DVI Radiologia

Bruxismo: o que causa e quais as consequências

Uma reportagem publicada pelo portal “O Tempo” traz um dado preocupante: cerca de 40% dos brasileiros apresentam sintomas de bruxismo em algum momento da vida. 

A doença, que faz as pessoas rangerem os dentes, pode trazer graves consequências para a saúde como um todo. A boa notícia, porém, é que existem tratamentos para a condição.

A seguir, esclareceremos algumas das principais dúvidas que os pacientes geralmente têm sobre o bruxismo, como o que a doença causa e quais são as suas consequências. Acompanhe!

O que é o bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional que faz com que as pessoas apertem os dentes fortemente, deslizando-os de trás para frente, uns sobre os outros. Geralmente, isso acontece enquanto elas estão dormindo e pode ocorrer demora no diagnóstico.

É importante compreender também que o bruxismo é um ato inconsciente, ou seja, a pessoa não range os dentes porque ela quer. Trata-se de algo feito involuntariamente.

Quais são os principais sintomas do bruxismo?

Os sintomas da doença são de caráter físico e psicológico. Entre os principais deles, destacamos os seguintes:

É interessante compreender que os sintomas do bruxismo são os mesmos que os de várias outras doenças, inclusive as psíquicas. Ao percebê-los, portanto, convém agendar uma consulta com o seu dentista, que fará perguntas e exames para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Caso você realmente tenha bruxismo poderá fazer o tratamento recomendado. E, se não for esse o seu problema, você poderá consultar um médico e realizar exames para saber, de fato, o que está ocorrendo.

O que causa o bruxismo?

Ainda não existe consenso entre os pesquisadores das áreas da saúde e da odontologia sobre as causas do bruxismo. Entende-se que ele pode ser causado por diversos fatores, de ordem física ou psicológica.

Na parte emocional, o bruxismo pode ser causado por conta de quadros de ansiedade, estresse, raiva  ou tensão. A explicação é que o cérebro do paciente não descansa enquanto dorme, por isso, ele faz a movimentação dos dentes.

Já na parte física, as causas do bruxismo podem envolver respostas às dores de ouvido ou de dente. Além disso, o problema pode ocorrer em pessoas com refluxo do ácido estomacal do esôfago para a boca.

Também existem estudos que relacionam o bruxismo com o efeito colateral de alguns medicamentos psiquiátricos, como alguns tipos de antidepressivos.

Quais são as consequências do bruxismo para a sua saúde?

bruxismo

As consequências do bruxismo para a saúde são bastante graves. Isso porque o esmalte dental e a dentina podem ser prejudicados, fazendo com que o paciente seja mais suscetível a ter cáries e ficar com um sorriso desgastado, por exemplo.

Além disso, as dores nos dentes e na articulação temporomandibular tendem a ser comuns. Caso o paciente use próteses ou lentes de contato nos dentes, também pode ocorrer a quebra.

O bruxismo também pode interferir no sono, o que não é nada recomendável para a saúde, tendo em vista que o descanso é fundamental para nos mantermos ativos e saudáveis.

Até mesmo o relacionamento a dois pode ser prejudicado por conta do bruxismo. São comuns os relatos de casais, em que uma das pessoas têm o distúrbio, e a outra não consegue dormir ao lado por conta do barulho, por exemplo.

Que tratamentos são mais recomendados para o bruxismo?

No consultório odontológico, o dentista pode sugerir alguns tratamentos para evitar as consequências do bruxismo. Porém, é necessário que você busque identificar a causa do transtorno.

Por isso, o mais recomendado é que se faça o tratamento em conjunto com outros especialistas, como fisioterapeutas, médicos do sono ou psicólogos.

Veja, a seguir, algumas das opções de tratamentos recomendados para quem sofre com o bruxismo!

Placa de bruxismo

A placa de bruxismo funciona como uma moldeira de silicone ou resina, feita sob medida para o paciente. 

Ela se encaixa nos dentes superiores e evita que eles se impactem com os inferiores durante a noite.

Correção de mordida

Caso o dentista perceba que o paciente tem o quadro de bruxismo agravado por conta de um problema de alinhamento da mordida, a chamada má oclusão, pode também ser proposto um tratamento para corrigir esse quadro.

Assim sendo, o uso de aparelho ortodôntico é uma alternativa que pode ser considerada, caso o cirurgião-dentista julgue conveniente.

Métodos de relaxamento

Se o problema for de ordem psicológica, o médico especialista ou psicólogo pode propor técnicas de relaxamento. Aqui existem várias terapias alternativas que podem ser realizadas, como massagens, respiração guiada, meditação, aromaterapia, entre outras.

A prática de exercícios físicos, para eliminar a tensão e ajudar a eliminar o estresse também é recomendada, em muitos casos. 

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o bruxismo? Agora, se você identificar algum sintoma da doença, não deixe de consultar o seu dentista e buscar uma solução para o problema.

E, se ainda tiver alguma dúvida sobre o bruxismo, seus sintomas, tratamentos e outros assuntos relacionados, deixe um comentário no espaço abaixo! Responderemos assim que possível!

Sair da versão mobile