, o paciente pode visitar o dentista a cada 6 meses. Então, lembre-se de avisá-lo que, nesses procedimentos, não é possível reparar — se ele quebrar ou lascar a lâmina, ele deverá passar por todo o processo de confecção novamente.

A lente de contato e a faceta substituem o clareamento dental?

Não necessariamente. Embora a faceta de porcelana também sirva para corrigir o escurecimento, ela exige a raspagem dos dentes. Já a lente de contato é ultrafina e quase transparente, portanto não muito indicada para mudança da coloração. Se o paciente está satisfeito com o formato, o posicionamento e o tamanho de cada objeto dental, o clareamento é a melhor escolha — ele só altera a cor. 

Mas se o indivíduo deseja também alterar a estrutura do dente, a lente de contato e a porcelana são os procedimentos mais indicados. O tratamento, nesse caso, depende do que o cliente deseja.

Lente e faceta evitam cáries?

Não. A cobertura dos dentes não previne ou evita cáries, por isso é fundamental que o profissional oriente o paciente a manter uma boa rotina de higiene dental, inclusive dando algumas dicas para isso.

diferença entre lente e faceta

Qual a diferença entre lente e faceta?

Ambas são coladas na parte posterior da arcada dentária. No entanto, ambas possuem diferenças fundamentais. Confira.

Espessura

A faceta de porcelana costuma ter entre 0,7 e 2 milímetros de espessura, já a lente de contato dental é ultrafina — tem de 0,2 a 0,5 milímetros, mas geralmente não chega a tanto. Esse fator, aliás, é a grande diferença entre lente e faceta.

Desgaste

Nos dois procedimentos, é necessário desgastar os dentes antes de colar o material. Esse procedimento serve para corrigir pequenos desníveis no sorriso, que possam atrapalhar a fixação do material e a beleza do sorriso.

Justamente por ser mais grossa, a faceta de porcelana exige um desgaste da dentição maior do que a lente de contato, mas o uso de dissilicato de lítio tem possibilitado restaurações adesivas com mínimo desgaste dental.

Já a lente de contato dental, dependendo do nível dos dentes, não demanda desgaste. 

Correção

Em um primeiro momento, pode parecer que a lente de contato dental é mais vantajosa, mas uma grande diferença entre ela e a faceta é o tipo de transformação no sorriso.

A lente de contato serve para pequenas correções, como diastema, dentes curtos e pouca largura. Já a faceta de porcelana permite uma vasta alteração na arcada, resolvendo problemas como escurecimento dos dentes, desgaste, restaurações, manchas e desalinhamento. 

Teoricamente, a faceta poderia substituir o uso do aparelho dental nos casos em que o paciente deseja apenas uma correção estética. No entanto, o desgaste da estrutura dental para o encaixe da cerâmica será excessivo, vai comprometer a saúde do esmalte e deixar a dentina exposta. 

Provisório

As facetas necessitam de provisórios, enquanto as lentes de contato trabalham apenas com os mockups para a visualização do resultado.

Como os procedimentos são feitos?

Como os procedimentos se diferem em pouquíssimos detalhes, o passo a passo é basicamente o mesmo.

Exame clínico

No primeiro exame, o odontologista vai escolher o procedimento adequado aos desejos do paciente. Será também nesse momento que o profissional fará a redução do inchaço das gengivas para melhorar esteticamente o resultado e facilitar a fixação. 

Profilaxia e clareamento também são necessários para o melhor resultado do projeto.

Planejamento

O paciente deve ter plena ciência dos resultados que pode obter. Então, o profissional deve conversar com ele sobre aspectos como cor, formato, tamanho e posição dos dentes. 

Escaneamento e moldagem

Antes do procedimento, o profissional avalia a saúde bucal do paciente. Ele deve ter imagens e radiografias para realizar a moldagem digital da faceta ou da lente de contato. Com base nessas imagens, o odontologista pode fazer o planejamento do tratamento. 

Antes, a moldagem era feita manualmente, com a colocação dos dentes numa moldeira com alginato e, depois, a confecção do modelo com cera. Mas com o escaneamento digital, é possível fazer todo o procedimento digitalmente e com mínima porcentagem de erros.

Desgastes e provisórios

Quando a técnica é a faceta de porcelana, é necessário desgastar os dentes independentemente do tipo de alteração desejada. No caso de lentes de contato, isso não é uma regra.

É nesse momento também que são colocados os provisórios para as facetas de porcelana.

Confecção e cimentação

Após todos os detalhes acertados e a moldagem aprovada, é hora de confeccionar a faceta ou a lente de contato. Com a moldagem digital, o software manda as informações para uma fresadora, que seguirá nos mínimos detalhes o que foi projetado.

Então, depois de prontas, as lâminas são testadas sobre os dentes, analisadas e cimentadas.

Entendeu qual a diferença entre lente e faceta? Você trabalha com esses procedimentos? Qual deles acha mais efetivo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Sair da versão mobile