Dia do Dentista: qual a data correta?

 

O Dia do Dentista é comemorado em todo o planeta, dada a importância da profissão para a saúde e a autoestima da população. Mas você já deve ter reparado que, no Brasil, essa data se confunde — aparentemente, é celebrada duas vezes. Então, quando comemorar? E quais ações fazer para não deixar a data passar em branco?

Embora haja duas datas para comemorar o Dia do Dentista, cada uma delas tem uma razão de existir. Neste texto, você vai saber mais sobre o assunto e como pôr em prática iniciativas para celebrar esta data tão especial: 

Afinal, quando é o Dia do Dentista?

Saiba mais sobre as datas do Dia do Dentista no Brasil e no mundo:

No Brasil, 25 de outubro

Aqui, o Dia do Dentista é também o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data é uma referência à assinatura do Decreto-Lei 9.311, de 1884, responsável por criar a graduação que formou os primeiros dentistas do Brasil nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia. Portanto, foi uma data essencial para a profissionalização do dentista no país.

No entanto, a profissão só foi regulamentada com o Lei 5.081, de 1966, que prevê o exercício da profissão aos profissionais formados, com diploma nos colégios e universidades que oferecem o curso e são reconhecidos pelos órgãos competentes.

Na maior parte do mundo, 3 de outubro

Já em grande parte do planeta, comemora-se o Dia do Dentista em 3 de outubro porque, nesta data, em 1840, foi criada a primeira escola de Odontologia da história. A Baltimore College of Dental Surgery (EUA) recebeu estudantes do mundo inteiro para aprender técnicas e difundi-las em diferentes regiões. Foi nela que surgiu o título de doutor em Cirurgia Dentária (Doctor of Dental Surgery ou DDS).

Hoje, a Baltimore College se chama University of Maryland School of Dentistry e é a única escola de Odontologia de Maryland e permanece sendo uma das instalações de educação odontológica mais avançadas do mundo.

Curiosamente, os EUA comemoram o Dia Nacional do Dentista em 6 de março, da mesma forma que na Alemanha, na China e no Japão.

Mas não são apenas nessas datas em que se celebra o Dia do Dentista pelo mundo. Conheça mais algumas.

Na Espanha e parte da América Latina, 9 de fevereiro

Na Espanha, Guatemala, México, Nicarágua e Panamá, comemora-se o Dia do Dentista em 9 de fevereiro, pois é o Dia de Santa Apolônia, a padroeira dos dentistas e dos problemas bucais. Provavelmente, os países latinos herdaram a data da colonização. Armênia e Rússia.

Em outras partes da América Latina

Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também comemoram o Dia do Dentista em 3 de outubro, mas por um motivo diferente. Neste dia, em 1917, aconteceu o Primeiro Congresso Pan-americano de Odontologia, que representou também a criação da Federação Latinoamericana de Odontologia (Federación Odontológica Latinoamericana – FOLA).

Mas não é o mesmo dia para todos os países. Conheça algumas datas pela América Latina:

  • Chile: 27 de setembro
  • El Salvador: 29 de setembro
  • Honduras: 11 de novembro 
  • Peru: 4 de dezembro

Na China, 20 de setembro

Em vez de comemorar o Dia do Dentista, desde 1989 a China celebra o “Love Teeth Day” (LTD), para incentivar a população a procurar por um tratamento odontológico.

Como celebrar o Dia do Dentista?

dia do dentista

A melhor forma de homenagear uma profissão tão importante para a sociedade é por meio de ações de conscientização. Afinal, além de Dia do Dentista, a data também celebra, desde 2002, o Dia Nacional da Saúde Bucal. Boa parte dessas ações é promovida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Em muitas dessas ações, os profissionais procuram ativamente por câncer de boca em pessoas menos favorecidas.

Veja algumas sugestões.

Mutirões

Um mutirão é o atendimento gratuito da população local em um local adequado para o exame odontológico. Nessa ação, as pessoas passam por um cadastro antes do atendimento. Embora haja um horário para começo e fim do expediente, não há limite para o número de consultas ou de pessoas atendidas. Por isso, é essencial contar com vários profissionais.

Mutirões são muito importantes para a saúde bucal da população. Muitas pessoas só procuram por ajuda odontológica quando não há mais salvação para o dente. Nessa ação, elas podem abrir seus horizontes sobre a necessidade de cuidar da arcada tanto quanto preza pela saúde do corpo.

Quem precisa de exames mais detalhados costuma ser encaminhado para a rede municipal de saúde ou para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Odontomóvel

Já pensou em um consultório odontológico ambulante? É assim que funciona o odontomóvel, que sai por locais da região levando tratamento odontológico gratuito ou a preços populares. Usando um micro-ônibus ou uma van, os odontologistas conseguem chegar a locais onde o acesso à saúde bucal é precário ou de difícil acesso. 

O odontomóvel pode parar em um ponto específico (casas de saúde, casas lares, abrigos institucionais e hospitais) ou passar pelas casas de pacientes previamente cadastrados.

Visitas a escolas

Ações em escolas ajudam a crianças e adolescentes a aprender a escovar os dentes e, claro, usar o fio dental. Para muitos deles, esse momento pode ser o primeiro contato com um tratamento bucal. Além disso, mostra um pouco da profissão para quem está pensando no futuro.

Então, aproveite esse momento para fazer parceria com alguma empresa e distribua kits odontológicos às crianças. Como ocorre no mesmo mês do Dia das Crianças, pode ser uma ação de comemoração conjunta.

Pronto para comemorar o Dia do Dentista? Para mais informações sobre Odontologia e Radiologia Odontológica, siga a DVI Radiologia nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário