Tudo o que você precisa saber sobre o aparelho invisível

O aparelho invisível desperta cada vez mais o interesse nas pessoas, tendo em vista que ele é discreto e corrige os problemas, como desalinhamento dos dentes, sem que seja necessário recorrer ao “sorriso metálico”.

Porém, por ser algo relativamente recente no mercado, ainda são muitas as dúvidas sobre o tema. Foi por isso que desenvolvemos este conteúdo, com tudo o que você precisa saber sobre o aparelho invisível. 

A seguir, responderemos as principais questões que as pessoas apresentam sobre o tema. Continue lendo e confira!

O que é o aparelho invisível?

O aparelho invisível tem a função de corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento dos dentes. Os alinhadores corrigem problemas como espaçamentos muito grandes ou acavalamento no sorriso.

Tratam-se de peças que são feitas sob medida para cada pessoa, com uma espécie de moldeira, que se adapta ao sorriso. O aparelho deve ser mudado de tempos em tempos, conforme as indicações do dentista.

Os aparelhos invisíveis utilizam uma técnica odontológica chamada Invisalign®, que é patenteada e deve ser adotada por todas as clínicas ou profissionais que oferecem esse tipo de tratamento.

Ao contrário dos aparelhos fixos, os alinhadores transparentes não necessitam que itens de metal sejam colocados na boca. É possível ter um belo sorriso sem se preocupar com fios de aço, braquetes, elásticos, borrachinhas etc.

Como o aparelho invisível funciona?

aparelho invisível

O funcionamento do aparelho invisível ocorre com o uso diário da moldeira transparente, inclusive durante o sono. O dispositivo deve ser retirado, no entanto, quando o usuário for consumir qualquer tipo de alimento ou bebida.

É necessário que o aparelho seja substituído a cada 15 dias, eventualmente em casa, pelo próprio usuário e em outras vezes no consultório odontológico. Isso porque, conforme o sorriso vai tendo o formato modificado, também é necessário mudar a forma da moldeira.

Além disso, para fazer esse tratamento, os pacientes necessitam fazer exames detalhados, como testes de sangue e acompanhamento clínico. Também é necessário registrar uma documentação detalhada, com fotografias intra e extraorais.

Quais são os seus prós?

O uso do aparelho invisível traz diversos benefícios para os usuários. Podemos destacar os explicados a seguir!

Preservação da estética

A principal vantagem do aparelho invisível é o fato dele preservar a estética do sorriso e do rosto dos usuários. Como a moldeira é transparente, é possível sorrir à vontade, que ninguém perceberá que há algo nos dentes.

Isso é muito interessante, principalmente para alguns adultos, que têm receio de usar o aparelho de metal, por pensar que é algo voltado para crianças e adolescentes.

Resultados rápidos

O tempo dos resultados varia muito de caso para caso. No entanto, já se observa que o uso do aparelho invisível traz mudanças no sorriso mais rapidamente do que os comuns.

Fácil higienização

Quando se usa o aparelho fixo, são comuns os pacientes que se queixam de problemas como tártaro, gengivite e mau-hálito, por conta das dificuldades em fazer uma boa higienização da boca.

Com o aparelho invisível isso não acontece, já que não há metais e armações que impeçam uma escovação adequada e o uso do fio dental.

Conforto no uso

São muitos os relatos de desconforto no uso de aparelhos fixos. Os usuários reclamam que os fios de metal se soltam ou raspam nas paredes da boca, ou língua, formando feridas ou aftas

Isso deixa de acontecer com o aparelho invisível que, conforme explicamos, não usa nenhuma estrutura fixa nos dentes.

E os contras?

Como contras do uso do aparelho invisível, o único incômodo é a necessidade de tirar o aparelho para comer e beber. Não se pode esquecer de sempre fazer a remoção, para não estragar a moldeira.

Algo que também pode pesar  é o preço, tendo em vista que os tratamentos costumam ter um valor mais elevado do que os realizados com aparelho fixo de metal.

Que cuidados devem ser tidos ao usar esse tipo de aparelho?

Ao usar o aparelho invisível, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Veja alguns dos principais!

Limpeza com água morna

É recomendado que o aparelho seja limpo com água morna, pelo menos uma vez ao dia. Também é possível escová-lo suavemente.

Restrição ao fumo

Também se recomenda que os usuários evitem fumar enquanto estiverem fazendo o tratamento com aparelho invisível. Isso porque o cigarro pode deixar a moldeira manchada, fazendo com que o sorriso fique com um tom mais amarelado.

Manuseio

É importante, ainda, ter alguns cuidados com o manuseio dos alinhadores invisíveis. Sempre que ele for retirado, como nos horários de alimentação, por exemplo, devem ser guardados na caixinha própria para isso.

Ele é pequeno, leve e transparente. Por isso, é muito sensível e fácil de perder e deve ser sempre guardado no local adequado. Não é recomendado colocar o aparelho no bolso ou enrolá-lo em um papel para guardar, por exemplo.

Higienização oral

Para não estragar o aparelho e também evitar problemas de saúde bucal, como o surgimento de cáries, por exemplo, é imprescindível que a higienização oral seja feita com muito cuidado.

É preciso escovar muito bem os dentes e fazer o uso do fio dental após todas as escovações. Assim, se evita que qualquer resíduo de alimento fique entre os dentes, o que prejudica o tratamento e a saúde oral.

Esperamos que as suas dúvidas sobre aparelho invisível tenham sido esclarecidas. Agora você já pode refletir se essa modalidade de tratamento é eficiente para você ou não.

Assine a nossa newsletter para receber mais novidades, diretamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário