DVI Radiologia

Como escolher uma clínica de Radiologia Odontológica?

Ter um consultório exige investimento. Estrutura, contabilidade, recepção e equipamentos são alguns dos itens essenciais para seu funcionamento. No entanto, há recursos e serviços que podem sim serem terceirizados, como os exames radiológicos. Mas para manter o melhor serviço, você precisa contar com uma clínica de Radiologia Odontológica altamente especializada.

Entre tantas ofertas no mercado, é essencial saber qual oferece o melhor custo-benefício. É melhor contar com a radiografia tradicional ou digital? Quais os fatores principais a se considerar?

Neste post, você vai descobrir como escolher a melhor clínica radiológica para seu consultório. Confira!

Como escolher a melhor clínica de Radiologia Odontológica para meu consultório?

Antes de escolher a melhor clínica, você precisa pesquisar. Veja o que deve ser avaliado.

Tecnologia 3D

Quanto mais o tempo passa, mais importante a tecnologia se torna para a Odontologia. Seus avanços revolucionaram desde a observação da arcada dentária até a forma com que se constroem próteses. 

De acordo a Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, todos os equipamentos devem ser autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Alguns exemplos de tecnologia 3D que você pode procurar na clínica de Radiologia Odontológica:

CAD/CAM

O CAD/CAM um sistema que une as tecnologias CAD (computer-aided design ou desenho assistido por computador) e CAM (computer-aided manufacturing ou manufatura assistida por computador). Com a obtenção de imagens feitas por um scanner intraoral, é possível criar um modelo 3D da arcada dentária do paciente e, depois, o software envia um comando para a construção de implantes de próteses por meio de uma fresadeira.

Resumindo, a tecnologia permite desde a projeção/desenho até a manufatura de um objeto dentário, diminuindo drasticamente o tempo de serviço e otimizando tratamentos.

DSD

O DSD (Digital Smile Design) é um software extremamente importante para a construção de modelos digitais 3D. Ele permite que o profissional simule virtualmente um tratamento e seu resultado. Por sua precisão, foi responsável por revolucionar a odontologia estética. 

Além da parte estética, que pode sofrer até mesmo alterações conforme a opinião do paciente, o DSD também possibilita mais precisão na adaptação e no tamanho da prótese. Isso porque é necessário analisar as proporções faciais e dentárias de cada paciente e suas relações com dentes, lábios e gengivas por meio de fotografias digitais e vídeos antes da construção do modelo digital.

Tomografia computadorizada 

A tomografia computadorizada é uma velha conhecida do odontologista. No entanto, o uso da  técnica cone beam (por feixe cônico) modificou também o tipo de aparelho utilizado. Ele deve fazer um giro de 360° e criar imagens a cada grau, que serão enviadas ao computador e reconstruídas/editadas por um software.

Além de mais rápida, segura e precisa, a tecnologia 3D permite que suas imagens sejam cruzadas com outros formatos de arquivos digitais, como fotografias 3D (obj) e modelos digitais (stl). 

Portanto, além de conferir esses serviços, pergunte sobre as tecnologias inovadoras da clínica antes de sua decisão. De nada adianta uma clínica oferecer valores baixos para seus serviços se eles não oferecem tecnologia de ponta para o profissional e para o cliente.

clínica de radiologia odontológica

Reputação

Uma boa clínica também tem excelente reputação no mercado. Com a internet, é possível observar a reputação do local em diversas ferramentas: no Google Meu Negócio, que conta com notas e comentários dos usuários, no Facebook e no ReclameAqui, por exemplo. É preciso, no entanto, ler as críticas e reclamações e avaliar o teor dos comentários.

Pesquise também entre outros odontologistas que tenham trabalhado com as clínicas. A opinião profissional da área é muito importante, já que ele entende o que você está procurando. 

Limpeza

Qualquer estabelecimento deve ser limpo, mas quando falamos de um ambiente da saúde, que lida diretamente com a saúde do público, essa preocupação deve ser ainda maior. 

Segundo a mesma portaria, nenhum serviço de diagnóstico pode funcionar se não for licenciado pela autoridade sanitária local. É por isso que você também deve se precaver e observar se a clínica conta com alvará da prefeitura. 

Pode parecer bobagem, mas lembre-se: é um ambiente de saúde. Além do mais, você precisa oferecer o melhor aos seus pacientes, mesmo que indiretamente.

Formação dos profissionais

Uma clínica de Radiologia Odontológica precisa de profissionais gabaritados supervisionando os técnicos — tanto que apenas quem tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO) pode abri-la. Portanto, observe se o local conta com especialistas, mestres e doutores. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que apenas radiografias simples, que não utilizem contraste, sejam realizadas por técnicos. 

Por fim, o local precisa ter um responsável técnico (médico ou odontologista responsável pelos procedimentos radiológicos no âmbito do serviço) e um supervisor de proteção radiológica de radiodiagnóstico) deverá se responsabilizar pelas ações relativas ao programa de proteção radiológica.

Atendimento

Tecnologia é fundamental, mas o paciente é cativado pelo atendimento. Procure por uma clínica de Radiologia Odontológica que ofereça cuidado humanizado ao público. Portanto, você precisa visitar a clínica não só para conhecer sua infraestrutura, mas também para entender como o cliente é recebido e tratado pelos profissionais.

Lembre-se de que esse atendimento deve ser humanizado não apenas na recepção, mas também durante os exames. O foco deve ser a saúde. Muitos profissionais, por atenderem grande parte do dia, acabam trabalhando mecanicamente, perdendo a humanização do tratamento. O paciente, é claro, percebe — e não vai querer voltar.

Organização

Uma clínica de Radiologia Odontológica deve oferecer atendimento otimizado, mas ser organizada. Como se dará a comunicação entre ela e seu consultório — telefone, e-mail, aplicativo? Qual o tempo de entrega? Os exames estarão disponíveis em nuvem?

Além disso, a pontualidade é fundamental. O paciente está cansado de esperar para fazer consultas e exames — muitas vezes, perde um dia inteiro de trabalho para isso. Quando é atendido no horário marcado, sente que é respeitado.

Mas é claro que atrasos ocorrem. O importante é que alguém da recepção o informe sobre o imprevisto e ofereça algum café e um lugar confortável para esperar sua vez.

Como visto, são muitos fatores a se considerar antes de escolher sua clínica de Radiologia Digital, mas não é preciso procurar muito.

A DVI Radiologia oferece o que há de melhor na tecnologia radiológica, e sem perder o atendimento humanizado. Conheça a clínica e faça a melhor escolha para seu consultório.

Sair da versão mobile