DVI Radiologia

O que é CAD/CAM na Odontologia?

Para a confecção de uma prótese, muitos odontologistas ainda usam o método tradicional de criação de molde com gesso, que é desconfortável para o paciente, demorado e nem um pouco prático. Mas desde o surgimento da tecnologia CAD/CAM na Odontologia, o tradicional procedimento tem sido substituído por uma técnica muito mais avançada e precisa.

Mas qual a vantagem do sistema CAD/CAM na Odontologia? Quais são seus benefícios? Vale a pena o investimento? É o que vamos descobrir neste post.

O que é CAD/CAM na Odontologia?

O CAD/CAM não é apenas uma, e sim a união de duas tecnologias:

Embora muito utilizadas em conjunto, tanto o CAD quanto o CAM são tecnologias independentes, ou seja, o odontologista pode optar por usar apenas o scanner (CAD) ou a fresadora (CAM).

Na Odontologia, o CAD/CAM é muito utilizado para a manufatura de próteses de até 10 elementos, próteses longas e curvas, coroas unitárias, coroas mais longas, coroas esplintadas de até 4 elementos, lentes de contato e moldes de fundição. No entanto, é também muito utilizado em outras áreas para confecção de calçados, distribuição de plantas, ferramentas e lâminas estampadas. 

Resumidamente, essa tecnologia permite escanear a arcada do paciente, criar o projeto da prótese e confeccioná-la em questão de minutos. Isso tudo porque os aparelhos estão interligados: assim que uma etapa está pronta, um aparelho envia o comando para o outro.

Com essa tecnologia, o odontologista pode:

Como o CAD/CAM na Odontologia funciona?

A fase CAD começa com o escaneamento intraoral, ou seja, uma pequena câmera captura imagens coloridas (em fotos ou vídeos) que servirão de base para a criação do molde. Não há necessidade do uso de moldeiras ou de quaisquer outros objetos; apenas do scanner — um fino tubo rotacional com luz constante, capaz de obter imagens até dos locais mais difíceis da arcada dentária.

Porém, o escaneamento também pode ser feito extraoral (da face do paciente) e na tomografia computadorizada.

Depois, essas imagens servirão de base para a criação do molde digital. Para isso, seguirão para o Digital Smile Design (DSD), software específico para planejamento e modelagem de tratamentos odontológicos. Nele, serão criados o molde e a peça final. 

Por fim, as informações do projeto são enviadas para a fresadora (CAM), que vai produzir a peça em cerâmica feldspática, resina, zircônia, dissilicato de lítio, metal pré-sintetizado, cerâmicas híbridas ou em qualquer outro material desejado. O resultado é como o de uma impressão 3D.

cad/cam na odontologia

Quais os benefícios do CAD/CAM na Odontologia?

O sistema CAD/CAM trouxe diversos benefícios para a rotina odontológica. Veja!

Conforto

O escaneamento intraoral retira a necessidade de moldagem. Para quem sente ânsia com facilidade e tem dificuldade durante o processo, o scanner é de grande ajuda. Além disso, não é necessário colocar nenhuma massa na arcada dentária, o que deixa o trabalho mais limpo e confortável tanto para o paciente quanto para o profissional.

Rapidez

Antes, a maior parte do trabalho era feita de forma manual pelo protético: o odontologista fazia um molde vazado da boca do paciente, que serviria de base para a criação de um modelo e, logo depois, da prótese. Tudo isso fazia com que o procedimento demorasse muito mais do que o necessário. 

Além disso, o processo poderia gerar distorções, já que a precisão do molde físico era menor que a do digital. Portanto, a peça deveria voltar para ajustes, muitas vezes com um cimento mais espesso — que diminuía a vida útil do objeto, além de deixá-lo mais vulnerável a infiltrações e ao aparecimento de cáries.

Além do processo ser muito mais rápido, o sistema CAD/CAM necessita do auxílio do protético apenas para aperfeiçoar o aspecto estético da peça criada pela fresadora, deixando-o realista.

Por fim, o paciente também se beneficia, pois, precisa de menos consultas. É possível fazer o escaneamento em um dia e a instalação da peça em outro.

Precisão

Além da rapidez, a grande vantagem do sistema CAD/CAM na Odontologia é o aumento da precisão da adaptação das peças na arcada dentária do paciente. É possível fazer todos os ajustes ainda no modelo virtual, sem necessidade de um protótipo físico.

O espaço virtual permite que o odontologista faça simulações de movimentação, análise estética. Portanto, é possível fazer uma avaliação do resultado antes mesmo do início do tratamento.

O aumento na precisão diminui significativamente as chances de o paciente quebrar, perder as próteses ou precisar de ajustes nas restaurações. Além disso, melhor também a satisfação dele com o resultado e do odontologista com o próprio trabalho.

Economia

Não é necessário gastar com material de moldagem e equipamentos, alto investimento com protético (o trabalho é menor), muitas consultas e espaço para guardar os moldes físicos e equipamentos.

Além disso, o trabalho não precisa ser feito no próprio consultório — as clínicas de Radiologia Odontológica são tecnologicamente preparadas e já contam com pessoal capacitado para o uso do CAD/CAM. Tanto para clínicas pequenas quanto para as já consagradas no segmento, a terceirização do serviço é a escolha mais inteligente.

Com profissionais altamente capacitados, tecnologia de ponta — incluindo o CAD/CAM — e experiência no mercado, a DVI Radiologia é a escolha correta para sua clínica odontológica. Entre em contato com a empresa e fale com um especialista.

Sair da versão mobile